Dif ***** / Ter *

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: prodrive, hulkman

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #1 a domingo 30 out 2011, 20:48 

Dif ***** / Ter *

A atribuição da dificuldade de uma cache parece-me ser a caracterização normalmente menos objectiva...

Deixando de lado as:

(evento-) Em que o atributo na maior parte das vezes não faz sentido.
(unknown-) Pois na maior parte das vezes a dificuldade tem mais a ver com a resolução do mistério do que com o encontrar a cache.
Terr > Imagem Pois na maior parte das vezes a dificuldade duplica o terreno de forma inapropriada ou então quer dizer que são necessários apetrechos especiais e não tem propriamente a ver com a dificuldade em encontrar a cache.

Com Dif Imagem ou Imagem temos publicadas 27 caches, das quais 24 estão activas.

Imagem
[ordenadas por data de publicação]

Eu só fiz duas destas.
A House of Diamonds [Lisboa] - Mark V (em versão Mark II). Actualmente não sei onde estará mas a versão que encontrei tinha no máximo dificuldade Imagem.
A Ermida de S. Luis [Faro] já arquivada em que a dificuldade era apenas a de estar num sítio com muitos muggles e ter de se meter as mãos num sítio imundo...

Eu por mim a cache que me deu mais trabalho a encontrar até agora foi a As almas que está no meu ponto de vista bem classificada com Imagem.

Como acho que na maioria dos casos a classificação não tem nada a ver com a realidade este não é um factor que utiliza minimamente nem para escolher nem para evitar caches.

E no vosso caso:

1) O que acham da classificação das caches que já fizeram da lista acima ou na generalidade das classificadas com mais de Imagem
2) Qual foi a cache que já fizerem que vos foi mais difícil de encontrar?
3) É um factor que vos influencie a escolha das caches a fazer?
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #2 a domingo 30 out 2011, 23:26 

Re: Dif ***** / Ter *

Concordo inteiramente com a análise. Os owners tendem a atribuír uma Dificuldade elevada a uma cache de Terreno elevado, mesmo que o acto de encontrar a cache seja do mais óbvio e simples que possa haver. Uma espécie de retribuição pelo esforço físico despendido. Uma avaliação tremendamente errada a meu ver, pois estamos a falar de factores totalmente diferentes.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 22:11

Mensagem Post: #3 a segunda 31 out 2011, 21:27 

Sim, concordo com a análise geral :cry:

Muitas vezes os owners querem fazer uma cache difícil de encontrar mas isso não passa de uma avaliação pessoal que em vezes não bate nada certo com a realidade. Lembro-me de umas em particular disfarçadas de rocha [:D] em que os owners não olharam para o substrato onde iam esconder a cache :lol:
Geosomething or other
Imagem
Imagem
Imagem

Junta-te ao EarthCachers Anonymous

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 11:48

Mensagem Post: #4 a terça 01 nov 2011, 02:13 

jasafara Escreveu:

E no vosso caso:

1) O que acham da classificação das caches que já fizeram da lista acima ou na generalidade das classificadas com mais de Imagem
2) Qual foi a cache que já fizerem que vos foi mais difícil de encontrar?
3) É um factor que vos influencie a escolha das caches a fazer?

Atenção, opinião ligeiramente fora do mainstrem :twisted:

1)Acima das 3*, se for ou bom mistério ou bom container, pode ser, até pode não ser encontrada na primeira. Em geral gosto muito destas caches [^] . Mas se eu procurar alguma cache meia hora e sai uma micro ou nano vulgar, não gosto

2) Aqui posso até revelar mais detalhes porque acho que das top3 diffíceis (agora estou a falar de dificuldade de encontrar, não chegar ao sítio) duas ficam fora de Portugal. De todas as três acho, que até não são tão difíceis mas são nos sítios practicamente sem signal de GPS e faltam lhes dicas para dar qualquer orientação ao geocacher. A "top" é uma micro tipo sistema de rega, no chão, coberta com uma pedrinha num vale estreito no meio de floresta [xx(] Precisão de GPS 45m, sem dica, sem tamanho escolido. Demorámos 1h20min a dar com ela, juntaram se mais 9 geocachers, e tivemos de fazer duas telefonemas a até assim não a vimos. Dos piores [xx(]
Depois segue uma certa micro no muro com dificuldade 1/1 que não sei porque mas causou muita luta não só a nós :?:
... e depois segue uma not chosen no hint diff 4* (eu diria 5 a vontade) muio recente em Vila Real [(8)]

3) Primeiro factor - se eu consigo chegar até o GZ em segurança. Depois segue tudo resto - local interessante, boa fama da cache também, quer ser por causa do sítio em si ou container engraçado.

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 05 set 2010, 18:25

Mensagem Post: #5 a terça 01 nov 2011, 02:15 

Das que estão listadas só fiz a do Marégrafo do Porto e devo dizer que achei na altura estarem bem empregues as 5 estrelinhas de dificuldade,não só por ser um local onde está constantemente gente mas também porque é uma cache que está bem adaptada ao local na minha opinião =)
Penso que foi, juntamente com a Username (também no Porto) e a tal recente em Vila Real que a Shalmai refere, uma das que mais me custou (em termos de tempo "perdido") a fazer..claro que ao ver o listing reparo nas estrelinhas e acaba por ser um factor que influencia um pouco, não diria na escolha, mas no entusiasmo levado para a cachada ;)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #6 a terça 01 nov 2011, 02:43 

Deu um bocadinho mais de trabalho porque no excel de dia 29/10 ainda estava com Imagem ;)

(tradicional-) Vila Real: Ex-líbris do Marão

Realmente a hint é das que chateiam [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #7 a terça 01 nov 2011, 12:13 

Das que fiz aqui fica a minha ideia:
GC1APRW A alta dificuldade não se fez sentir, mas devido a estar colocada a cerca de 1 metro da esplanada do restaurante se calhar justifica-o. Pessoalmente penso que não. Apesar de mal tratada e arquivada ainda soma alguns founds (o meu incluído). Na altura ficámos indecisos entre removê-la de vez e fazer manutenção... Acabámos por fazer a manutenção. Agora vejo que devíamos tê-la removido...

GC1E010 Uma velhaquice do Toninho. Depois de ter quase ter desencadeado mais uma guerra civil no geocaching esta cache revelou-se muito complicada. Inexplicavelmente o erro do GPS teimava em mandar-me para cima da capela. Só quando as pilhas acabaram de vez, coloquei o GPS de lado e comecei a procurar logicamente é que a dita apareceu ao fim de 2 minutos. Não sei se mantém os moldes, mas se mantiver é de facto complicada de encontrar. 5 não digo mas talvez 4 é à vontade. Ao mesmo tempo é daquelas que com sorte e a aproximação certa até batemos logo lá com os olhos...

GC1P7FG Mais uma velhaquice do Toninho, aqui no seu melhor. Neste momento tenho a certeza que é mais fácil de encontrar porque o pessoal já vai preparado para uma dificuldade alta. O GZ com vários esconderijos possíveis não facilita e é preciso olhar em volta e pensar... E mais não digo.

GC1T8Z2 Esta é sem dúvida das caches mais vis, velhacas e bem disfarçadas que já tive o prazer de encontrar. Esta justifica plenamente as 5 estrelas. O disfarce é impossível de ser revelado só por si. Sem uma ajuda extra só é encontrada quando chegamos ao ponto de "apalpar tudo o que aparece pela frente". Juntando a isso temos um local extremamente frequentado temos das caches mais complicadas de fazer o Found.

E prontes, foram as que fiz... As outras, pode ser que um dia me cruze com elas e depois não encontro este tópico para vir cá fazer o relato...

Muitas vezes seria útil saber se a Dificuldade é relativa à dificuldade em encontrar o recipiente ou se se refere à descoberta do (unknown-) ou ao revelar das pistas da (multi-) , (letter-) ou (wig-) ... As (earth-) também podem ser bem complicadas de entender...

P.S.:
Queria também dizer que as hints por vezes não ajudam em nada, saindo desse modo da sua função de hint. Há por aqui um sr. do norte, alentejano por empréstimo que no seu inicio colocava hints que eram excertos de livros... Acho que a ideia era descobrir qual o livro e depois ir lê-lo para o GZ até que a hint fizesse sentido... [}:)]

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 05 set 2010, 18:25

Mensagem Post: #8 a terça 01 nov 2011, 15:19 

MightyReek Escreveu:GC1T8Z2 Esta é sem dúvida das caches mais vis, velhacas e bem disfarçadas que já tive o prazer de encontrar. Esta justifica plenamente as 5 estrelas. O disfarce é impossível de ser revelado só por si. Sem uma ajuda extra só é encontrada quando chegamos ao ponto de "apalpar tudo o que aparece pela frente". Juntando a isso temos um local extremamente frequentado temos das caches mais complicadas de fazer o Found.

Verdade! Só a encontrei porque entrei no modo "apalpanço" xD

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 11:48

Mensagem Post: #9 a terça 01 nov 2011, 22:18 

Kim13 Escreveu:
MightyReek Escreveu:GC1T8Z2 Esta é sem dúvida das caches mais vis, velhacas e bem disfarçadas que já tive o prazer de encontrar. Esta justifica plenamente as 5 estrelas. O disfarce é impossível de ser revelado só por si. Sem uma ajuda extra só é encontrada quando chegamos ao ponto de "apalpar tudo o que aparece pela frente". Juntando a isso temos um local extremamente frequentado temos das caches mais complicadas de fazer o Found.

Verdade! Só a encontrei porque entrei no modo "apalpanço" xD

E eu fui lá pelo menos 10x, penso que registei só 2 ou 3 DNF... Mas esta é uma das caches que apesar de serem difíceis acho fantásticas, o coiso que saiu aqui :shock: :shock: :shock: Maravilha. 4,5* justos e uma cache muito boa [^] . GOSTEI

Regular
Regular

Registado: sexta 11 mar 2011, 11:12

Mensagem Post: #10 a terça 01 nov 2011, 22:35 

Curiosamente não demorámos 5 min a encontrar esta.
O facto de termos feito a "E se fossem apenas dois?... [Vila Praia de Âncora]" deu-nos uma grande ajuda quanto ao método a usar na pesquisa...

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes