Vivendo, fotografando, comentando e aprendendo

Say "cheese"

Moderadores: hulkman, ajsa, K [AK team], KimPossible

Geocoin
Geocoin

Registado: sábado 09 out 2010, 13:28

Mensagem Post: #11 a sexta 25 mai 2012, 16:55 

Re: Vivendo, fotografando, comentando e aprendendo

lgass Escreveu:E assim vamos aprendendo... este fim de semana vou ter mais milhentas fotos para colocar por aqui.

quando dizes que o assunto está um pouco centrado, que sugeres para não o fazer? descair o barco para algum dos lados? isso não irá descompensar as fotos

tens de aplicar a regra dos terços. Nunca centrar o assunto, mas colocá-lo num dos pontos de intersecção da grelha
ImagemImagemImagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #12 a sexta 25 mai 2012, 18:05 

mais info sobre a fundamental regra dos terços: http://omeuolhar.com/artigos/que-regra-tercos
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #13 a sexta 25 mai 2012, 20:28 

abmapags Escreveu:
lgass Escreveu:E assim vamos aprendendo... este fim de semana vou ter mais milhentas fotos para colocar por aqui.

quando dizes que o assunto está um pouco centrado, que sugeres para não o fazer? descair o barco para algum dos lados? isso não irá descompensar as fotos

tens de aplicar a regra dos terços. Nunca centrar o assunto, mas colocá-lo num dos pontos de intersecção da grelha

Nunca é uma palavra muito feia...

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #14 a sábado 26 mai 2012, 13:35 

Lgass,

Nem sempre temos tempo p enquadrar a foto como queremos... nomeadamente em fotografia do "quotidiano". O que não parece o caso nestas... eu acho que quando não estamos preguiçosos (eu sou um) temos tempo para "contar a história" como queremos ou imaginamos. Olha para as tuas fotos, achas que consegues contar algo que está lá..?

A primeira foto... não sei se reparaste tem pessoas "abrigadas", não seria mais interessante esperar que elas saíssem, para elas "caminharem" na foto. Os detalhes por vezes estão lá... :)

Nas fotos do barco... ao centrares daquela forma e tão próximo... é um barco abandonado na água, mas torna-se um simples registo. Se lhe deres espaço para um dos lados, dá continuidade, imaginar de onde veio o barco e que ali ficou. E outras interpretações que lhes queiras dar.

Cheers,

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #15 a domingo 27 mai 2012, 00:01 

Vivendo, fotografando, comentando e aprendendo

As pessoas abrigadas sao pescadores. Nos fomos, cachamos, viemos e eles la ficaram.

Obrigado a todos pelos comentarios. Brevemente terei muitas fotos do btc7 para voces comentarem

Sent from my iPhone using Tapatalk

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #16 a terça 29 mai 2012, 10:56 

Como mais ninguém usa este tópico, coloco aqui algumas fotos...

vamos lá ver o que saiu da fantástica ida à Ruta de los Túneles.

Ficam as que acho que ficaram melhor (o link é do facebook pelo que alguma coisa se perdeu entretanto)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #17 a terça 29 mai 2012, 11:45 

vou pegar apenas na primeira foto para dar umas sugestões do que vejo que pudesse ser melhorado.

primeiro, a casa (que é o objecto de destaque) devia estar menos centrada (um pouco mais para a direita). Isto corrigia logo um problema que existe no extremo esquerdo da foto que tem a ver com ter ali um pedaço de muro que parece ter ficado ali perdido... Nestes casos mais vale não apanhares o muro, ou então apanhas mais para não ser acidental estar ali o muro. Depois, tens outra coisa que mudaria que era o enquadramento de forma a ter a estrada de terra a ter continuidade ao longo da fotografia (não sei como era a continuação do caminho, mas assumo que desse para ter esse efeito). Com isto, penso que terias uma foto bem agradável de se ver.

Não tenho aqui comigo nenhum exemplo do que estou a falar, mas se encontrar depois coloco ok?

Relativamente às outras fotos, há ali algumas engraçadas! Só tirava um pouco da cor que parece exagerada em algumas...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #18 a terça 29 mai 2012, 11:56 

Esta foto foi tirada lá do primeiro andar da estação podia não dar para mudar para muito mais... mas realmente o muro parece estar para ali perdido...

também acho que exagerei na saturação de algumas fotos :S

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #19 a terça 29 mai 2012, 12:42 

Então vamos lá.

Primeiro ponto: demasiadas fotos para comentar num só post. E com alguma dimensão. Só este deve rondar o MB
Segundo ponto: cores demasiado saturadas.
Terceiro ponto: alguma indefinição nas imagens, causada pelo tratamento (?), que levam a pensar que o assunto não está focado.

Antes da parte técnica, os acerto da máquina e do software, vem a parte: o que quero mostrar com esta fotografia?

Foto 1: Assunto centrado (a casa) que faz com que a imagem fique desiquilibrada. Se a casas aparecesse mais à direita o muro apareceria e a estrada, em diagonal ocupava melhor o espaço e não ficava aquele tufo de vegetação no canto inferior esquerdo.

Foto 2: Faltam-lhe os pés, se o interesse for mostrar o depósito. Ou então aproximar e procurar um ângulo que mostre onde é este depósito. Por exemplo mostrar a inscrição B. ALVA.

Foto 3: Com os problemas da saturação a mais a cor do rio fica surreal. Experimentava um enquadramento vertical com o rio a ocupar a parte central da fotografia.

Foto 4: Gosto do contraste entre o rio e o caminho que segue a sua margem. Aqui colocava um pouco mais de céu fazendo com que o caminho começasse no canto inferior direito.

Foto 5: A foto está torta, fazendo com a entrada do túnel fique inclinada. Pode ser o real, mas com a entrada é o ponto de fuga a o resto fica inclinado. Sofre do problema de saturação a mais e tem pouca profundidade de campo, ou seja, o motivo principal (o túnel) não está focado. Julgo que aqui o interesse é levar o olhar desde os nossos pés até ao túnel. Gostei do enquadramento.

Foto 6: Além da saturação elevada, falta aqui qualquer coisa, parece que a casa aterrou aqui. Um contraste com a paisagem circundante tornaria certamente a fotografia mais interessante, ocupando a casa menos espaço na fotografia mas mantendo-a o motivo de interesse.

Foto 7: Gostei do enquadramento mas aqui tinha tentado também um enquadramento vertical, tentando eliminar o céu. Há um grande contraste de iluminação entre o céu e o monte e para que tudo fique bem exposto algo vai ficar muito claro (as nuvens) ou muito escuro (o monte). O foco da fotografia devia começar logo nos parafusos ferrugentos.

Foto 8: a foto que gostei mais, mas que sofre do problema da saturação. Aqui experimenta duas hipóteses: mantinha o rio no meio mas "encostava" o início à borda da fotografia ou descentrava o rio. Antes de tirar a fotografia, neste caso, tentava ver qual é o ponto focado.

Foto 9: Tentava um enquadramento a mostrar mais o rio lá embaixo para mostrar mais o desnivel. Sofre do mesmo problema de saturação.

Foto 10: Enquadrava a fotografia com a trave central (das cinco) no meio e mais ao nível do solo.

Foto 11: Gosto do enquadramento.

Foto 12: Eliminava a árvore do lado esquerdo, isto logo ao enquadrar.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #20 a terça 29 mai 2012, 13:21 

joom Escreveu:Então vamos lá.

Primeiro ponto: demasiadas fotos para comentar num só post. E com alguma dimensão. Só este deve rondar o MB
eram 105 fotos :p realmente abusei um cado... os mods que ponham aí as fotos de outra forma que ocupe menos espaço pff

Segundo ponto: cores demasiado saturadas.
ppois... o lightroom também é novo para mim... mas abusei um cado nas saturações

Terceiro ponto: alguma indefinição nas imagens, causada pelo tratamento (?), que levam a pensar que o assunto não está focado.

Antes da parte técnica, os acerto da máquina e do software, vem a parte: o que quero mostrar com esta fotografia?
se bem percebi achas que não estou a definir bem o objecto da foto é isso? em caso de paisagens, como se pode definir isso melhor?

Foto 1: Assunto centrado (a casa) que faz com que a imagem fique desiquilibrada. Se a casas aparecesse mais à direita o muro apareceria e a estrada, em diagonal ocupava melhor o espaço e não ficava aquele tufo de vegetação no canto inferior esquerdo.

Foto 2: Faltam-lhe os pés, se o interesse for mostrar o depósito. Ou então aproximar e procurar um ângulo que mostre onde é este depósito. Por exemplo mostrar a inscrição B. ALVA.

Foto 3: Com os problemas da saturação a mais a cor do rio fica surreal. Experimentava um enquadramento vertical com o rio a ocupar a parte central da fotografia.

Foto 4: Gosto do contraste entre o rio e o caminho que segue a sua margem. Aqui colocava um pouco mais de céu fazendo com que o caminho começasse no canto inferior direito.

Foto 5: A foto está torta, fazendo com a entrada do túnel fique inclinada. Pode ser o real, mas com a entrada é o ponto de fuga a o resto fica inclinado. Sofre do problema de saturação a mais e tem pouca profundidade de campo, ou seja, o motivo principal (o túnel) não está focado. Julgo que aqui o interesse é levar o olhar desde os nossos pés até ao túnel. Gostei do enquadramento.

Foto 6: Além da saturação elevada, falta aqui qualquer coisa, parece que a casa aterrou aqui. Um contraste com a paisagem circundante tornaria certamente a fotografia mais interessante, ocupando a casa menos espaço na fotografia mas mantendo-a o motivo de interesse.

Foto 7: Gostei do enquadramento mas aqui tinha tentado também um enquadramento vertical, tentando eliminar o céu. Há um grande contraste de iluminação entre o céu e o monte e para que tudo fique bem exposto algo vai ficar muito claro (as nuvens) ou muito escuro (o monte). O foco da fotografia devia começar logo nos parafusos ferrugentos.

Foto 8: a foto que gostei mais, mas que sofre do problema da saturação. Aqui experimenta duas hipóteses: mantinha o rio no meio mas "encostava" o início à borda da fotografia ou descentrava o rio. Antes de tirar a fotografia, neste caso, tentava ver qual é o ponto focado.
fiquei espantado com a profundidade de campo alcançada... a foto está já cropada porque via-se uma parte de chão

Foto 9: Tentava um enquadramento a mostrar mais o rio lá embaixo para mostrar mais o desnivel. Sofre do mesmo problema de saturação.
esta era a minha favorita... nesta nem mexi muito na saturação... aqui tentei que o objecto fosse a ponte... devia ter reduzido a profundidade de campo?

Foto 10: Enquadrava a fotografia com a trave central (das cinco) no meio e mais ao nível do solo.

Foto 11: Gosto do enquadramento.
ao menos não está tudo mal :D

Foto 12: Eliminava a árvore do lado esquerdo, isto logo ao enquadrar.

bolds meus... muito obrigado pelos excelentes comentários
AnteriorPróximo

Voltar para FOTOGRAFIA

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes