[BADGE] Aldeias Típicas

E porque fica sempre bem uma medalha no teu perfil ou no listing da cache...

Moderadores: hulkman, IDILIO49

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 25 abr 2010, 21:26

Mensagem Post: #11 a domingo 14 ago 2011, 13:50 

Re: [BADGE] Aldeias Típicas

migueis Escreveu:Badge criado.

He, he, 4 pessoas no top 20 sem um único found. :lol:

Pode-se verificar no mapa da badge a ausência de caches no sul. As aldeias no Alentejo, pelo tipo de clima, paisagem e agricultura praticada são muito mais concentradas e maiores do que no norte. Ou será pua e simplesmente pela baixa densidade de geocachers e caches por aqui? :)

Tenho uma sugestão alentejana para a badge:
(multi-) Aldeia de S. Gregório - Borba
Imagem Imagem Imagem Imagem

Large
Large

Registado: segunda 20 jun 2011, 03:34

Mensagem Post: #12 a segunda 15 ago 2011, 02:55 

Paisagista Escreveu:
migueis Escreveu:Badge criado.

He, he, 4 pessoas no top 20 sem um único found. :lol:

Pode-se verificar no mapa da badge a ausência de caches no sul. As aldeias no Alentejo, pelo tipo de clima, paisagem e agricultura praticada são muito mais concentradas e maiores do que no norte. Ou será pua e simplesmente pela baixa densidade de geocachers e caches por aqui? :)

Tenho uma sugestão alentejana para a badge:
(multi-) Aldeia de S. Gregório - Borba

Acrescentei esta sugestão. O mapa está de facto um pouco estranho com tudo no norte... :)
ImagemImagemImagemImagem

Large
Large

Mensagem Post: #13 a segunda 15 ago 2011, 03:05 

Acrescentei também as aldeias de Codeçais (sugestão do jpcenoura) e de Foz da Égua (sugestão da Lusitana Paixão)...

Mas fiquei com algumas reservas nas outras duas que foram sugeridas:
Chão Sobral
Aldeia das Dez

Gostaria de ter mais alguma opinião sobre estes casos e, nomeadamente, fazer também a seguinte reflexão:

- O que é uma aldeia típica? É uma aldeia antiga? Bonita? Que tem algum tipo de construção típica? Como se avalia isso? (o que é bonito para mim pode não ser para os outros, o que me parece típico pode ser uma aldeia perfeitamente banal para outros, etc).

A resposta a estas perguntas (e outras, eventualmente, do género) é importante para poder decidir o que incluir na badge. Inicialmente a bookmark continha apenas aldeias classificadas por entidades externas como sendo "típicas" (aldeias do xisto, por exemplo). Neste momento já conta com algumas outras que foram consideradas "típicas".

No caso da Aldeia das Dez, conheço o local, e não me lembraria de o incluir como Aldeia Típica. No entanto, admito perfeitamente que possa sê-lo. Os critérios é que me parecem um pouco vagos...

Espero não ter sido confuso e aguardo mais algumas opiniões, antes de incluir estas, ou outras, aldeias...
ImagemImagemImagemImagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #14 a segunda 15 ago 2011, 21:14 

A indefinição do conceito desta badge, desde início me deixou um pouco céptico. Creio que será difícil delimitar as fronteiras desta badge, pelo que sugeria (e é apenas uma sugestão) que se incluíssem apenas aldeias que mantivessem a sua identidade original, com a traça preservada, evitando aldeias com casas de cimento e de construção muito recente. Algo que vocês recomendassem aos vossos amigos como uma aldeia típica, bem preservada que nos fizesse viajar um pouco no tempo.

Large
Large

Mensagem Post: #15 a terça 16 ago 2011, 00:01 

prodrive Escreveu:A indefinição do conceito desta badge, desde início me deixou um pouco céptico. Creio que será difícil delimitar as fronteiras desta badge, pelo que sugeria (e é apenas uma sugestão) que se incluíssem apenas aldeias que mantivessem a sua identidade original, com a traça preservada, evitando aldeias com casas de cimento e de construção muito recente. Algo que vocês recomendassem aos vossos amigos como uma aldeia típica, bem preservada que nos fizesse viajar um pouco no tempo.

Também concordo. Mas é claro que para isso vou ter de me guiar pela opinião de quem já fez estas caches, nos casos em que não tenha informações sobre as aldeias...

Em relação às duas aldeias que me levantaram dúvidas, pedia à Lusitana Paixão e ao DJ T que, tendo em conta a citação do prodrive, me digam se mantêm a vossa opinião relativamente à inclusão destas aldeias na badge. Sinceramente parecem-me locais muito interessantes e com características típicas, mas não conheço o suficiente para dizer se têm ou não demasiadas construções recentes e se são ou não locais que mantêm "a sua identidade original"...
ImagemImagemImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #16 a terça 16 ago 2011, 02:11 

Peço desculpa pela demora resposta!
Ainda bem que puseram em causa e levantaram estas questões. Fui verificar a listing mais ao pormenor, e de facto a Aldeia das 10, à luz dos argumentos apresentados, parece-me que não se enquadra. A Aldeia é interessante e tem alguns pormenores muito giros, mas de facto não é uma "Aldeia típica" no sentido dos critérios que procuramos para a Badge.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #17 a segunda 29 ago 2011, 18:57 

Esta cache, encaixa perfeitamente nesta Badge:

Moinho - Lamas de Olo

Large
Large

Mensagem Post: #18 a sábado 03 set 2011, 14:34 

prodrive Escreveu:Esta cache, encaixa perfeitamente nesta Badge:

Moinho - Lamas de Olo

Adicionada.
Obrigado! ;)
ImagemImagemImagemImagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 30 abr 2010, 11:37

Mensagem Post: #19 a quinta 06 out 2011, 16:39 

Eu acrescentava a Aldeia de Couce..

Uma aldeia que fica a menos de 20km do centro do Porto, no vale do rio Ferreira entre a Serra de Santa Justa e a de Pias, em Valongo.
Lembro-me de acampar lá perto com os escuteiros e de ainda não haver luz na aldeia.. À menos de 15 anos atrás...
Penso que era o único local nas redondezas do Porto onde não chegava o "fio"

Tem por lá as caches:
GC2PDBG
GC306QH
GCRM3D

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #20 a quinta 06 out 2011, 19:59 

Embora tenha sido toda reconstruída, mantém a traça típica de uma aldeia algarvia: Pedralva.
AnteriorPróximo

Voltar para BADGES

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes