Anúncio dos Finalistas dos Prémios GPS 2011

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: segunda 20 jun 2011, 03:34

Mensagem Post: #561 a sábado 23 jun 2012, 13:32 

Re: Anúncio dos Finalistas dos Prémios GPS 2011

Tenho acompanhado com bastante interesse toda a discussão acerca deste tema, pois é assunto pelo qual me interesso bastante, e não queria deixar de referir a minha opinião sobre o mesmo... Alguns aspectos soltos que me parecem pertinentes:

- Concordo absolutamente com a divisão da votação por distritos e nacional que tem sido falada. Apenas acho que tem de ser integrada e não ser feita em dois períodos diferentes. Penso que já há várias propostas nesse sentido, não sei qual a melhor, mas é óbvio a meu ver que os resultados poderiam ser diferentes.

- Não concordo de todo com a divisão por categorias, sejam elas quais forem! Na minha opinião a melhor cache é a melhor cache, e não se pode dissociar em várias categorias dado que valem todas como um todo. Concordo ainda com a visão (acho que foi o prodrive a levantar a questão) de que muitas ou poucas categorias iria sempre levantar questões de se criarem categorias que para mim ou para outra pessoa qualquer podem não fazer nenhum sentido.

- Parece-me bastante claro (já há um ano atrás referi isso e já este ano voltei a falar no assunto) que os timings das votações prejudicam claramente as caches excelentes que são lançadas no final do ano. Isto tem que ser revisto, e neste momento parece haver vontade de alterar esta situação, o que acho bastante positivo.

- Finalmente, o assunto que mexe mais comigo, pois parece-me ser o de mais difícil resolução (e quero frisar muito bem que não tenho nada contra o facto de a cache X ou Y ter ganho este ou aquele distrito). A Flora referiu e bem, que cada opinião é diferente das outras e claro que a melhor cache para mim pode não ser a melhor para a maior parte das pessoas... tem a ver com a experiência individual que vivemos na sua procura e os gostos pessoais de cada um...
Mas é claro para mim que a cache vencedora de cada distrito é sempre uma cache com mais visitas (até pode estar numa zona mais inacessível), mas tem sempre mais visitas. Essas são as caches que ganham! Alguns exemplos: estive nos Açores e fiz algumas caches de topo, que ficaram em termos de classificação global muito, mas mesmo muito mal classificadas... mas tinha de ser assim, porque são caches publicadas no final do ano e que têm 10/15 visitas. Estas caches são muito boas e daqui a 10 anos teriam hipóteses de concorrer de forma mais equilibrada (alguém acha que a melhor cache de 2001/2010, teria ganho se concorresse em 2011?).
Em Coimbra penso que ganhou uma cache muito boa (lógico), mas que tem 446 visitas. Não há hipóteses de concorrer com isto com caches com 20 visitas.
No Algarve fiz as duas primeiras classificadas. Na minha opinião pessoal a ordem está ao contrário do que devia estar... mas claro que isso é a minha opinião pessoal. Mas como é que uma cache com 29 visitas pode concorrer com uma com quase 150? Mesmo que o número de pontos atriuídos em média seja mais baixo, como são mais visitas ela ganhará sempre...

A minha questão é: a minha análise está errada?
Há alguma sugestão viável para ultrapassar esta limitação?
No post 336 está uma sugestão que tenta ultrapassar esta situação, que sinceramente não tentei compreender a 100%. Mas existirá alguma forma de minimizar isto?
ImagemImagemImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #562 a sábado 23 jun 2012, 14:39 

caso nao tenham reparado a cache vencedora é de finais de Setembro ou seja a 3 meses e pouco do fim do ano...

gostava de saber se possível quantos founds tinha a data que foi nomeada...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #563 a sábado 23 jun 2012, 18:04 

joom Escreveu:Outra coisa. É possível colocar o número de visitas que cada cache nomeada teve? Por ordem de classificação. Obrigado.

Só para alinhar o raciocínio e ficar mais esclarecido para ajudar a mudar o processo de nomeação das caches.

salvo erro já disponibilizei esta e outra informação... é questão de procurares neste tópico.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #564 a sábado 23 jun 2012, 18:06 

pimigas Escreveu:
joom Escreveu:
Esta parte ainda não me interessa, pelo menos para já. Para mim o problema é logo nas escolha das nomeadas e de obter os votos totais.

Caso prático. No distrito de Braga havia 8 nomeadas, uma minha sobram 7, uma não está lá, sobram 6. Para obter votos há que ir a outros distritos. Porto 13 nomeadas. Viana do Castelo 12 nomeadas. Vila Real 12 nomeadas.

É fácil perceber onde está o problema e ver o que é preciso fazer para ter os votos todos. (...)

Ora lá está: com um máximo de caches por distrito para se obterem votos, este problema estava resolvido. E isto sim, era algo que poderia modificar bastante as votações... (as votações não é só o vencedor)

não faz sentido... um distrito que tenha 1000 caches publicadas, terá mais caches "boas" que um que tenha 100... É inevitável! Não há nada a fazer quanto a isto!

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #565 a sábado 23 jun 2012, 18:27 

Mãozinhas Escreveu:Tenho acompanhado com bastante interesse toda a discussão acerca deste tema, pois é assunto pelo qual me interesso bastante, e não queria deixar de referir a minha opinião sobre o mesmo... Alguns aspectos soltos que me parecem pertinentes:

Gostei bastante da tua análise.
Mãozinhas Escreveu:- Concordo absolutamente com a divisão da votação por distritos e nacional que tem sido falada. Apenas acho que tem de ser integrada e não ser feita em dois períodos diferentes. Penso que já há várias propostas nesse sentido, não sei qual a melhor, mas é óbvio a meu ver que os resultados poderiam ser diferentes.

Neste momento, parece ser a única questão estrutural em aberto em relação ao modelo do próximo ano, contudo ainda não vi nenhuma sugestão interessante neste sentido. Temos tempo :)
Mãozinhas Escreveu:- Não concordo de todo com a divisão por categorias, sejam elas quais forem! Na minha opinião a melhor cache é a melhor cache, e não se pode dissociar em várias categorias dado que valem todas como um todo. Concordo ainda com a visão (acho que foi o prodrive a levantar a questão) de que muitas ou poucas categorias iria sempre levantar questões de se criarem categorias que para mim ou para outra pessoa qualquer podem não fazer nenhum sentido.

Está fora de questão a categorização. No final das votações do próximo ano, tal como este ano, cada um poderá extrapolar as categorias que mais lhe convier.
Mãozinhas Escreveu:- Parece-me bastante claro (já há um ano atrás referi isso e já este ano voltei a falar no assunto) que os timings das votações prejudicam claramente as caches excelentes que são lançadas no final do ano. Isto tem que ser revisto, e neste momento parece haver vontade de alterar esta situação, o que acho bastante positivo.

Está praticamente decidido que as votações se prolongarão até finais de Agosto.

Mãozinhas Escreveu:- Finalmente, o assunto que mexe mais comigo, pois parece-me ser o de mais difícil resolução (e quero frisar muito bem que não tenho nada contra o facto de a cache X ou Y ter ganho este ou aquele distrito). A Flora referiu e bem, que cada opinião é diferente das outras e claro que a melhor cache para mim pode não ser a melhor para a maior parte das pessoas... tem a ver com a experiência individual que vivemos na sua procura e os gostos pessoais de cada um...
Mas é claro para mim que a cache vencedora de cada distrito é sempre uma cache com mais visitas (até pode estar numa zona mais inacessível), mas tem sempre mais visitas. Essas são as caches que ganham! Alguns exemplos: estive nos Açores e fiz algumas caches de topo, que ficaram em termos de classificação global muito, mas mesmo muito mal classificadas... mas tinha de ser assim, porque são caches publicadas no final do ano e que têm 10/15 visitas. Estas caches são muito boas e daqui a 10 anos teriam hipóteses de concorrer de forma mais equilibrada (alguém acha que a melhor cache de 2001/2010, teria ganho se concorresse em 2011?).
Em Coimbra penso que ganhou uma cache muito boa (lógico), mas que tem 446 visitas. Não há hipóteses de concorrer com isto com caches com 20 visitas.
No Algarve fiz as duas primeiras classificadas. Na minha opinião pessoal a ordem está ao contrário do que devia estar... mas claro que isso é a minha opinião pessoal. Mas como é que uma cache com 29 visitas pode concorrer com uma com quase 150? Mesmo que o número de pontos atriuídos em média seja mais baixo, como são mais visitas ela ganhará sempre...

Com o alargamento das votações até finais de Agosto, fica praticamente arrumada a questão das caches menos visitadas. Claro que se o periodo fosse ainda mais extenso, menor seria o fosso entre as mais acessíveis e as mais remotas, mas há que definir um prazo aceitável. Não nos podemos alhear que muitas das caches que irão a votação nessa altura, estão já referenciadas desde há alguns meses atrás. Estamos a falar de um periodo de um ano e meio para que possam ser visitadas por um número muito significativo de Geocachers.
Estou também muito confiante que no próximo ano os lobbys distritais possam realizar um trabalho muito mais incisivo, tal como aconteceu com o lobby de Leiria este ano. Acredito que uma componente muito importante desse trabalho possa incidir precisamente nas caches mais remotas ;)
Mãozinhas Escreveu:A minha questão é: a minha análise está errada?
Há alguma sugestão viável para ultrapassar esta limitação?
No post 336 está uma sugestão que tenta ultrapassar esta situação, que sinceramente não tentei compreender a 100%. Mas existirá alguma forma de minimizar isto?

A tua análise está correctíssima. Todos os passos que estamos a equacionar, vão no sentido de minimizar os problemas que abordas, que no fundo são extensíveis à generalidade das opiniões aqui expressadas pelos diversos intervenientes :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #566 a sábado 23 jun 2012, 20:11 

prodrive Escreveu:
Mãozinhas Escreveu:- Concordo absolutamente com a divisão da votação por distritos e nacional que tem sido falada. Apenas acho que tem de ser integrada e não ser feita em dois períodos diferentes. Penso que já há várias propostas nesse sentido, não sei qual a melhor, mas é óbvio a meu ver que os resultados poderiam ser diferentes.

Neste momento, parece ser a única questão estrutural em aberto em relação ao modelo do próximo ano, contudo ainda não vi nenhuma sugestão interessante neste sentido. Temos tempo :)

Obrigado pela parte que me toca [:(!] Mas é verdade, temos tempo :mrgreen:
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #567 a segunda 25 jun 2012, 13:32 

hulkman Escreveu:
pimigas Escreveu:
joom Escreveu:
Esta parte ainda não me interessa, pelo menos para já. Para mim o problema é logo nas escolha das nomeadas e de obter os votos totais.

Caso prático. No distrito de Braga havia 8 nomeadas, uma minha sobram 7, uma não está lá, sobram 6. Para obter votos há que ir a outros distritos. Porto 13 nomeadas. Viana do Castelo 12 nomeadas. Vila Real 12 nomeadas.

É fácil perceber onde está o problema e ver o que é preciso fazer para ter os votos todos. (...)

Ora lá está: com um máximo de caches por distrito para se obterem votos, este problema estava resolvido. E isto sim, era algo que poderia modificar bastante as votações... (as votações não é só o vencedor)

não faz sentido... um distrito que tenha 1000 caches publicadas, terá mais caches "boas" que um que tenha 100... É inevitável! Não há nada a fazer quanto a isto!

Mas não é isso que está em causa. O problema não está em haver distritos que têm 100 caches nomeadas e outros só 10. Isso é inevitável!

A questão é geográfica: um geocacher que recolha votos (visite nomeadas) em 6 distritos não está desde logo com uma visão mais abrangente e melhor preparado para votar nas melhores caches do país do que um que só recolha votos num distrito ou dois?
ImagemImagem ImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quinta 05 mai 2011, 10:44

Mensagem Post: #568 a segunda 25 jun 2012, 13:54 

pimigas Escreveu:
hulkman Escreveu:
pimigas Escreveu:
joom Escreveu:

Mas não é isso que está em causa. O problema não está em haver distritos que têm 100 caches nomeadas e outros só 10. Isso é inevitável!

A questão é geográfica: um geocacher que recolha votos (visite nomeadas) em 6 distritos não está desde logo com uma visão mais abrangente e melhor preparado para votar nas melhores caches do país do que um que só recolha votos num distrito ou dois?

estás então a generalizar que todas as caches de um distrito são iguais/idênticas??? não me parece grande teoria... se um distrito tem maior área e mais caches é natural que também existam mais caches "boas"!

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #569 a segunda 25 jun 2012, 16:50 

David Santos 87 Escreveu:
estás então a generalizar que todas as caches de um distrito são iguais/idênticas??? não me parece grande teoria... se um distrito tem maior área e mais caches é natural que também existam mais caches "boas"!

Continuamos a falar em sintonias diferentes...

Eu falo em recolha de votos...

Tu falas em quantidade de caches boas...

Aliás o único que respondendo a um post meu me conseguiu entender foi o Jasafara :lol: :lol: :lol:

Uma coisa é quantidade de caches nomeadas...

Outra bem diferente é o numero de caches nomeadas que encontramos e como isso se traduz em votos...
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #570 a segunda 25 jun 2012, 17:39 

pimigas Escreveu:Outra bem diferente é o numero de caches nomeadas que encontramos e como isso se traduz em votos...

Já há uma proporcionalidade entre caches Nomeadas encontradas e votos disponíveis. Propões uma proporcionalidade diferente?
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante