Para encerrar o tópico e deixar dicas válidas para os próximos ficam as minhas impressões das férias.
Fiquei na Praia da Luz, local explendido para a praia, bonito e calmo (nos dez primeiros dias de Julho) e super central para se poder conhecer as zonas à volta.
Para se andar de bike, é necessário alguma forma física pois por ali, parece-me que é tudo a subir...

... mesmo ao meu gosto mas não ao da minha Esposa.
O único local onde andei e que seria mesmo excelente para se andar em família sem transito foi no Alvor, os passadiços da Ria e a zona à volta é muito, muito bonita e plana.
Praias, onde estive e recomendo: A da Luz, claro, uma das melhores;
Entre a Luz e Portimão - Praia do Alvor, Praia do Alemão e Praia do Amado e as várias da costa entre a Ponta da Piedade e o forte de Lagos (Camilo, da Batata, Dona Ana, etc.). Estas ultimas, sempre na maré baixa pois são muito pequenas, à excepção da da Batata, convém por isso consultar as marés. Estas são também recomendadas quando está vento moderado ou forte de Norte/Noroeste (os ventos dominantes) pois são orientadas a Este.
Entre a Luz e Sagres - Praia da Salema, da Bareta (já em Sagres) e Martinhal (não fiquei muito tempo nesta pois estava mesmo muito vento).
Onde estive e não recomendo:
Burgau (gostei mas a da Salema é logo a seguir e é melhor), Porto de Mós (não gostei nada mesmo), da Rocha (detestei, só "chungaria").
Locais a visitar (com caches

)
Alvor e a sua Ria; Ponta da Piedade e arredores, em Lagos; Cabo de São Vicente, em Sagres; Toda a Costa entre a Praia da Luz e Sagres (muitas praias têm caches e são sempre bonitas).
Recomendo ver sempre o site do instituto de meteorologia por causa do vento, apanhei nove dias em dez com vento moderado, já a puxar para o forte e fiz sempre a bela da praia, de manhã e de tarde mas é necessário escolher bem a praia por causa disto. Se se quiser ir para as praia mais pequenas (bem bonitas) ver a tabela das marés pois são concorridas e tentar ir de manhã pois à tarde o sol esconde-se muito cedo atrás das falésias.
Resumindo, 5 estrelas! Valeu cada cêntimo e quilómetro percorrido.
Para ajudar com as praias, verifiquem os Wms do Torgut pela zona, se não tem as praias todas, tem quase todas.