Caches diferentes = Curta esperança de vida?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #1 a quinta 24 mai 2012, 20:35 

Caches diferentes = Curta esperança de vida?

Tenho sentido que o Geocaching "moderno" está a evoluir na direcção dos containers engenhosos e artesanais.

Na evidência dos melhores locais junto aos grandes aglomerados populacionais estarem todos ocupados, esta é a solução de proporcionar um Geocaching de Excelência.

Isto não é necessariamente mau, antes pelo contrário, contudo sinto que a maior parte desses containers são peças únicas e irrepetíveis, pelo que ao primeiro desaparecimento é arquivamento imediato, tal como aconteceu com esta cache (cito esta porque foi o caso mais recentes, mas há muitos casos iguais).

Que pensam desta tendência de Geocaching? É saír a correr assim que as detectamos, ou são apologistas de caches mais duradouras?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #2 a quinta 24 mai 2012, 20:38 

Re: Caches diferentes = Curta esperança de vida?

acredites ou não, estive a pensar em abrir um tópico semelhante.

este novo geocaching baseado na importância dos containers, tem provocado, a meu ver duas questões:
- a revisão das mesmas e a concordância com as guidelines
- a durabilidade das caches

eu acho que, quem colocar uma cache destas, tem que estar preparado para a substituir e isso faz parte de ser owner: substituir containers.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #3 a quinta 24 mai 2012, 21:07 

Na minha opinião, caches desse género têm de ter um enquadramento bem acima da média, de modo a se auto-preservarem.
O caso que referes até durou muito tempo. Quando lá fui fiquei deveras admirado como é que "aquilo", tão grande, ali resistia se anteriormente estava lá perto o final de uma multi, muito mais escondida, e não aguentava.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 16:43

Mensagem Post: #4 a quinta 24 mai 2012, 21:11 

Como não sou propriamente de ir logo a correr, prefiro caches mais duradouras.
Mas gosto muito de encontrar contentores originais e artesanais.
De facto, quem pretender utilizar este tipo de contentores tem de estar preparado para os substituir. Por vezes são os custos da "genialidade"... Por vezes, precisamente por serem artesanais são mais frágeis.
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 08 fev 2012, 23:16

Mensagem Post: #5 a quinta 24 mai 2012, 21:40 

Um assunto complexo...

Eu sou apologista confesso de caches cuidadas, criadas com carinho, idealizadas e pensadas ao pormenor. Tento (tentamos) fazer isso sempre com as nossas. E, pensar ao pormenor, envolve, entre outras coisas, o logbook, o container e... o lugar onde as escondemos.

Todos sabemos que ao esconder-mos uma cache, estamos a por-nos a "jeito" de ficar sem a mesma. Afinal, a nossa "arte" é a de esconder coisas em lugares pouco óbvios, ou públicos. Se, quando escondemos uma cache, não temos o cuidado de pensar o seu esconderijo para que dure, é natural que, com um pouco de azar, ela não resista ao passar do tempo, e à curiosidade das pessoas que se cruzam com a cache no seu dia-a-dia. Quantos de nós não vimos já pessoas a olhar desconfiadas, como quem diz "Que raio vem para aqui esta gente, bisbilhotar ali no canto..."

Posto isto, e em relação aos containers, concordo que o geocaching nacional esteja, cada vez mais, a ser pensado em termos de containers originais. Observo uma tendência natural (e salutar) na preferência por estes. Penso até que, o que se perdeu na mística de encontrar um tesouro com brinquedinhos e "swag" do McD's, ganhou-se em encontrar tesouros na forma de caches, o que é uma boa troca (talvez não tanto para os geocachers de família, que levam os pequenos :lol:)! :) Isto leva, claro, ao risco que referem, o de desaparecerem caches únicas, e não haver substituta a altura.

Neste caso, acho que os próprios owners têm de ter uma capacidade criativa e de improviso ainda maior. Eu penso que, se houve criatividade para criar uma cache única uma vez, tem de haver criatividade para construir/replicar uma substituta. Mesmo que essa seja ligeiramente diferente! :)

Seria este o caminho a seguir, e é o que temos feito até hoje, sendo o meu exemplo concreto a LBH "The Office" (curiosamente, à espera de nova ideia criativa para contornar o problema dos miudos vândalos [:(!] )

TB
TB

Registado: domingo 26 jun 2011, 23:55

Mensagem Post: #6 a quinta 24 mai 2012, 21:49 

O que eu acho é que todas as criações de containeres, são sempre bem vindos mesmo correndo o risco de terem uma curta esperança de vida, isso para mim é uma evolução no geocaching, que para além da sua essência que é mostrar lugares bonitos e singulares também pode ser o gozo de encontrar algo diferente e que nos deixe um sorriso nos lábios pela sua originalidade e criação.Ora se um Owner conseguir as duas coisas, colocar uma cache num local bonito com um container original, ela está a contribuir para um melhor momento de geocaching. É evidente que quem se dá ao trabalho de colocar este tipo de caches tem que pensar em muitos fatores, mas por vezes há sempre um pormenor que falha e pode por em causa a durabilidade da mesma, mas lá está se não se tentar não temos evolução.

Eu falo com conhecimento de causa, porque tenho duas caches mais engenhosas, uma num local que eu considero muito bonito e a outra, por falta de um desses locais coloquei-a só mesmo pela originalidade da engenhoca. Mas penso que a nossa comunidade ainda não esta preparada para este tipo de caches e digo isto porque das vezes que as minhas caches foram estragadas, verifiquei que grande parte foi por geocacheres que simplesmente não leram na listing o que era necessário para que a cache funciona-se e perante isto o que tive de fazer foi reconstruir, por isso tenho-as de modo a que a sua reconstrução seja relativamente fácil de fazer.
http://blogfragoselas.blogspot.pt/

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 23 jan 2011, 13:05

Mensagem Post: #7 a quinta 24 mai 2012, 23:27 

[url]
geo.leo Escreveu:...

Eu falo com conhecimento de causa, porque tenho duas caches mais engenhosas, uma num local que eu considero muito bonito e a outra, por falta de um desses locais coloquei-a só mesmo pela originalidade da engenhoca. Mas penso que a nossa comunidade ainda não esta preparada para este tipo de caches e digo isto porque das vezes que as minhas caches foram estragadas, verifiquei que grande parte foi por geocacheres que simplesmente não leram na listing o que era necessário para que a cache funciona-se e perante isto o que tive de fazer foi reconstruir, por isso tenho-as de modo a que a sua reconstrução seja relativamente fácil de fazer.

Tenho o mesmo problema. Gosto de fazer caches diferentes do habitual e o resultado é ter que fazer inúmeras visitas para manutenção.
Por exemplo nesta cache:
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC2Z1NB
tenho 14 visitas de manutenção registadas, fora as que nem registei.
Isso não me chateia nada, o que me chateia é constatar que a maior parte das vezes os problemas são originados por má manipulação da cache ou falta de cuidado dos geocacher's.
Não adianta escrever avisos e instruções nas listings. Se há geocachers cuidadosos , há outros que não querem saber, o importante é fazer o found. Quem vier a seguir e o owner que se lixe. [:(!]
das 42 caches que tenho, algumas são os normais tupper, no meio do monte. Essas não dão trabalho nenhum. Em contrapartida, as diferentes, obrigam á inúmeras visitas para manutenção, se as quero manter activas.
So gostaria que houvesse bastante mais cuidado no manuseamento e recolocação das caches.
Afinal isso é tão simples e não dá mais trabalho por isso. [^]
ImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 15 dez 2010, 11:40

Mensagem Post: #8 a sexta 25 mai 2012, 00:13 

Na minha expriencia(curta) de owner e com a vantagem( neste caso) de um numero mais reduzido de visitas que nos grandes centros os containeres diferentes e mais elaborados sofrem menos danos.
Mas é normal darem mais trabalho de manutenção, por norma quando os coloco tenho sempre já plano de substituição ou reparação in loco, a que mais reparações já teve foi (unknown-) Um Pentagrama na Estrela que por ser a final de uma serie de 5 tem menos visitas e uma das reparações foi devido ao pouco uso do sistema :) .
A resistencia dos containers também é tida em conta na criação, no verão passado tive umas visitas de uns geocacheres que conseguiram destruir o sistema de extração desta, mudar o local a outra e abrir uma sem a chave necessaria porque como encontraram o container nem quiseram saber de mais nada.
Tenho uma a beira da estrada a caminho da torre que me disseram no dia que foi feito o ftf ,"aquele container vai desaparecer rapidamente" [:o)] por precaução foi feito um de substituição que esta aqui em casa a um ano felizmente.

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #9 a sexta 25 mai 2012, 02:23 

Prefiro caches mais engenhosas, mesmo que por vezes não as consiga encontrar [:I)]
Claro que dão imenso trabalho a fazer e a manter. Por vezes não é fácil arranjar a sua substituição... sei-o de experiência própria.

Com a maior parte dos locais mais emblemáticos já preenchidos temos que ser imaginativos para cativar a atenção sobre a cache. Um container especial é uma forma eficaz de o fazer.
Mesmo dando trabalho prefiro manter as minhas diferentes do que arremessar uma micro qualquer...
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 09:08

Mensagem Post: #10 a domingo 27 mai 2012, 20:07 

Estou a produzir duas ou três caches com containers mais elaborados/artesanais.
O tempo despendido na "bricolage" (corte, colagem, secagem, pintura, etc.), associado ao investimento financeiro (tinta, cola, silicone, poliuretano, material de jardinagem, etc.) vão dar que pensar no que fazer caso os containers desapareçam.
Mesmo que a decisão seja a sua substituição, em vez do arquivamento ou a mudança para um container "banal", irei necessitar de um período de tempo razoável para os produzir, assim como, o investimento financeiro nos materiais necessários.
It's not always the find that brings the smiley... Imagem
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes