Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #111 a quinta 01 mar 2012, 14:18 

Re: Qualidade de uma Cache - O método perfeito!

jasafara Escreveu:Parecendo-me que a ideia principal de desenvolvimento de uma tool Geopt de classificação de vários parâmetros de uma cache, entre os quais a qualidade está comprada, julgo que os dois aspectos mais importantes a debater é:

Antes de fazer a apreciação da especialidade, qual é a tua opinião: indexar a validação do Found ao IAAN, ou fazer outro tipo de validação? Validar através do IAAN, implica uma Tool apenas para uso interno. Outro tipo de validação poderia possibilitar a exportação do conceito ;)
jasafara Escreveu:>Votação condicionada por uma qualquer distribuição (Normal, T-Student, outra) em relação a uma média móvel da classificação média das caches votadas OU votação livre tipo GCVote.

Votação condicionada faz-me alguma confusão. Por exemplo esta cache em que os primeiros visitantes tiveram uma má experiência e levaram chumbo. Suponhamos que eram 20 tipos, encontravam a cache e todos lhe tinham atribuído 1 ponto. Afinal aquilo tinha sido um episódio isolado, e a cache feita de dia era tipo uma Fenda da Calcedónia, só que em melhor. Os visitantes seguintes só lhe poderiam atribuír 3 ou 4 pontos porque estavam condicionados pelos votos anteriores...
Isto é um exemplo extremo, obviamente, mas condicionar um voto é sempre perigoso.
jasafara Escreveu:>Votação pública VS Votação secreta VS Cada um poder indicar se quer tornar as suas votações públicas ou não.

Uma votação pública, aumenta os ratings, porque ninguém quer arranjar inimizades com isto. Uma votação secreta, permite umas represáliazitas. Não há métodos perfeitos ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #112 a quinta 01 mar 2012, 14:32 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Parecendo-me que a ideia principal de desenvolvimento de uma tool Geopt de classificação de vários parâmetros de uma cache, entre os quais a qualidade está comprada, julgo que os dois aspectos mais importantes a debater é:

Antes de fazer a apreciação da especialidade, qual é a tua opinião: indexar a validação do Found ao IAAN, ou fazer outro tipo de validação? Validar através do IAAN, implica uma Tool apenas para uso interno. Outro tipo de validação poderia possibilitar a exportação do conceito ;)

Claro que uma tool desta tem todas as condições para ser exportável ;) O que interessa é validar o found. Qual era a alternativa ao found? A chamada no momento da API? Se for realizável perfeito! Mas atenção que o processo tem de ser robusto. Se um found desaparecer a classificação também tem de desaparecer...

Já agora mais uma nota. Um DNF também deve dar direito a algumas classificações (nomeadamente D/T).
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #113 a quinta 01 mar 2012, 15:06 

chamada à API está fora de questão pois seria consideravelmente mais lento (actualmente não há métodos que permitam saber se geocacher A fez cache B directamente).

agora umas questões genéricas:

- como pensas efectuar a identificação do geocacher? com a API? usando a aplicação Geocaching Tools? Online?
- quando se chegar a um esboço mais definitivo, vais fazer-me um desenho para eu pegar nisto certo? :P

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #114 a quinta 01 mar 2012, 15:08 

ah e quanto a isto ser exportável, tenham lá calma... os servidores que temos são "caseiros" e já têm o IAAN, prémios GPS, corridas, gerador de FTFs, badges, mapas, etc em cima! não dá para tudo!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #115 a quinta 01 mar 2012, 15:10 

qualquer dia está o hulkman a dormir na rua.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 16 nov 2010, 00:26

Mensagem Post: #116 a quinta 01 mar 2012, 15:11 

ah, e eu acho que, a pegar-se nisto, vocês deviam escolher uma task force para começar a detalhar tudo

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #117 a quinta 01 mar 2012, 16:01 

hulkman Escreveu:ah e quanto a isto ser exportável, tenham lá calma... os servidores que temos são "caseiros" e já têm o IAAN, prémios GPS, corridas, gerador de FTFs, badges, mapas, etc em cima! não dá para tudo!

Servidores? Isso é só "ferro"! Tens de ser ambicioso. Hoje Portugal, amanhã o Mundo [:D] Imagina um IAAN à escala global com todos as caches, geocacheres e logs existentes! Afinal só devem ser preciso aumentar por 100 a capacidade dos servidores ;)

Esta tool pode ser apenas um GCVote em BOM, mas basta teres de controlar que só votam geocachers com founds válidos para teres de gerir isso e não apenas manterem tabelinhas com o ID do Geocacher, o ID da cache e uma de votação ligado os dois e com mais umas datas e a classificação. Ou seja para ser global terias de gerir isso a nível global :twisted:

Claro que uma alternativa seria o SUp3rFM arranjar-vos uma reunião (pode ser video-conferência) com o Jeremy e vocês conseguirem-nos convencer no gigantesco salto que isso significaria em relação aos Favoritos actuais ;) O homem até não deve ser burro de todo...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #118 a quinta 01 mar 2012, 16:14 

pois... mas isso para ser implementado pela groundspeak estaríamos a falar lá para 25 Abril, mas de 2014!

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 12:58

Mensagem Post: #119 a quinta 01 mar 2012, 16:17 

prodrive Escreveu:Votação condicionada faz-me alguma confusão. Por exemplo esta cache em que os primeiros visitantes tiveram uma má experiência e levaram chumbo. Suponhamos que eram 20 tipos, encontravam a cache e todos lhe tinham atribuído 1 ponto. Afinal aquilo tinha sido um episódio isolado, e a cache feita de dia era tipo uma Fenda da Calcedónia, só que em melhor. Os visitantes seguintes só lhe poderiam atribuír 3 ou 4 pontos porque estavam condicionados pelos votos anteriores...
Isto é um exemplo extremo, obviamente, mas condicionar um voto é sempre perigoso.

Se eu não confundi tudo, o condicionamento não é em relação a caches. Nada invalidaria que um visitante atribuísse 1 e outro 10 (isto a pensar em extremos).

Jasafara, estou a dizer uma asneira grande?
ImagemImagem ImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #120 a quinta 01 mar 2012, 16:29 

prodrive Escreveu:...
jasafara Escreveu:>Votação condicionada por uma qualquer distribuição (Normal, T-Student, outra) em relação a uma média móvel da classificação média das caches votadas OU votação livre tipo GCVote.

Votação condicionada faz-me alguma confusão. Por exemplo esta cache em que os primeiros visitantes tiveram uma má experiência e levaram chumbo. Suponhamos que eram 20 tipos, encontravam a cache e todos lhe tinham atribuído 1 ponto. Afinal aquilo tinha sido um episódio isolado, e a cache feita de dia era tipo uma Fenda da Calcedónia, só que em melhor. Os visitantes seguintes só lhe poderiam atribuír 3 ou 4 pontos porque estavam condicionados pelos votos anteriores...
jasafara Escreveu:>Votação pública VS Votação secreta VS Cada um poder indicar se quer tornar as suas votações públicas ou não.

Uma votação pública, aumenta os ratings, porque ninguém quer arranjar inimizades com isto. Uma votação secreta, permite umas represáliazitas. Não há métodos perfeitos ;)

Sobre esta questão quero deixar mais uma vez a minha posição mas mais clarificada.

Sem sistema de balizamento de votos, a tool que se implementar será um GCVote em BOM, SE e SÓ SE for percepcionado pelos geocachers como um sistema de classificação individual de caches. Se como cá em Portugal (e no GeoPT) se pretender utilizá-lo para hierarquizar e premiar caches o sistema será um retrocesso em relação às fórmulas actuais...

Isto porque se o GCVote é um factor que merece entrar na ponderação das fórmulas, é por ser relativamente pouco conhecido e utilizado principalmente por geocachers mais antigos e mais imparciais.... Se os favoritos merecem estar na ponderação das fórmulas (e com o maior peso) é porque só permitem premiar 10% das caches e estão restritos a PM (que sempre faz algum filtro sobre a impulsividade dos geocachers).
Se os substituirmos por um sistema de utilização universal e bem divulgado sem nenhum condicionamento herdará os piores defeitos dos dois, permitido premiar de forma desproporcionada todas as caches que queremos favorecer e prejudicar de forma também desproporcionada todas as caches que queremos boicotar...

O sistema proposto tem de ser bem explicadinho, mas o exemplo que tu dás não seria bem assim. O condicionamento de votos seria feito entre TODAS as caches que um geocacher tinha votado e não em relação à cache PARTICULAR que estava a votar.
Se uma cache fantástica por razões conjunturais estivesse com um má média, isso iria influenciarum pouco a média global de todas as caches que votastes, mas se tiveres mantido uma distribuição uniforme de votos até ali, terias margem de manobra para poderes corrigir a questão e daares á cache a votação REAL que achas que ele deve ter.
Isto só com uns exemplos mais concretos é que se consegue explicar melhor. Vou ver se no fim de semana trato disso.

MAS sem condicionamento de votos, e sujeito a confirmação na real, acho que o sistema não deve ser implementado...

Quanto à divulgação pública ou não, não acho muito importante se os votos forem condicionados. Se o não forem a divulgação pública diminuirá o perigo de votos negativos falsos, mas inflacionará os positivos. Se não forem condicionados nem públicos é o que eu disse antes. NÃO por favor!

Compreendo que a divulgação das votações pode criar alguns problemas em gerir as classificações mais baixas. Uma hipótese era só serem divulgadas as positivas (percentil >=50 ou classificação >=5 (que se as classificações forem bem feitas deve ir ai para o percentil 75 pelo menos)) ou as muito positivas (percentil 90 para cima, o equivalente aos actuais favoritos...).
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes