Paisagem vs Container vs Aventura

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Para mim em caso de EXCELÊNCIA numa ou mais categorias dou preferência a...

Votação encerrada em quinta 28 jun 2012, 02:39

Paisagem natural fantástica, num sítio que obrigue a uma bela caminhada (tipo GreyHavens ou algumas caches do Gerês ou Madeira)
48
87%
Container e enquadramento fantástico (tipo "A Casa Mistério" ou qualquer cache do helderjust)
5
9%
Aventura Urbex espectacular, com muita adrenalina (tipo letterboxes do K!nder)
2
4%

Total de votos : 55

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #41 a quinta 21 jun 2012, 17:20 

Re: Paisagem vs Container vs Aventura

Torgut Escreveu:O pessoal fala em paisagem e aventura mas então e os locais históricos? Uma igreja lindissima, é o quê ? Paisagem ou aventura? E os locais sem nada de especial mas com significado histórico, como aquela associação cultural num edíficio hoje devoluto onde pela primeira vez se tocou o hino nacional? Não tem nada de paisagem, nada de aventura e nem nada de container.. e contudo é um local que pelo seu passado me tocou. E há casos ainda mais extremos, sítios sem nada de nadica mas onde se ez História um dia e que têm uma cache, e só pelo seu passado, são geralmente locais que me impressionam, por saber que ali mesmo, há 50, 100 ou 500 anos aconteceu algo tão determinante para o que se passa ou para o que somos hoje.

Certo! Muito importante a geo-referenciação desses locais. Mas digamos que são os que menos precisam de caches para serem visitados por um turista/viajante não geocacher. E por muito interessantes que sejam, não acredito que ninguém oriente o seu geocaching por essas caches. De qualquer forma tentei não complicar na tipificação das categorias. Parece-me que as três em análise são claramente as principais. As wherigo são talvez as caches mais difíceis de catalogar...Onde é que se há-de catalogar a Sapataria? Diria que em aventura (afinal viajar no tempo tem de ser uma aventura...) ;)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #42 a quinta 21 jun 2012, 17:43 

Não concordo, existem muitos monumentos não tão divulgados que se não fossem as caches não os conheciria, por exemplo durante anos passei e dormi na Figueira e graças às caches conheci antigo forte (hoje quase destruido), igrejas e jardins que os roteiros não falam. Por isso as caches em monumentos /locais com história / jardins / Etc são importantes.
ImagemImagemImagem
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #43 a quinta 21 jun 2012, 17:54 

jorgetadeuramos Escreveu:Não concordo, existem muitos monumentos não tão divulgados que se não fossem as caches não os conheciria, por exemplo durante anos passei e dormi na Figueira e graças às caches conheci antigo forte (hoje quase destruido), igrejas e jardins que os roteiros não falam. Por isso as caches em monumentos /locais com história / jardins / Etc são importantes.

Certo. Mas normalmente os monumentos e sítios históricos estão sinalizados (mesmo que não referidos em alguns roteiros). O que o geocaching dá é um pretexto para lá ir, a quem não os procura activamente...
Por exemplo conheci este ano o espectacular Forte da Graça a partir da vencedora de Portalegre...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #44 a quinta 21 jun 2012, 17:56 

Ainda mais relevante foi o que dezenas de caches urbanas relativamente banais contribuíram para eu conhecer melhor Lisboa, cidade em que sempre vivi e que tão mal conhecia...
Imagem Imagem

Micro
Micro

Registado: segunda 26 dez 2011, 21:51

Mensagem Post: #45 a quinta 21 jun 2012, 18:18 

1º Paisagem natural fantástica
2º Aventura Urbex espectacular
3º ... 6º --> combinaçãos 1º + 2º
7º Container espectacular

TB
TB

Registado: domingo 26 jun 2011, 23:55

Mensagem Post: #46 a quinta 21 jun 2012, 18:23 

Um questionário difícil de responder!...Até porque acho que devemos valorizar todas as situações, para que o geocaching não se esgote com o passar dos anos.
Se não reparem.....Quando tivermos uma cache em todos os locais de paisagens bonitas ou em monumentos, assim como em todos os locais de aventura e adrenalina, depois de as fazermos, não nos restava mais caches para nos fazer sair de casa com este objectivo.

Portanto para mim uma boa cache, tanto pode ser num local com uma paisagem de cortar a respiração, como depois de uma boa aventura encontrar um container debaixo de pedras,assim como num local menos interessante ou mesmo no meio de zonas urbanas e com um container bem elaborado.

Penso que valorizando todas as situações é que teremos utilizadores mais criativos na colocação de novas caches.
http://blogfragoselas.blogspot.pt/

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #47 a quinta 21 jun 2012, 18:24 

epá... não consigo votar... não me consigo decidir... :p

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #48 a quinta 21 jun 2012, 18:27 

jasafara Escreveu: Mas digamos que são os que menos precisam de caches para serem visitados por um turista/viajante não geocacher. E por muito interessantes que sejam, não acredito que ninguém oriente o seu geocaching por essas caches. De qualquer forma tentei não complicar na tipificação das categorias. Parece-me que as três em análise são claramente as principais. As wherigo são talvez as caches mais difíceis de catalogar...Onde é que se há-de catalogar a Sapataria? Diria que em aventura (afinal viajar no tempo tem de ser uma aventura...) ;)

Credo homem. Então são os que menos precisam de caches para serem visitados ? Tu ias lá saber onde é que se tocou o hino pela primeira vez. Eu ia lá saber que isto (http://www.visitar-praga.com.pt/guia/044-equipadesaparecida.html) tinha sucedido aqui (http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC1VW1V). Aliás, eu nem sonhava que isso tinha acontecido, e vê lá que tudo se passou ali mesmo à minha esquina. Estas situações são para mim tão excitantes como chegar ao topo de um trilho onde sei que está uma cache e ficar extasiado com a vista que tenho dali. Ambas representam no fundo a mesma emoção: a de surpresa pelo local onde o GC me trouxe.

Os checos são aliás mestres neste tipo de caches. Com elas encontrei o prédio horrivel onde Kusturica viveu quando estudou cinema em Praga; o pub onde o grande icone da literatura checa, Hrabal, passava as suas tardes a escrever e a beber sem parar. Locais sem nada, do ponto de vista desta sondagem, mas com muito interesse só pela partilha do espaço que noutro momento foi tão "grande". E nada disto está "sinalizado" como dizes.

E nem me fales de Whereigo. Estou super desiludido com essas caches. Ou têm comportamentos aberrantes (em Vilnius, uma teimava em fechar-se dizendo que eu estava a fazer batota), ou são uma brincadeira de crianças de 100 metros que terminam com uma cache física de qualidade duvidosa (como em Tavira), ou crasham sem aviso (como em Évora), de forma que basicamente estão numa espécie de ignore list para mim.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #49 a quinta 21 jun 2012, 18:28 

Felinos Escreveu:epá... não consigo votar... não me consigo decidir... :p

Vê as coisas por este ponto de vista...
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: quarta 05 jan 2011, 16:31

Mensagem Post: #50 a quinta 21 jun 2012, 18:36 

Assim sendo voto na 1º opção! É algo que adoro: caminhadas! paisagens de cortar a respiração, locais inospitos e quase inacessíveis, locais escondidos, naturais... sem intervenção do homem.
Algo que não tenho podido fazer com muita frequência por causa de um felino com 5 anos... ehehe
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes