ANG - Associação Nacional de Geocaching

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: quinta 15 abr 2010, 11:20

Mensagem Post: #41 a segunda 21 jun 2010, 18:08 

Re: ANG - Associação Nacional de Geocaching

ang Escreveu:Devido a muitos comentários errados e algumas dúvidas achamos por bem vir esclarecer o seguinte:

Este é um projecto que já vem a ser trabalhado à mais de um ano e pouco, não foi algo que nos passou pela cabeça agora.
A A.N.G. é uma associação sem fins lucrativos e o seu principal objectivo será a promoção do Geocaching em Portugal bem como defender os interesses de todos os seus associados.

Da sua fundação fazem parte o Carlos Monho, Nuno Veríssimo e Tânia Costa.
Brevemente publicaremos os nossos estatutos, contactos e os restantes corpos sociais,estejam atentos ao site oficial da A.N.G.
Temos em curso diversas negociações de protocolos para o beneficio da comunidade.

Esta associação é totalmente independente da GeocacherZONE & GZ Portugal.

Todos os dados obtidos através no nosso site (http://www.ang.pt) serão utilizados única e exclusivamente pela associação e para promoção, divulgação e apoio ao seus associados.

O que vos pedimos é o beneficio da duvida.

Estamos abertos a qualquer tipo de opinião e sugestões, os quais agradecemos desde já.
Podem nos contactar atraves do email: contactos@ang.pt

Obrigado,
Associação Nacional de Geocaching

Vocês não têm é vergonha nenhuma na cara e este post é declaramamente mentiroso. Não tenho problemas nenhuns em o afirmar. E já que falam sobre andar hà um ano a falar disto, então digo eu que há um ano fazia parte dessa coisa e digo-vos que sempre que falamos sobre o assunto referimos que era eticamente reprovável a geocacherzone aproveitar-se do vazio e ser ela a dar corpo à associação, se a tivessem, a ética e a vergonha, não se metiam nisto à revelia de todos os outros geocachers.
Desafio-vos a publicarem os estatutos que vão fazer aprovar sem conhecimento de todos, isto é a comunidade, e mais desafio-vos a mostrarem que protocolos e negociações é que têm em cima da mesa para "benefício da comunidade" . E vos garanto que se forem limpos, claros e de facto úteis e construtivos para o aparecimento de uma associação de geocachers nacionais até eu assino. Sabem, os srs sócios fundadores, que me tenho batido por isso em diversas ocasiões.

Publiquem e façam os estatutos serem discutidos e conhecidos antes de os fazerem ser aprovados. Mostrem como é que as assembleias e os orgãos da direcção serão escolhidos no futuro. Refiram como é que explicitamente se separam as àguas entre o que é o interesse privado e o interesse associativo. E finalkmente acho que isto diz tudo "

ang Escreveu: Nuno Veríssimo e Tânia Costa.
Brevemente publicaremos os nossos estatutos,

Até lá pedir o benefício da dúvida só serve mesmo para ... enfim.

Paulo Lopes

Large
Large

Mensagem Post: #42 a segunda 21 jun 2010, 18:17 

PLnauta Escreveu:
ang Escreveu:Devido a muitos comentários errados e algumas dúvidas achamos por bem vir esclarecer o seguinte:

Este é um projecto que já vem a ser trabalhado à mais de um ano e pouco, não foi algo que nos passou pela cabeça agora.
A A.N.G. é uma associação sem fins lucrativos e o seu principal objectivo será a promoção do Geocaching em Portugal bem como defender os interesses de todos os seus associados.

Da sua fundação fazem parte o Carlos Monho, Nuno Veríssimo e Tânia Costa.
Brevemente publicaremos os nossos estatutos, contactos e os restantes corpos sociais,estejam atentos ao site oficial da A.N.G.
Temos em curso diversas negociações de protocolos para o beneficio da comunidade.

Esta associação é totalmente independente da GeocacherZONE & GZ Portugal.

Todos os dados obtidos através no nosso site (http://www.ang.pt) serão utilizados única e exclusivamente pela associação e para promoção, divulgação e apoio ao seus associados.

O que vos pedimos é o beneficio da duvida.

Estamos abertos a qualquer tipo de opinião e sugestões, os quais agradecemos desde já.
Podem nos contactar atraves do email: contactos@ang.pt

Obrigado,
Associação Nacional de Geocaching

Vocês não têm é vergonha nenhuma na cara e este post é declaramamente mentiroso. Não tenho problemas nenhuns em o afirmar. E já que falam sobre andar hà um ano a falar disto, então digo eu que há um ano fazia parte dessa coisa e digo-vos que sempre que falamos sobre o assunto referimos que era eticamente reprovável a geocacherzone aproveitar-se do vazio e ser ela a dar corpo à associação, se a tivessem, a ética e a vergonha, não se metiam nisto à revelia de todos os outros geocachers.
Desafio-vos a publicarem os estatutos que vão fazer aprovar sem conhecimento de todos, isto é a comunidade, e mais desafio-vos a mostrarem que protocolos e negociações é que têm em cima da mesa para "benefício da comunidade" . E vos garanto que se forem limpos, claros e de facto úteis e construtivos para o aparecimento de uma associação de geocachers nacionais até eu assino. Sabem, os srs sócios fundadores, que me tenho batido por isso em diversas ocasiões.

Publiquem e façam os estatutos serem discutidos e conhecidos antes de os fazerem ser aprovados. Mostrem como é que as assembleias e os orgãos da direcção serão escolhidos no futuro. Refiram como é que explicitamente se separam as àguas entre o que é o interesse privado e o interesse associativo. E finalkmente acho que isto diz tudo "

ang Escreveu: Nuno Veríssimo e Tânia Costa.
Brevemente publicaremos os nossos estatutos,

Até lá pedir o benefício da dúvida só serve mesmo para ... enfim.

Paulo Lopes

Quis acrescentar isto e já não fui a tempo.
Também eu fui contactado para dar inicio aos trabalhos de criação de uma associação, na sequência das discussões que fui tendo ao longo destes tempos de geocaching. Amanhã aparecerá a Associação Portuguesa de Geocaching, depois de amanhã a Associação de Geocachers do Norte, etc, etc.... por aí fora.
Começar a associação desta forma é a pior maneira de o fazer.

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #43 a segunda 21 jun 2010, 18:47 

Não quero meter em causa os objectivos de quem fundou a Associação, mas uma dúvida...

Dizem que foram 3 que fundaram, mas não são precisos 9?

3 para a Direcção, 3 para Assembleia Geral e 3 para o Conselho Fiscal?

Já agora, onde está a publicação da escritura da Associação? É que procurei nas publicações do minitério da justiça mas não encontrei... podem enviar link sff?

Cláudio da dupladepeso
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 28 abr 2010, 15:10

Mensagem Post: #44 a segunda 21 jun 2010, 19:27 

Cheira me a esturro ( Comer Pipocas ) :twisted:
Rock Hard Ride Free!

Micro
Micro

Registado: quarta 28 abr 2010, 23:52

Mensagem Post: #45 a segunda 21 jun 2010, 21:20 

Nao queria mandar mais achas para a fogueira, mas há algo que me está aqui a causar impressão.

Supostamente esta associação, a ser criada, vai agir em prol dos interesses do seus associados, no que respeita em decisões a tomar que impactem o geocaching nacional. Ora bem, não sendo eu associado, estas mudanças, muito provavelmente vão ter impacto no MEU geocaching. Não será possível que o MEU geocaching comece a ser alterado pelas decisões tomadas no VOSSO geocaching, mesmo contra a minha vontade?

Um dos assuntos que me preocupa, mas que não é o único, é a clandestinidade associada ao GC. Eu gosto das coisas como estão. Gosto do crescimento da comunidade com o passar de boca em boca, gosto de andar a fazer figuras tristes para que os transeuntes que passam não saibam que ando à procura da caixinha, gosto de ser o maluquinho dos tupperwares.Temo que esta associação venha a publicitar, e a banalizar, o GC. Já basta a GroundSpeak a fazer publicidade no facebook. Não quero que fiquem a pensar que sou um velho do Restelo. Eu não sou contra a mudança\evolução do Geocaching, mas não vejo nada de bom a vir desta mudança em específico.

Não se esqueçam que este geocaching é de todos NOS. Não façam disto o VOSSO geocaching.

Raspa

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:10

Mensagem Post: #46 a segunda 21 jun 2010, 21:34 

PLnauta Escreveu:Amanhã aparecerá a Associação Portuguesa de Geocaching, depois de amanhã a Associação de Geocachers do Norte, etc, etc.... por aí fora.

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidencia...

Atenção eu estava a brincar no meu ultimo post, eu já sou associado de uma "associação" de geocaching, pago vinte e tal euros para uns americanos que gerem a actividade, e fornecem umas coordenadas as vezes bem engraçadas...

Sérgio
Imagem

Large
Large

Mensagem Post: #47 a segunda 21 jun 2010, 21:48 

Raspa Escreveu:Nao queria mandar mais achas para a fogueira, mas há algo que me está aqui a causar impressão.

Supostamente esta associação, a ser criada, vai agir em prol dos interesses do seus associados, no que respeita em decisões a tomar que impactem o geocaching nacional. Ora bem, não sendo eu associado, estas mudanças, muito provavelmente vão ter impacto no MEU geocaching. Não será possível que o MEU geocaching comece a ser alterado pelas decisões tomadas no VOSSO geocaching, mesmo contra a minha vontade?

Um dos assuntos que me preocupa, mas que não é o único, é a clandestinidade associada ao GC. Eu gosto das coisas como estão. Gosto do crescimento da comunidade com o passar de boca em boca, gosto de andar a fazer figuras tristes para que os transeuntes que passam não saibam que ando à procura da caixinha, gosto de ser o maluquinho dos tupperwares.Temo que esta associação venha a publicitar, e a banalizar, o GC. Já basta a GroundSpeak a fazer publicidade no facebook. Não quero que fiquem a pensar que sou um velho do Restelo. Eu não sou contra a mudança\evolução do Geocaching, mas não vejo nada de bom a vir desta mudança em específico.

Não se esqueçam que este geocaching é de todos NOS. Não façam disto o VOSSO geocaching.

Raspa

Raspa,

existem diversas razões para que exista uma Associação de Geocachers. A mais importante é a de servir de canal de ligação com entidades oficiais, que não a Groundspeak, já que esta, não reconhece nem fomenta o aparecimento de associações e outras organizações dedicadas ao geocaching.
Existem outras vantagens e decerto tb algumas desvantagens, sendo que uma delas será uma certa visibilidade oficializada do jogo e dos praticantes. Mas isso eu pessoalmente acho que é inevitável. Essa visão de alguém a fazer algo clandestino é bonita e romântica, e é possível de sentir em determinadas circunstâncias, mas receio seja um pouco difil de manter.

Seja qual for a Associação criada, ela não terá implicações no teu geocaching pela simples razão de que o geocaching como tal é pertença de uma empresa norte-americana. Não é possível, por exemplo uma associação ditar regras sobre a colocação de caches, sobre a admissão de novos geocachers, etc... Tudo isso são coisas que a Groundspeak não cederá a uma qualquer associação nacional, regional e/ou local... existem exemplos.

O problema aqui é que a associação a existir deve ser discutida e debatida entre todos, ou pelo maior número possível de pessoas. Geocachers que como eu acham que deve existir e geocachers que como tu acham que não é necessária. Os foruns existem para isso. E são dois, caramba. Não custava nada!

Os meus posts aqui publicados podem ter uma leitura que eu não quero. Eu sou 100% a favor da existência de uma Associação. Mas nunca desta coisa criada à pressa e à revelia de um grupo (para não falar dos interesses cruzados e de outras coisas mal contadas).

Aliás as pessoas que supostamente a estão a criar devem-no a todos os que fazem geocaching. São o que são porque outros os apoiaram e apoiam e lhes facultaram acesso a muitas coisas. Se são pessoas sérias a primeira coisa que deviam fazer, era publicar os estatutos e submetê-los a uma discussão alargada. Fazer aprová-los sem um consenso alargado é que é um erro enorme. Digo mesmo é até ofensivo para uma associação que se diz NACIONAL.

Paulo

Micro
Micro

Registado: quarta 28 abr 2010, 23:52

Mensagem Post: #48 a segunda 21 jun 2010, 22:24 

Olá Paulo.

Pelos teus posts eu percebi a tua posição. Tu és contra a forma, eu sou contra o conceito. Mas como já disse num post anterior, vou esperar para ver, mas entretanto acho salutar que se vá discutindo este assunto que é do interesse de todos os praticantes de geocaching desta terrinha à beira mar plantada. Acho que o ponto fulcral aqui é mesmo o "TODOS". Se reparares bem, mesmo o número total de geocachers que participam nos dois forums é uma ínfima parte do universo nacional. Não terão essas pessoas voto na matéria? Será mais injusto não avisar ninguém, do que avisar apenas uma amostra da população? A meu ver, a participação nos forums, quer seja nestes dois, quer no da groundspeak, não é obrigatória. Assim a título de exemplo, seria muito mais justo mandar uma PM a TODOS os geocachers Portugueses através do geocaching.com a avisar do aparecimento da ANG.

Por outro lado tenho algum receio a que se crie (mais) uma segmentação natural na população geocachiana. Temo que esse canal de ligação com entidades oficiais que referiste, seja para uso exclusivo dos sócios. Prevejo o dia em que ando à procura de uma cache num qualquer parque público quando um segurança me pergunta: "- É Geocacher? Deixe-me ver o cartão de sócio."

Quanto ao assunto da clandestinidade, eu sei que é algo romântico e platónico, com tendencia a desaparecer. Mas gostava que fosse um desaparecimento natural. Não queria que fosse apregoado em voz alta para toda a gente ouvir.

Peço desculpa se o meu tom parece demasiado agressivo (neste, ou noutros posts). Não estou aqui para atacar ninguém, mas sim para discutir estes assuntos

Pedro

Geocoin
Geocoin

Registado: quinta 15 abr 2010, 10:54

Mensagem Post: #49 a segunda 21 jun 2010, 22:57 

Eu creio que tenho outro ponto de vista...

acredito que só entrará para a associação quem acreditar no projecto, isto faz com que apenas seja considerada nacional pelos próprios praticantes se tiver um mínimo de credibilidade.

Sendo assim não me faz comichão nenhuma ser fulano A ou B a começar a associação, pois acredito se não for do agrado de muitos essa mesma associação cai ou é criada outra paralela com o mesmo objectivo.

Por outro lado, o facto de se tornar mais visível é certamente um revés para muitos de nós que fomentam a parte da "clandestinidade", mas continuo a dizer vou esperar para ver do que aqui sai talvez com a mesma se consiga ainda melhorar mais o próprio jogo... quem sabe.

Micro
Micro

Registado: quinta 29 abr 2010, 18:48

Mensagem Post: #50 a segunda 21 jun 2010, 23:19 

Cheguei aqui e pensei que este era um tema sobre Futebol e arbitragens na Liga portuguesa, mas constatei não haver referências a árbitros e ou jogadas, clubes e jogadores. 1ª hipótese posta de parte.

Tive entretanto uma ideia luminosa. Isto é uma acta de uma sessão plenária da AR. Bom! Mas existe referência a nenhum político conhecido nem a nenhum membro do governo, nem mesmo ao Pacheco Pereira!!!

Finalmente percebi! Estava em Portugal num fórum de geocaching!!!

Agora falando sério: Não faço a mínima ideia sobre se é vantajoso ou não existir uma associação de geocaching, portanto vou aguardar tranquilamente para ver e depois tirarei as devidas elações.

Felizmente que uma parte significativa de postes foge à prática nacional de maldizer e mantém uma postura cautelosa quanto ao assunto em apreço. Mas, infelizmente, nem todos conseguem sair do fado português e com argumentos que se me afiguram terem um background pouco claro com histórias de "outros carnavais".

Pois finalizo, partilhando da filosofia do Filipe, aconselhando a poesia, neste caso com Álvaro de Campos e a "Tabacaria" ( a referência não tem intuitos comerciais):
Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates!

E agora vou fazer uns founds porque há caches à minha espera e depois os respectivos logs.

[ Post made via GeoPT Mobile ] Imagem
Imagem
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante