Acrescentei também as aldeias de Codeçais (sugestão do jpcenoura) e de Foz da Égua (sugestão da Lusitana Paixão)...
Mas fiquei com algumas reservas nas outras duas que foram sugeridas:
Chão SobralAldeia das DezGostaria de ter mais alguma opinião sobre estes casos e, nomeadamente, fazer também a seguinte reflexão:
- O que é uma aldeia típica? É uma aldeia antiga? Bonita? Que tem algum tipo de construção típica? Como se avalia isso? (o que é bonito para mim pode não ser para os outros, o que me parece típico pode ser uma aldeia perfeitamente banal para outros, etc).
A resposta a estas perguntas (e outras, eventualmente, do género) é importante para poder decidir o que incluir na badge. Inicialmente a bookmark continha apenas aldeias classificadas por entidades externas como sendo "típicas" (aldeias do xisto, por exemplo). Neste momento já conta com algumas outras que foram consideradas "típicas".
No caso da Aldeia das Dez, conheço o local, e não me lembraria de o incluir como Aldeia Típica. No entanto, admito perfeitamente que possa sê-lo. Os critérios é que me parecem um pouco vagos...
Espero não ter sido confuso e aguardo mais algumas opiniões, antes de incluir estas, ou outras, aldeias...