CarlosAgnelo found
Linha do Vouga - Túnel de Modorno I
Este registo foi efetuado já após a correção do nome da cache por parte dos proprietários. Os meus agradecimentos também pela prontidão com que reagiram à minha sugestão o que traduz o cuidado e a atenção que prestam à atividade.
Deixado o cachemobile, subi, carreirinho acima, no meio das ervas. Mais adiante e ao fundo uma presa, ou os restos dela, deixava adivinhar ainda a existência de água que, apesar de não estar muito calor, já se beberia não fora o trabalho para lá chegar. A sede também não era tanta quanto isso!...
Mais acima, finalmente, o plano da linha e, logo em frente, o túnel com a sua bocarra, à minha espera.
Entrei: A frescura notou-se logo fazendo concorrência à frescura das árvores que por ali, como em toda a "Linha", imperam.
Chegado à cache, nada a que já não estivesse habituado: O mesmo cuidado na preservação do livro, a colocação num dos locais por onde, como referi em outro registo, já passei muitas vezes.
No interior do túnel ainda as manchas de tanto fumaça que ele, e todos o seus "irmãos" - célebres fumadores passivos -, foram absorvendo ao longo da insistente passagem das velhas máquinas a vapor: Umas mais pequenas como a 92 ou a 95, outras, de maior porte, como a 202 que se encontra exposta em Vouzela. Marcas que perduram não obstante o tempo passado após o encerramento.

Entretanto, meio escondidas pelas árvores, as obras da Barragem de Ribeiradio, lá no fundo do vale, prosseguem indiferentes à velhice e desprezo (não fora o geocaching e a ideia de "Caracois Turbo") que é dado a esta e demais obras de arte, testemunhos, apesar disso, da antiga Linha do Vouga. Há que reconhecer porém, em abono da verdade, que alguma utilização foi dada à antiga linha: transformada para servir de caminho, depois de arrancados os carris e as travessas que em alguns sítios (Pinheiro de Lafões, proximidades da cache "Linha do Vouga - Pesca Desportiva?!", etc.) ainda se mantêm, antigas edifícios de estações e casas de ex-funcionários a servir de sedes de Associações (Arcozelo das Maias, Ribeiradio, Casa do Capataz em Ribeiradio, S. Pedro do Sul, etc.).
Fico satisfeito com o projeto, apresentado (em 2009...) pela Câmara de Oliveira de Frades, para a criação de uma Ecopista da Linha do Vouga, que espero se concretize o mais rapidamente possível. Não posso, no entanto, esquecer que o edifício da antiga Estação de Oliveira de Frades foi deslocado para um local quase por baixo de uma ponte sobre a linha tendo em vista, ao que parece, facilitar a construção de um edifício no antigo lugar onde a estação serviu o seu objetivo. Pior do que isso, noto também a preocupação de um particular, em Ribeiradio, junto às antigas cancelas ("Cadiados", como os ribeiradienses lhe chamavam), próximo das Roçadas, pretender, ao que também parece, apoderar-se de um troço de cerca de 200 metros, tendo, para o efeito, colocado uma rede até junto à estrada.
Que se concretize depressa o projeto da Ecopista!...
Tirei fotos ao túnel, como tento fazer a todos os locais ou nas proximidades em que há caches. Um túnel é sempre um túnel e, mais coisa menos coisa, as fotos são relativamente semelhantes. Por isso, em vez de deixar essas fotos junto algumas das obras da Barragem de Ribeiradio tiradas nas proximidades deste túnel.
OPC


