Na minha opinião, para estar a alterar um sistema que mede o Terreno de 1 a 5 por outro que faz a mesma coisa, mais vale estar sossegado, ainda que se modifiquem os critérios todos e mais alguns. Nunca vamos saber se o Terreno é de nível 4 porque tem uma subida íngreme que é preciso escalar, ou se é porque é preciso andar 10km por um trilho, ou se é porque tem um silvado que é preciso atravessar, ou se está no topo de um poste com 2,5mts de altura no meio de uma avenida...
A proporcionar uma alternativa/complemento da classificação teria que ser um sistema que não misturasse todos os factores num só número.
Se procurarmos nos infames Livros da Sabedoria
![Black Eye [B)]](./images/smilies/icon_smile_blackeye.gif)
(agora Centro de Ajuda) encontramos
explicações muito simples e nada complicadas acerca dos níveis de Terreno e Dificuldade.
Pessoalmente não abdicaria desta análise, mas no terreno dava-me muito jeito ter mais informações.
Se olharmos para o
Sistema de Classificação de Geocaches conseguimos retirar 4 perguntas relacionadas com a classificação de Terreno (removendo aquela de pernoitar...) e dividem-se em 4 factores: Distância, Tipo de Piso, Vegetação e Declive.
Cada uma das perguntas tem 4 respostas possíveis, desde um nível 1 até 4 se olharmos com atenção e fizermos alguns testes.
E com esta trapalhada toda onde é que quero chegar?
Precisamente aqui:
Dá-me muito mais jeito saber que o Terreno é 2312 do que saber que o Terreno é 3...
Assim saberia que ia ter que andar
Cerca de 1 Km a 3 Km, iria encontrar um piso que
Pode ser gravilha, areia, lama, etc. Pode ser o trilho de um animal. Se usar uma bicicleta, é melhor que seja uma de todo-o-terreno., praticamente sem vegetação e que
As inclinações são ligeiras. Ainda é possível subir a encosta montado numa bicicleta...
E agora poderia incluir várias combinações que resultem igualmente em Terreno 3 mas bastante diferentes desta que dei, mas não o vou fazer porque tenho que ir ali recolocar uma cache...
Acho que seria um bom complemento de informação para a página de uma cache, como um que inventei para
classificar o tipo de estrada até ao estacionamento...