Smartbox - Que rica prenda!!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: quinta 06 mai 2010, 16:36

Mensagem Post: #11 a segunda 16 abr 2012, 12:15 

Re: Smartbox - Que rica prenda!!!

Desculpem que discorde, mas não concordo nem com a entrada a grande velocidade, nem com a promoção desenfreada do Geocaching.
Independentemente de quem faz a oferta, porque pessoalmente não me importa, de certeza que nunca vou precisar de usufruir de uma oferta destas. Parece-me que é um meio incontrolável de publicitar uma actividade que no meu entender devia ser "secreta". No entanto neste caso está misturado e equiparada com um passeio a cavalo, ou uma caminhada de pedestrianismo num qualquer trilho por aí.

É a consequência natural de não se conseguir regular a actividade, e na minha opinião é a prova que o geocaching deixou de ser "secreto".
Se qualquer dia for abordado por alguém à procura de uma caixinha, já deixei de ter de inventar desculpas com o telemóvel ou com o GPS, posso simplesmente dizer: "Estou a fazer geocaching", e todos me entenderão.

Resultado: Quando se diz que andamos à procura de caixas escondidas com um GPS, parece-me que a palavra "escondidas" passou a estar a mais. O jogo passou a ser publico, podemos assumir perante todos o que estamos a fazer naquele local. - A maior parte das pessoas ou conhece ou já ouviu falar, e isso não dá o mesmo gozo na procura.

Em relação à parte comercial - a frase do meu post no geocaching@pt pode não ter sido muito feliz, quis fazer uma piada, mas não saiu muito bem, a verdade é que não me interessa. Se alguém se sentiu melindrado por isso aceite as minhas desculpas, não tenho nada contra ninguém e apesar de não concordar louvo a capacidade de negócio que se consegue empreender.
Imagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #12 a segunda 16 abr 2012, 12:32 

ppereira Escreveu:É a consequência natural de não se conseguir regular a actividade, e na minha opinião é a prova que o geocaching deixou de ser "secreto".

Com umas dezenhas de milhar de praticantes em Portugal e umas centenas de milhar que têm conhecimento da sua actividade, é difícil poder dizer que o Geocaching é uma actividade secreta. Podemos dizer que é tão secreto quanto o Curling, vá ;)
ppereira Escreveu:Se qualquer dia for abordado por alguém à procura de uma caixinha, já deixei de ter de inventar desculpas com o telemóvel ou com o GPS, posso simplesmente dizer: "Estou a fazer geocaching", e todos me entenderão.

Essa é de facto a tendência para a qual caminhamos. Aliás, não são raros os logs em que os Geocachers referem que foram ajudados por muggles transeuntes que lhes deram uma pista da localização da cache. Em pequenas localidades isso é mais frequente do que o que possas imaginar.
ppereira Escreveu:Resultado: Quando se diz que andamos à procura de caixas escondidas com um GPS, parece-me que a palavra "escondidas" passou a estar a mais. O jogo passou a ser publico, podemos assumir perante todos o que estamos a fazer naquele local. - A maior parte das pessoas ou conhece ou já ouviu falar, e isso não dá o mesmo gozo na procura.

Acho que discordo deste ponto de vista. O facto de outos já a terem encontrado antes de ti e para eles deixarem de "estar escondida" retira-te o prazer da busca? Nesse caso o Geocaching resumir-se-ia ao FTF. O facto de muitos saberem onde está o teu objectivo não deveria ser dissuador do prazer que retiras da busca. Esse raciocínio seria semelhante a um atleta deixar de querer participar numa corrida pelo facto de todos saberem onte está... a meta.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: quinta 06 mai 2010, 16:36

Mensagem Post: #13 a segunda 16 abr 2012, 12:43 

prodrive Escreveu:
ppereira Escreveu:Resultado: Quando se diz que andamos à procura de caixas escondidas com um GPS, parece-me que a palavra "escondidas" passou a estar a mais. O jogo passou a ser publico, podemos assumir perante todos o que estamos a fazer naquele local. - A maior parte das pessoas ou conhece ou já ouviu falar, e isso não dá o mesmo gozo na procura.

Acho que discordo deste ponto de vista. O facto de outos já a terem encontrado antes de ti e para eles deixarem de "estar escondida" retira-te o prazer da busca? Nesse caso o Geocaching resumir-se-ia ao FTF. O facto de muitos saberem onde está o teu objectivo não deveria ser dissuador do prazer que retiras da busca. Esse raciocínio seria semelhante a um atleta deixar de querer participar numa corrida pelo facto de todos saberem onte está... a meta.

Percebo o que queres dizer, mas não me refiro ao facto de eu saber onde está, mas sim ao facto de todos os outros à minha volta não saberem o que ando a fazer.
Repara: se chegar ali ao Chiado na estátua de um senhor sentado a beber um café, onde está uma cache fetiche para muita gente e a sacar à "má fila", não é a mesma coisa que ter que lá ir às 4h da madrugada para ninguém me ver ;) ...
Imagem ImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #14 a segunda 16 abr 2012, 13:44 

Necas Escreveu:Eu por acaso não acho. Não é por falta de praticantes que a actividade vai bem ou mal....

Uma coisa é divulgar a amigos ou pessoas de confiança. Outra coisa é optar pela divulgação gratuíta, seja através de produtos comerciais, meios de comunicação, etc... em que chega a todo o tipo de pessoas. Aos que eventualmente possam vir a gostar da atividade e tranformarem-se em geocachers exemplares e aos que podem achar uma estupidez, aos que gostam da natureza e aos que não têm respeito por ela.

E quando essa informação chega a todo tipo de pessoas, fico preocupado. Preocupado com a saúde das minhas caches.
É a minha opinão, muitos discordarão.

[^] [^] [^]
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #15 a segunda 16 abr 2012, 13:52 

ppereira Escreveu:Percebo o que queres dizer, mas não me refiro ao facto de eu saber onde está, mas sim ao facto de todos os outros à minha volta não saberem o que ando a fazer.
Repara: se chegar ali ao Chiado na estátua de um senhor sentado a beber um café, onde está uma cache fetiche para muita gente e a sacar à "má fila", não é a mesma coisa que ter que lá ir às 4h da madrugada para ninguém me ver ;) ...

Sim, é verdade, mas num universo de milhares de caches, muggle nenhum terá noção dos esconderijos delas todas, nem sequer um Geocacher, por muito activo que seja ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes