Arquivamento das caches da Rocha da Pena (Loulé)

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #11 a sexta 30 set 2011, 16:04 

Re: Arquivamento das caches da Rocha da Pena (Loulé)

Por um lado, demonstra que as entidades estão preocupadas com o meio ambiente e tal, e DEVEM!!!
Aí, o meu aplauso, clap, clap, clap, mas, como referido (ajsa) na maioria dos outros casos, que até são da sua competência, é ver lixo e entulho a montes em tudo o que é sitio.
Não me estou a referir a este caso em particular, infelizmente é ao País em geral!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #12 a sexta 30 set 2011, 16:08 

Como te entendo... :(
e não precisas de agradecer, António. :

Mas, volto a reforçar a possibilidade de haver novas caches nestes locais (mais para Norte, mais para Sul, 15 metros para lá ou para cá, não sei). Sei que há essa possibilidade. Quem desejar fazer esse caminho pode contar connosco para ajudar.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #13 a sexta 30 set 2011, 17:06 

Caros,

Tem sido crescente no Geocaching o número de caches que são escondidas em locais sensíveis do ponto de vista ambiental, o que é natural se tivermos em conta que o número de caches e de geocachers tem crescido de forma exponencial.

No entanto, também cresceram de forma (muito) exponencial o número de casos desagradáveis com caches colocadas nesses sítios e que resultaram em danificação do património biológico ou de outro tipo. Alguns destes casos são logo resolvidos com a retirada e consequente arquivamento da cache, mas outros são reincidentes e continuam a haver abusos por parte de owners despreocupados e geocachers que as procuram sem saberem que muitas vezes estão a incorrer numa infracção penal.

Como espeleólogo federado, tenho estado por dentro de alguns dos casos que envolvem o geocaching, como neste em particular, no caso da Rocha da Pena. Devido à estreita ligação que temos com o (ainda) ICNB, soubémos de uma intervenção que foi feita na entrada do Algar dos Mouros à poucos meses, devido à sua iminente derrocada, pelos colegas do Geonauta do Algarve. Como o Geocaching já tem uma dimensão considerável, é fácil encontrar nos meios das actividades relacionadas com a Natureza algum geocacher ou alguém que sabe da existência das caches. O que acontece é que quando se cruzam informações e dados, chega-se à conclusão que alguns dos impactos provocados em locais sensiveis são provocados por geocachers menos cuidadosos. Infelizmente, é uma realidade.

Porque os geocachers colocam caches em sítios com interesse (normalmente....) e porque todos os sítios protegidos ou preservados são sitios com interesse basta juntar as peças e chegar a esta conslusão. Certamente cada um de nós consegue aqui apontar um par de situações que sabe ou conhece deste género.

No caso específico da Rocha da Pena e da Fonte Benémola, o caminho a seguir está correcto, falar com as autoridades e para além de dar a conhecer correctamente o geocaching falar dos benefícios e encontrar em conjunto um solução que sirva a todos, geocachers, entidades competentes pela protecção do espaço em questão, e os outros utilizadores/visitantes desse espaço. No passado, várias situações se resolveram assim.
Penso que neste caso depois da conversa que irão ter com a CMLoulé e ICNB certamente chegarão a uma solução. Teremos de novo as caches ativas, embora com alguns ajustes. Agora, p.f. não usem os maus exemplos dos outros como desculpa para os actos dos geocachers!
Se for preciso, poderei tentar intervior pelo lado do ICNB, mas neste momento estamos um pouco "mal vistos" perante esta entidade, pelos sucessivos "abusos" de colocação de caches em sítios sensíveis e património destruído na procura dessas caches.

E aproveito para alertar que outras situações se podem suceder em breve. Já há cerca de 2 anos que as caches da Serra de Sintra (as que estão colocadas nas minas) estão em risco de serem alvo do mesmo tratamento, porque também estão a ser preturbadas as colónias de morcegos aí existentes. Penso que já aqui uma vez manifestei essa preocupação, mas claro que ninguém quis ouvir.
Estive no seguimento desse tema para colocar aqui um tópico para que fosse identificadas as caches nessas condições, não o cheguei a fazer. Está na altura.

Para qualquer esclarecimento sobre estes assuntos, podem contactar-me para tentarmos encontrar uma solução.

Cláudio Cortez
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #14 a sexta 30 set 2011, 17:09 

Obrigado pelo contributo e pela disposição para ajudar, Claúdio.

Como se pode ver, há soluções à vista. :)
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 16:44

Mensagem Post: #15 a sexta 30 set 2011, 17:17 

Dá-lhe Neto.
Kirikiri kiriririri
Of all the things I've lost, I miss my mind the most. Let see if I can find it with a GPS.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #16 a sexta 30 set 2011, 17:36 

está-se mesmo a ver que os homens da luta estão a ser necessários novamente!!!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #17 a sexta 30 set 2011, 18:18 

João,

Os Homens da Luta do Geocaching há muito que fazem falta, se tivermos em conta que a sua existência é para chamar a atenção para situações que como esta não abonam a favor do Geocaching. Como em tudo, quando algo aumenta de dimensão tudo aumenta em proporção, seja bom ou mau.

Para os Homens da Luta do Geocaching (não confundir com os Homens da Luta) situações como a corrida desemfreada aos FTF´s, listings de caches sem informação suficiente sobre o local onde esta é colocada, logs sem conteúdo ou eventos por tudo e por nada são alguns dos exemplos que os HLGC querem chamar a atenção de toda a comunidade. Se conseguirmos que a mensagem passe, talvez se consiga melhorar algo, e basta que alguém aceite a mensagem e a tenha em conta para que a nossa luta já não seja em vão.
É assim ou não, Falâncio?:)

E há tanto para melhorar, não há?

Cláudio "Neto" Cortez
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sábado 01 mai 2010, 16:11

Mensagem Post: #18 a sexta 30 set 2011, 21:20 

Há qualquer coisa que me está a passar ao lado.
De que luta falas e a que má imagem te referes?

Que impacto têm na natureza 27 visitas para a Fonte e 24 visitas para as Grutas da Salustreira (valores médios anuais)?
Que impacto terão estas pessoas contra as excursões aos magotes nos trilhos publicados pelos mesmo organismos condenadores?
Querem-me convencer que os geocachers visitantes destas caches (é disso que se fala, vamos chamar os bois pelos nomes) são os vândalos e os utilizadores anónimos dos trilhos divulgados pelo ICN são o exemplo a seguir?

Apregoa lá o discurso que bem entenderes mas não parece que seja o indicado para aqui, para o que se está a falar.
Que existam danos em locais sensíveis, acredito que sim. Mas neste caso parece mais um bode expiatório, uma forma arrancada a ferros de mostrar serviço ou então a procura de protagonismo.

Homens da luta???
Até fazem lembrar a anunciada vinda do Messias.
Ao efectuares um donativo, estás a garantir a continuidade e o crescimento do Geopt.
Existem várias formas de contribuir para que isso aconteça e qualquer uma delas é válida e apreciada por nós.
Para mais informações sobre como ajudar o Geopt e porquê, consulta este tópico.
Obrigado pelo teu contributo!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #19 a sexta 30 set 2011, 21:27 

clcortez Escreveu:João,

Os Homens da Luta do Geocaching há muito que fazem falta, se tivermos em conta que a sua existência é para chamar a atenção para situações que como esta não abonam a favor do Geocaching. Como em tudo, quando algo aumenta de dimensão tudo aumenta em proporção, seja bom ou mau.

Para os Homens da Luta do Geocaching (não confundir com os Homens da Luta) situações como a corrida desemfreada aos FTF´s, listings de caches sem informação suficiente sobre o local onde esta é colocada, logs sem conteúdo ou eventos por tudo e por nada são alguns dos exemplos que os HLGC querem chamar a atenção de toda a comunidade. Se conseguirmos que a mensagem passe, talvez se consiga melhorar algo, e basta que alguém aceite a mensagem e a tenha em conta para que a nossa luta já não seja em vão.
É assim ou não, Falâncio?:)

E há tanto para melhorar, não há?
Cláudio "Neto" Cortez

Isto poderia ser um texto meu, tivesse eu antiguidade e notoriedade junto da comunidade... Como não é o caso, pelo menos ainda, louvo as palavras acima escritas e afirmo-me disponível para ajudar em qualquer coisa, se o mesmo for necessário e possível.
Custa assim tanto respeitar o que é de nós todos!?!?!

"offtopic" à pouco vi arder ali para os lados da Lousa, não era na zona da "Loca do Gato"?

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #20 a sexta 30 set 2011, 21:43 

Isso!
Continuem a divulgar e promover o geocaching...depois acontecem destas e dizem que não percebem porquê... [:-(]

Onde é que eu já vi isto? Sabem como nasceram as EC? São o futuro, é isso e os challenge [xx(]
Imagem Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para FARO

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes