18de Abril,2024

Geopt.org - Portugal Geocaching and Adventure Portal

25 August 2016 Written by  lirassis

lirassis found Vale do Rio Laço (A Cabana)

Hoje foi o dia escolhido para visitar algumas lagoas no PNPG, mas daquelas onde dificilmente encontramos seres humanos.
E não é que ao passarmos pela cascata do Tahiti já se encontravam (às 9:30h) mais de 50 carros estacionados. E na ponte do rio Toco várias dezenas de pessoas já se posicionavam para escolherem os melhores locais…
Mas quando estacionamos em Fafião e iniciamos a caminhada depressa ficamos sozinhos e sem vestígios de seres humanos.
Foi um passeio de 21 Km, bastante exigente do ponto de vista físico, mas que foi compensado pelas várias lagoas que encontramos no rio Toco.

Primeira parte do percurso (cerca de 3,5 km) pelo estradão e outros tantos pelo estreito e sinuoso trilho que nos levou até ao Porto da Laje, exigindo em alguns locais um especial cuidado na sua travessia pela perigosidade que existe com o desnível acentuado do terreno.
E chegados ao Porto da Laje escolhemos um lugar à sombra junto à água e almoçamos com a tradicional entrada de “tramossos e zitonas “.
Depois seguimos até à Cabana da Touça e enchemos os reservatórios de água na bem vinda fonte que brotava ainda bastante água para esta altura do ano.

Decidimos seguir em direção ao Vale do Rio Laço, seguindo o trilho bem assinalado pela várias mariolas, sempre a subir mas com uma inclinação fácil de vencer. E lá chegamos à pequena Cabana, onde iniciei a procura da cache, lançando-me para locais complicados de chegar, imitando o Tarzan e correndo riscos desnecessários. E a minha esposa, sentada à sombra, exclamou "Está aqui. Tás sempre a inventar..."
Pronto, depois de derrotado, registei a visita e lá regressamos até à Cabana da Touça, ouvindo de vez em quando piadas femininas sobre a minha estranha investida...

E agora vamos lá descobrir a Paz e ir aos banhos que bem precisamos para retemperar as forças.
Obrigado ao Lucho8 pela cache. Vou atribuir favorito.

Login to post comments
Geocaching Authorized Developer

Powered by Geocaching HQ
Geocaching Cache Type Icons © Groundspeak, Inc.
DBA Geocaching HQ.
All rights reserved. Used with permission.