joom Escreveu:Então vamos lá.
Primeiro ponto: demasiadas fotos para comentar num só post. E com alguma dimensão. Só este deve rondar o MB
eram 105 fotos :p realmente abusei um cado... os mods que ponham aí as fotos de outra forma que ocupe menos espaço pffSegundo ponto: cores demasiado saturadas.
ppois... o lightroom também é novo para mim... mas abusei um cado nas saturaçõesTerceiro ponto: alguma indefinição nas imagens, causada pelo tratamento (?), que levam a pensar que o assunto não está focado.
Antes da parte técnica, os acerto da máquina e do software, vem a parte: o que quero mostrar com esta fotografia?
se bem percebi achas que não estou a definir bem o objecto da foto é isso? em caso de paisagens, como se pode definir isso melhor?Foto 1: Assunto centrado (a casa) que faz com que a imagem fique desiquilibrada. Se a casas aparecesse mais à direita o muro apareceria e a estrada, em diagonal ocupava melhor o espaço e não ficava aquele tufo de vegetação no canto inferior esquerdo.
Foto 2: Faltam-lhe os pés, se o interesse for mostrar o depósito. Ou então aproximar e procurar um ângulo que mostre onde é este depósito. Por exemplo mostrar a inscrição B. ALVA.
Foto 3: Com os problemas da saturação a mais a cor do rio fica surreal. Experimentava um enquadramento vertical com o rio a ocupar a parte central da fotografia.
Foto 4: Gosto do contraste entre o rio e o caminho que segue a sua margem. Aqui colocava um pouco mais de céu fazendo com que o caminho começasse no canto inferior direito.
Foto 5: A foto está torta, fazendo com a entrada do túnel fique inclinada. Pode ser o real, mas com a entrada é o ponto de fuga a o resto fica inclinado. Sofre do problema de saturação a mais e tem pouca profundidade de campo, ou seja, o motivo principal (o túnel) não está focado. Julgo que aqui o interesse é levar o olhar desde os nossos pés até ao túnel. Gostei do enquadramento.
Foto 6: Além da saturação elevada, falta aqui qualquer coisa, parece que a casa aterrou aqui. Um contraste com a paisagem circundante tornaria certamente a fotografia mais interessante, ocupando a casa menos espaço na fotografia mas mantendo-a o motivo de interesse.
Foto 7: Gostei do enquadramento mas aqui tinha tentado também um enquadramento vertical, tentando eliminar o céu. Há um grande contraste de iluminação entre o céu e o monte e para que tudo fique bem exposto algo vai ficar muito claro (as nuvens) ou muito escuro (o monte). O foco da fotografia devia começar logo nos parafusos ferrugentos.
Foto 8: a foto que gostei mais, mas que sofre do problema da saturação. Aqui experimenta duas hipóteses: mantinha o rio no meio mas "encostava" o início à borda da fotografia ou descentrava o rio. Antes de tirar a fotografia, neste caso, tentava ver qual é o ponto focado.
fiquei espantado com a profundidade de campo alcançada... a foto está já cropada porque via-se uma parte de chãoFoto 9: Tentava um enquadramento a mostrar mais o rio lá embaixo para mostrar mais o desnivel. Sofre do mesmo problema de saturação.
esta era a minha favorita... nesta nem mexi muito na saturação... aqui tentei que o objecto fosse a ponte... devia ter reduzido a profundidade de campo?Foto 10: Enquadrava a fotografia com a trave central (das cinco) no meio e mais ao nível do solo.
Foto 11: Gosto do enquadramento.
ao menos não está tudo mal
Foto 12: Eliminava a árvore do lado esquerdo, isto logo ao enquadrar.