Ora então vamos lá falar do finalista "Geocacher muito, mas mesmo muito fixe, com muitos, mas mesmos muitos amigos!"
sub-categoria : Até os comemos, carago!
tags : Tomem e embrulhem, lobbys de Leiria e Ribatejo e analistas de sofá de Lisboa - O porto é uma Nação! - Bibó Porto e o Pinto da Costa!
Ou seja e em resumo do único finalista que não é um geocacher de dimensão nacional, mas si e apenas regional.
E o que é que para mim é necessário que um geocacher tenha dimensão nacional?
Com certeza que não é que seja de Lisboa, como o pimigas insinua. Porventura será em Lisboa que há mais geocachers com dimensão regional ou simplesmente sem dimensão nenhuma...
Para ter dimensão nacional terá de na minha opinião ter pelo menos uma desta características (que por si não é suficiente...):
1) Presença assídua nos fóruns (geocaching@pt e/ou geopt) o que permitirá que seja conhecido pela maioria dos geocachers.
2) Ser um owner verdadeiramente de dimensão nacional. Vamos considerar aqui para simplificar que isso quer dizer ter caches em mais de metade dos distritos de Portugal.
Sabem quantos há? Eu digo. SEIS. E quem são? almeidara, danieloliveira, eterlusitano,MAntunes, Team Ribeiro e o touperdido. Já agora o Team Ribeiro é o vencedor absoluto com 19. O clcortez tem em 10 e os GreenShades em 8.
3) Ser um dos chamados dinossáurios que fazem parte da história do geocacher em Portugal. Caso de alguns dos finalistas e de outros nomeados.
Ou seja não se é um geocacher nacional por ter caches
feitas em muitos distritos ou muitos países.
Por mim e pelos critérios acima apenas o OverdoseNesquik não se encaixa claramente em nenhum e por isso eu não o considerar um Geocaching Nacional. Aliás e para mim e como não considerava o 3º critério como suficiente em si para que um geocacher pudesse ser finalista, o que no meu critério excluía os GreenShades, só encontrei NOVE geocachers nacionais dentro os nomeados. OITO foram finalistas e para mim o NONO devia ser incontestavelmente o almeidara (podemos ver depois em detalhe por quê, mas o que não negarão é que ele entra perfeitamente dentro dos meus critérios acima explicados). Assim faltava UM finalista. E foi por isso que apostei no ftomar, UM GEOCACHER REGIONAL.
Porque é que o escolhi a ele? Se virmos por um critério importante, os favoritos nem seria o que estava mais bem colocado...

E apostei nele porquê? Porque depois de ter racionalizado os outros que para mim seriam os NOVE incontestáveis finalistas Nacionais, me apeteceu apostar num pela emoção. Assim apostei no ftomar por ser um geocacher REGIONAL de referência com que tinha empatia... Mas mesmo que tivesse apostado do que agora me parece lógico ou seja o touperdido teria perdido. E porquê? Por uma razão muito simples. Porque quase todos os votantes reservaram uns votos para nomeados "muito, mas mesmo muito fixes" e aí o OverdoseNesquik ganhou fácil, porque embora não seja detentor de nenhum critério claramente objectivo que o pudesse tornar candidato a finalista (caches, favoritos, etc.) é detentor de critérios muito mais importantes a nível REGIONAL. Ou seja.
1) É o geocacher do NORTE com mais founds a seguir ao eter (apenas 26º a nível nacional, mas 2º a norte do Mondego...). Ou seja os owners de lá estão habituados a verem os seus logs.Pode-se dizer que a esse nível é o Prodrive do Porto
2) É o geocacher do NORTE mais presente em eventos a seguir à sua "madrinha" Silvana. E como todos dizem deve ser mesmo um tipo "muito, mas mesmo muito fixe" o que lhe dá muita visibilidade REGIONAL. Aposto que frequenta os "Cimbalinos" todos...
3) Faz parte de um "gang" que passa regularmente férias juntos. Já foram a Marrocos e à Turquia. À semelhança das lojas maçónicas (agora na barra a Mozart49) os seus membros protegem-se e promovem-se entre si. Por alguma razão decidiram privilegiar o Overdose em vez do almeidara que também faz parte do "gang"...
4) Depois beneficiou do claro complexo de inferioridade que a maior parte do pessoal do Norte tem em relação a Lisboa. Protegem-se com espírito de corpo contra o centralismo da capital.
5) Mas principalmente ganhou porque foi o geocacher regional "muito, mas mesmo muito fixe" que teve mais "muitos, mas mesmo muito amigos"
Quero com isto disser que o OverdoseNesquik foi um finalista injusto? Nada disso. Foi muito mais justo que que os GreenShades e muito melhor do que alguns geocachers REGIONAIS que faziam parte dos nomeados. É um geocacher de referência para o pessoal do Norte que se pode queixar que por razões históricas os outros finalistas estão quase todos a Sul. Tinham o Eterlusitano que esse sim é um Geocacher do NORTE que é verdadeiramente um Geocacher NACIONAL. Com esta segunda nomeação, equilibram só mais um pouco os pratos da balança. Teve também o efeito positivo de eleger um geocacher "moderno", da última geração antes de a grande maioria dos geocachers "contemporâneos" terem surgido.
Assim e em conclusão o OverdoseNesquik é o único finalista eleito APENAS por ser um "tipo muito, mas mesmo muito fixe e com muitos, mas mesmo muito amigos" sendo um Geocacher REGIONAL que não se distingue por parâmetros quantitativos, mas sim qualitativos. E sabe Deus o bem que faz ao Geocaching haver geocachers assim
Cumprimentos e parabéns ao OverdoseNesquik e um grande abraço para o pessoal do NORTE