prodrive Escreveu:...
jasafara Escreveu:>Votação condicionada por uma qualquer distribuição (Normal, T-Student, outra) em relação a uma média móvel da classificação média das caches votadas OU votação livre tipo GCVote.
Votação condicionada faz-me alguma confusão. Por exemplo esta cache em que os primeiros visitantes tiveram uma má experiência e
levaram chumbo. Suponhamos que eram 20 tipos, encontravam a cache e todos lhe tinham atribuído 1 ponto. Afinal aquilo tinha sido um episódio isolado, e a cache feita de dia era tipo uma Fenda da Calcedónia, só que em melhor. Os visitantes seguintes só lhe poderiam atribuír 3 ou 4 pontos porque estavam condicionados pelos votos anteriores...
Isto é um exemplo extremo, obviamente, mas condicionar um voto é sempre perigoso.
jasafara Escreveu:>Votação pública VS Votação secreta VS Cada um poder indicar se quer tornar as suas votações públicas ou não.
Uma votação pública, aumenta os ratings, porque ninguém quer arranjar inimizades com isto. Uma votação secreta, permite umas represáliazitas. Não há métodos perfeitos

Sobre esta questão quero deixar mais uma vez a minha posição mas mais clarificada.
Sem sistema de balizamento de votos, a tool que se implementar será um GCVote em BOM, SE e SÓ SE for percepcionado pelos geocachers como um sistema de classificação individual de caches. Se como cá em Portugal (e no GeoPT) se pretender utilizá-lo para hierarquizar e premiar caches o sistema será um retrocesso em relação às fórmulas actuais...
Isto porque se o GCVote é um factor que merece entrar na ponderação das fórmulas, é por ser relativamente pouco conhecido e utilizado principalmente por geocachers mais antigos e mais imparciais.... Se os favoritos merecem estar na ponderação das fórmulas (e com o maior peso) é porque só permitem premiar 10% das caches e estão restritos a PM (que sempre faz algum filtro sobre a impulsividade dos geocachers).
Se os substituirmos por um sistema de utilização universal e bem divulgado sem nenhum condicionamento herdará os piores defeitos dos dois, permitido premiar de forma desproporcionada todas as caches que queremos favorecer e prejudicar de forma também desproporcionada todas as caches que queremos boicotar...
O sistema proposto tem de ser bem explicadinho, mas o exemplo que tu dás não seria bem assim. O condicionamento de votos seria feito entre TODAS as caches que um geocacher tinha votado e não em relação à cache PARTICULAR que estava a votar.
Se uma cache fantástica por razões conjunturais estivesse com um má média, isso iria influenciarum pouco a média global de todas as caches que votastes, mas se tiveres mantido uma distribuição uniforme de votos até ali, terias margem de manobra para poderes corrigir a questão e daares á cache a votação REAL que achas que ele deve ter.
Isto só com uns exemplos mais concretos é que se consegue explicar melhor. Vou ver se no fim de semana trato disso.
MAS sem condicionamento de votos, e sujeito a confirmação na real, acho que o sistema não deve ser implementado...
Quanto à divulgação pública ou não, não acho muito importante se os votos forem condicionados. Se o não forem a divulgação pública diminuirá o perigo de votos negativos falsos, mas inflacionará os positivos. Se não forem condicionados nem públicos é o que eu disse antes. NÃO por favor!
Compreendo que a divulgação das votações pode criar alguns problemas em gerir as classificações mais baixas. Uma hipótese era só serem divulgadas as positivas (percentil >=50 ou classificação >=5 (que se as classificações forem bem feitas deve ir ai para o percentil 75 pelo menos)) ou as muito positivas (percentil 90 para cima, o equivalente aos actuais favoritos...).