Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #151 a sexta 02 mar 2012, 02:55 

Re: Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

Ok. Já li.

...
Finalmente, basta copiar o código HTML que lhe é apresentado na caixa de texto e colar na descrição longa do formulário da página da cache que se encontra a preparar.
Não esquecer de indicar que se trata de código HTML e já está.
Duma forma rápida, simples e eficaz, terá uma página com um aspeto mais profissional.

É um gerador de listings e não um gerador de páginas de caches que se possam fazer upload por uma qualquer API ;)
Assim o que fará sentido é ser mostrada as diferentes classificações da cache (presumo que só os owners de caches bem classificadas é que estejam interessados nisso [:D]) e uma badge para aceder ao sistema de classificação. Isto por dentro da listing. Poder-se-á sempre aceder directamente pelo GeoPT.
E como Add-on Firefox e Chrome tipo GCVote. Também seria possível?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #152 a sexta 02 mar 2012, 03:00 

migueis Escreveu:Certíssimo. É isso mesmo.
Não tenho dúvidas que a tendência natural será o owner ajustar a sua classificação, até porque uma dificuldade que noto que os owners têm é essa mesmo - qual a dificuldade que devo atribuir à minha cache.

A dificuldade então é uma atributo que faz mais sentido ser dado pelos finders do que pelo owner. O owner bem pode dizer que é difícil, que se quem encontra a cache acha que é fácil é porque é fácil...e vice versa.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #153 a sexta 02 mar 2012, 03:03 

jasafara Escreveu:É um gerador de listings e não um gerador de páginas de caches que se possam fazer upload por uma qualquer API ;)

Pois, isso não existe. Não é possível.
jasafara Escreveu:Assim o que fará sentido é ser mostrada as diferentes classificações da cache (presumo que só os owners de caches bem classificadas é que estejam interessados nisso [:D]) e uma badge para aceder ao sistema de classificação. Isto por dentro da listing.

Certo. É o que pode ser feito.
jasafara Escreveu:E como Add-on Firefox e Chrome tipo GCVote. Também seria possível?

É uma questão a analisar. Mas é uma coisa dessas que me ocorreu desde o primeiro momento que li a tua sugestão.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #154 a sexta 02 mar 2012, 13:36 

hulkman Escreveu:chamada à API está fora de questão pois seria consideravelmente mais lento (actualmente não há métodos que permitam saber se geocacher A fez cache B directamente).

agora umas questões genéricas:

- como pensas efectuar a identificação do geocacher? com a API? usando a aplicação Geocaching Tools? Online?
- quando se chegar a um esboço mais definitivo, vais fazer-me um desenho para eu pegar nisto certo? :P

1º ponto. Não penso...Diz-me tu quais são as melhores soluções tendo em conta que o ideal era que a tool pudesse ser chamada de vários lados. Listing da cache, add-on browser ou então e por lote no site.
2ºponto. Acho que está mais ou menos alinhavado fora dois pequenos pormenores...mas que são fundamentais. Um pode se decidido mais tarde, mas o outro é chave. E tem a ver com os dois pontos já referidos várias vezes.
1) Classificações públicas vs privadas. Neste momento a minha posição é: Públicas as claramente positivas (mais de um desvio padrão da média +/-16% das caches classificadas o que é mais do que os 10% dos favoritos ), privadas as outras. É o tal que pode ser decidido mais tarde...
2) Liberdade de classificação vs Classificação condicionada a uma distribuição normal centrada na média de todas as caches que o geocacher já classificou.

Para já apenas importa definir os princípios e era bom que houvessem mais pessoas a pronunciarem-se. Julgo que já clarifiquei o porquê de defender fortemente que a votação deve se condicionada, mas quem não esteja convencido deverá contrapor os seus argumentos ou fazer-me todas as pergunta que entender relevantes.

Um bom algoritmo de condicionamento dá trabalho e só vale a pena começar a trabalhar nele se for considerado que se deve ir por aí.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #155 a sexta 02 mar 2012, 13:58 

Só um exemplo do que poderia ser uma tabela de balizamento das classificações por geocacher tendo em conta a qualidade média das caches por ele votadas

Imagem
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #156 a sexta 02 mar 2012, 14:17 

Assim de forma sucinta, quais seriam as vantagens e desvantagens principais da votação condicionada?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #157 a sexta 02 mar 2012, 14:49 

reforço a pergunta do Prodrive, porque votação condicionada à partida limita a opinião.
ImagemImagemImagem
Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #158 a sexta 02 mar 2012, 15:13 

jasafara Escreveu:2) Liberdade de classificação vs Classificação condicionada a uma distribuição normal centrada na média de todas as caches que o geocacher já classificou.

Este novo método só faz sentido com a classificação condicionada. Sem isto não passa de um gcvote melhorado...

Acho que a palavra condicionado está a causar perturbações. Condicionado não significa falta de liberdade; condicionado significa com algumas regras. É isso que o modelo propõe: liberdade com regras.

Nós vivemos numa sociedade livre. Mas não estamos isentos de regras. O facto de termos regras significa que não temos liberdade?
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #159 a sexta 02 mar 2012, 15:19 

Acho que estão a faltar uns exemplos práticos para perceber até onde a nossa liberdade poderá ír ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #160 a sexta 02 mar 2012, 16:00 

prodrive Escreveu:Acho que estão a faltar uns exemplos práticos para perceber até onde a nossa liberdade poderá ír ;)

Vou tentar dar um exemplo com o meu entendimento. O Jasafara depois corrigirá se eu estiver a ver mal a coisa.

Imagina que vais provar bolos e atribuir-lhe uma classificação de 1 a 10. Tens 10 bolos para provar. Mesmo que esses 10 bolos sejam excepcionais, só por uma coincidência fora do comum mereceriam todos nota 10. O que sucede é andarem a maioria no intervalo 4-7 e haver um ou outro mais fraco e um outro melhor.

Agora tu vais votar.

:arrow: 1º bolo

Provas, achas que ele é fantástico, mas ainda tens a esperança que possa aparecer algum melhor: pimba, 8 pontos.

:arrow: 2º bolo

Provas, eh pá, ainda é melhor que o 1º. Como ainda faltam 8 e apesar destes serem muito bons, pode aparecer um melhor... pimba, 9 pontos!

:arrow: 3º bolo

Provas, é bom, mas é ligeiramente menos bom que o 2º, mas também é ligeiramente melhor que o 1º. Não podes dar 8,5 logo ficas ali a pensar entre um o 8 e o 9, mais uma trinca... pimba, 8pontos!

:arrow: 4º bolo

Provas, ui é o melhor de todos que provaste. Pimba, 10 pontos!

E agora? Ainda faltam 6 bolos e já deste a pontuação máxima... e se aparecer um bolo melhor que o 4º? E se aparecer outro que ainda é melhor que o que era melhor que o 4º? Vai tudo corrido a 10? Mas ai estás a dar notas iguais a bolos que mereciam notas diferentes...

O que te faz o método do Jasafara?

Oh pá diz-te que se quiseres dar um 10 ao quinto bolo, tens que baixar as notas dos outros. E se no sexto quiseres dar um 10, tens que voltar a baixar.

Mas, atenção... como tiveste que baixar as notas dos primeiros, provavelmente a nota do 1º bolo (que era o pior para ti) poderá já ser 6 ou 5. Isso não obriga ao 2º provador de bolos a dar-lhe uma nota parecida. Para o 2º provador esse até pode ser o melhor bolo e dar-lhe 10.Não pode é depois achar que os outros todos valem 10.

O que eu entendi disto foi mais ou menos isto... agora o Jasafara já diz de sua justiça.
ImagemImagem ImagemImagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes