Munzees chegam ao Geocaching.com

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #21 a sábado 28 jan 2012, 02:10 

Re: QR-codes chegam ao Geocaching.com

IDILIO49 Escreveu:
btrodrigues Escreveu:O título do post está incorrecto e pode induzir as pessoas em erro. Os munzees não chegaram ao geocaching.com. O que a cache em causa tem é um QR-code. Ora, um Munzee é um QR-code mas um QR-code não é obrigatoriamente um Munzee. Pode-se codificar praticamente qualquer quantidade de texto aleatório num QR-code. Pedia assim à equipa de moderadores que corrigisse esse GRANDE pormenor.

Isso é apenas o ponto de vista legal da coisa. Na prática é a mesma coisa diferenciando-se apenas pela empresa que o comercializa...PEQUENA diferença.

Ahhh e já agora quando é necessário utensílios especiais não deve ser Terreno 5? [:o)]

IRRA!
DE UMA VEZ POR TODAS:

IDÍLIO:

OS QR-CODES FORAM "INVENTADOS" EM 1999/2000. São um PADRÃO, uma NORMA, usados para um sem fim de coisas. Uma forma de codificar informação.

O GEOCACHING FOI "INVENTADO" EM 2000. Nunca foi proibido o uso de QR-Codes em qualquer um dos passos de uma cache, seja qual for o seu tipo. Eu sei, eu disse-te. estou a tentar fazer-te perceber isso desde o início. É permitido.

OS MUNZEES FORAM "INVENTADOS" EM 2011. Consistem na codificação de um URL (munzee.com/qqcoisa) e o acesso ao site dá "pontos". O site tem fins comerciais -> o geocaching.com não permite a utilização da marca "munzee" ou de munzees (os tais URL do site, codificados) nas suas páginas.

É preciso um smartphone para descodificar um munzee? SIm, mas podes fazê-lo à mão, lendo o documento que especifica o formato do padrão. Podes usar uma miríade de ferramentas online para o fazer. Usas o que te der na cabeça. Um smartphone é uma "ferramenta" mais comum que um escafandro, um arnês, um baudrier, um conjunto de cordas. Uma criança de 3 anos consegue apontar um smartphone para um QR code e obter a informação lá contida - e no entanto tu insistes em choramingar com a exigência de equipamento especial. E agora vens falar de terreno 5?

Não tens mais nada para fazer? Louça para lavar ou uma cena assim?
--
BR

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #22 a sábado 28 jan 2012, 02:18 

Re: QR-codes chegam ao Geocaching.com

btrodrigues Escreveu:Não tens mais nada para fazer? Louça para lavar ou uma cena assim?

Tu é estás a insistir em "responder" sem acrescentar valor... lêr eu sei e já o fiz há não sei quantas mensagens atrás...
Link para as regras da Groundspeak a dizer que é legal, há? Se não houver não te maces a responder, podes ir lavar a louça... [:D]
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #23 a sábado 28 jan 2012, 02:36 

Re: Munzees chegam ao Geocaching.com

Oh homem... eu sou revisor do geocaching.com. Eu SEI que é permitido. Eu PUBLIQUEI a cache. O valor que acrescento foi esse. Disse que é permitido. Disse que é legal. Disse que pode ser usado em toda e qualquer cache.

Queres o quê? Um documento assinado?

PS: jantei em pratos de papel :P
--
BR

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #24 a sábado 28 jan 2012, 09:28 

Olha aqui mais dois centimos...

Eu acho que essas caches são um valor acrescentado ao "normal".
Se não a conseguimos/podemos fazer para já, fazemos daqui a uns meses quando se proporcionar. É mesmo assim.
Ainda não fiz nenhuma chirp por não ter material para isso, como ainda não subi a nenhuma árvore, como ainda não fui a nenhuma ilha, como muitas outras coisas...
Tenho uma wherigo publicada, com mais favoritos que todas a minhas outras juntas, e já tenho planos para mais três! Tenho a certeza que se a wherigo fosse uma multi, nem metade dos favoritos lá estava, por isso, o pessoal aprecia essas diferentes. A WI-FI em Lisboa só pode ser descoberta se... tiveres WI-FI... isso é mais difícil que ter um smartfone... tens de ter net... E estava nas melhores da década.
Em Lisboa há pelo menos duas com códigos para serem lidos dessa maneira. Uma em Caneças e outra perto do Colombo e nunca ouvi dizer que viesse daí mal ao mundo.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #25 a sábado 28 jan 2012, 11:12 

RuiJSDuarte Escreveu:A WI-FI em Lisboa só pode ser descoberta se... tiveres WI-FI... isso é mais difícil que ter um smartfone... tens de ter net... E estava nas melhores da década.

Já agora, conheces muitos smartphones sem wi-fi? E muita gente que para além de não ter um smartphone também não tenha um portátil (e faça Geocaching) ?
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #26 a sábado 28 jan 2012, 12:59 

Algumas... :) além de que isso não é relevante, parece-me.
Eu, até à data em que fiz a dita cache, não tinha nem um nem outro.
Ora, fiz a cache a 20/08/2011 e comecei a fazer geocaching em 06/01/2010, portanto, mais de um ano e meio depois.

Large
Large

Registado: quarta 13 abr 2011, 13:32

Mensagem Post: #27 a sábado 28 jan 2012, 18:03 

Até pensei usar Munzees mas tem uma grande contra:

Não é o caso de ter smartphone, mas 1º Tem de ter rede ou wi-fi e 2º Se estar no estrangeiro fica muito caro usar base de dados em Roaming.

Usar RQ code em Geocaching é boa ideia, não como alternativa mas como addição de informações.
Today is a good day to cache!
http://cotochris.squarespace.com

Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 23 jan 2011, 13:05

Mensagem Post: #28 a sábado 28 jan 2012, 19:27 

Tenho uma cache que tem "chirp", http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=08d35369-e8ff-457d-932d-7e19713d38f5 mas tambem pode ser feita normalmente. Assim quem não tiver equipamento compatível com o "chirp" pode fazer a cache sem problema. Como não tenho equipamento que leia QR code, as que tenham essa codificação, não as poderei fazer [:P] ...
ImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:46

Mensagem Post: #29 a sábado 28 jan 2012, 20:51 

jotapesantos Escreveu:Tenho uma cache que tem "chirp", http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=08d35369-e8ff-457d-932d-7e19713d38f5 mas tambem pode ser feita normalmente. Assim quem não tiver equipamento compatível com o "chirp" pode fazer a cache sem problema. Como não tenho equipamento que leia QR code, as que tenham essa codificação, não as poderei fazer [:P] ...

Se não tiveres material de escalada, não consegues fazer a tremelgo.
Se não sabes nadar, não podes fazer a h2o ( é esta, certo?).
Se tens medo de alturas, não podes fazer a Topo das telecomunicações.
Se não conseguires ver estereogramas, não consegues fazer a Estereograma.
...
...
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #30 a sábado 28 jan 2012, 21:03 

Lopesco Escreveu:Se não tiveres material de escalada, não consegues fazer a tremelgo.

Errado. Dá para fazer com uma corda amarrada ao pára-choques dum jipe.
Lopesco Escreveu:Se não sabes nadar, não podes fazer a h2o ( é esta, certo?).

Errado. Podes tentar pescá-la com uma cana, ou então aguardar pelo refluxo da água antes de um Tsunami.
Lopesco Escreveu:Se tens medo de alturas, não podes fazer a Topo das telecomunicações.

Errado. Vais de olhos vendados, é sem espinhas.
Lopesco Escreveu:Se não conseguires ver estereogramas, não consegues fazer a Estereograma.

Errado. Há programas informáticos que decifram os esterogramas sem os conseguires ver...

... assim como há programas informáticos que decifram os QRCodes sem precisares de um smartphone. Uma máquina fotográfica servirá para o captar e decifrá-lo no PC. Esta cache de 2007 já implicava "essa tecnologia". No meu caso, resolveu-se com uma ida ao ponto inicial para o fotografar e depois de o decifrarmos no PC, voltámos para procurar a cache. Feita a dois tempos, sem dramas :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes