por Valente Cruz
Ora bem, aproveito para deixar também a minha opinião.
Em relação a nomeações, naturalmente que é difícil chegar a um consenso absoluto, mas parece-me que no final, e tal como aconteceu no ano passado, não haverá grandes dúvidas em relação às finalistas.
Em relação à eleição da(s) cache(s) vencedora(s), gostaria de mandar um bitaite para o ar e deixá-lo à discussão. Não sei se já é feito ou mesmo se poderá ser aplicado. É no sentido de proporcionar, na minha opinião, uma discriminação positiva em relação às caches que têm menos visitas.
Talvez com um exemplo seja mais fácil de perceber:
A Cache A tem 20 founds e recebeu votos de 15 dos geocachers (independentemente do valor individual atribuído).
A Cache B tem 100 founds e recebeu votos de 20 dos geocachers (independentemente do valor individual atribuído).
Penso que poderia haver um factor multiplicativo, e de discriminação positiva, que valorizasse a Cache A que tem uma "aceitação" de 75% em relação à Cache B que tem uma "aceitação" de 20%. Poderia ser feito até por escalas de percentagem: 0% - 19% então multiplicava-se o total de pontos por 1,1 (o número é meramente ilustrativo). De 20% a 40% então multiplicava-se por 1,2 e etc.
Ou seja, trocado por miúdos "futebolísticos", tratava-se de aplicar algo semelhante ao que é feito para a eleição do melhor marcador dos campeonatos europeus de futebol, em que cada país tem um factor multiplicativo distinto.