Eis a 3ª autorização, portanto cá vai a dita:
#1 Entrevista - 25/07/2011 - Migueis
Como surgiu o nick "Migueis" registado no Geocaching.com? 
Bem... isso é uma longa história.
Não sei muito bem onde começou, mas acredito que o pai do meu visavô Rufino de Sousa Migueis, fosse igualmente Migueis.
Daí até chegar a mim, foi um instantinho.
Pouca imaginação é certo, mas gosto do meu nome
Qual foi a tua 1ª cache encontrada? O que te lembras desse momento? 
Essa não é uma pergunta nada fácil de responder. Estou registado no Geocaching.com desde 2002.
Na altura, seria eu talvez o 30º português a registar-se naquilo que na altura não passava de uma base de dados (nome muito pomposo para a altura) com precisamente 30 caches (estranho mas verdade) publicadas em toda a extensão deste mesmo território que hoje alberga mais de 14 mil. Podes comparar ao Munzee que todos conhecemos acerca duma semana

Sem saber do que se tratava ao certo, imprimi todas as caches que existiam no país e guardei numa pastinha que me acompanhou durante alguns anos no carro. Eram cerca de meia dúzia de folhas.
Só me lembro na altura de existir uma virtual no distrito de Braga, uma tradicional no distrito de Viana e uma no Porto. De resto era tudo para o Sul. Por isso a minha escolha apesar de não ser muito fácil recaiu sobre a Virtual de Braga Paranormal Activity [ Braga ]. Uma virtual que ainda continua activa e que, durante mais de uma ano o FTF foi meu (08/08/2002), até que o registo do zoom_bee, apareceu uma ano mais tarde com data anterior e depois um registo de 1996

Se podemos considerar isto a primeira cache que "encontrei", então foi esta.
Qual foi o teu 1º evento? Foi organizado por ti ou por outro geocacher? O que te lembras desse momento? 
Apesar de ter um registo bastante antigo, o meu primeiro evento é muito recente.
Geocachers Meeting Point (Minho)Foi um evento realizado 7 anos depois do meu registo e que coincide mais ou menos com o meu reencontro com o geocaching.
Como referi anteriormente, em 2002 encontrei uma cache, em 2003 fiz mais uma virtual seguida de 3 DNF o que fez com que arrumasse na prateleira o Geocaching porque fiquei convencido que seria uma coisa que não vingaria no nosso país.
Em finais de 2008, qual não foi o meu espanto quando voltei a digitar aquela que hoje passou a ser a página inicial do browser de muitos geocachers e ver que afinal isto parecia uma "praga" incontrolável.
Quando descobri este evento, não resisti e fui. Foi com enorme surpresa que vi pela primeira vez que pessoas de todas as idades, de todos os estratos sociais, partilhavam uma mesma paixão - o Geocaching. Foi muito positivo e sem dúvida uma grande motivação para me fazer continuar até hoje por cá.
Qual a tua cache Nacional e Internacional favorita? Já encontras-te alguma delas? 
Não queria nomear uma cache favorita. Tenho muitas caches favoritas e cada uma com um significado diferente que a torna de uma forma única, especial.
Sem dúvida nenhuma que a que nutro muito carinho e que já lá fui mais vezes e voltarei muitas mais, está já programada outra ida recentemente, é a grande vencedora dos Prémios GPS Fenda da Calcedónia. Representa um marco importante para mim, tanto a nível pessoal, bem como no geocaching.
Quem foi o teu padrinho/madrinha no Geocaching? 
Eheh! Não tive direito a padrinho na altura.
Talvez o meu GPS 315 que foi ele o responsável pelas pesquisas na internet de algo para lhe dar uso
Para ti, o Geocaching é um passatempo ou já se pode considerar desporto? 
Nunca considerei um desporto nem um jogo. Prefiro chamar-lhe um hobbie.
Um hobbie é uma actividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou colectivamente.
Apesar de regras definidas, objectivos, etc, julgo que pode também ser considerado um jogo, mas não gosto de o ver como tal. Pelo menos o nome não me soa bem.
Qual o Geocacher que tens como referência Nacional? Podemos saber o porquê? 
Tenho vários

Acho que todos temos o Prodrive como referência Nacional. Está presente em praticamente todos os tops, tem o maior número de founds nacional, mas acima de tudo isso, porque é uma excelente pessoa, modesta, extremamente educada, amigo, muito dinâmico e com uma grande paixão pelo Geocaching a todos os níveis.
Qual o Geocacher que tens como referência Internacional? Podemos saber o porquê? 
Hummm, não tenho opinião formada. A minha ignorância no geocaching resume-se ao nosso cantinho.
Qual a tua opinião sobre a Groundspeak? 
Não tenho quaisquer dúvida que faz tudo o que está ao seu alcance para nos proporcionar um geocaching cada vez melhor e de maior qualidade. O rumo da actividade está nas nossas mãos.
Gostarias de sugerir ou realçar algum FEEDBACK? 
Temos lançado algumas sugestões que têm sido do agrado da grounspeak e da Comunidade Nacional e Internacional no feedback da Groundspeak. É o local certo para o fazer.
Tens algum projecto pessoal (Forum, site, Revista, etc...) relacionado com o Geocaching? 
Não o posso considerar um projecto pessoal. O GeoPT.org é sem dúvida alguma e cada vez mais um projecto da Comunidade Portuguesa de Geocaching.
De onde surgiu a ideia/necessidade de o criar? 
Apesar de já existir na altura um outro projecto relacionado com o Geocaching Nacional, existiam a nosso ver grandes lacunas e daí a ideia de criar algo com que nos identificássemos e que constituísse uma mais valia para a comunidade.
A primeira carta em cima da mesa, foi apenas criar um fórum onde pudesse haver maior troca de ideias, no entanto, felizmente no processo criativo, constatámos que havia massa crítica para fazer algo mais, com cabeça, tronco e membros.
Nasceu aquele que se tornou um Portal de Geocaching Nacional.
A quem se destina? Consideras que está a ser positivo? 
O GeoPt.org destina-se a todos aqueles que praticam ou gostavam de iniciar as suas actividades ligadas com a natureza, desporto e aventura. Não só um portal dedicado ao geocaching, mas também a outras actividades com ele relacionadas: TT, BTT, pedestrianismo, etc.
Consideras que o projecto já teve um ponto alto? Qual? Onde poderá chegar ainda? 
O projecto já teve vários pontos que consideramos altos. No entanto o segundo foi mais alto que o primeiro, o terceiro mais alto que o segundo e assim por diante.

Como a tendência tem sido sempre crescente, não consigo prever onde poderá chegar, mas de uma coisa tenho a certeza: todo o mérito, pontos altos passados e possíveis pontos altos futuros foram e serão mérito dos nossos membros.
Olhando para a curta vida deste projecto, recordo muitos pontos altos, como por exemplo, a primeira Trackable Race GeoPT.org, o It's All About Numbers, os Prémios GPS, os webcasts, os podcasts e mais recentemente a Geopt.TV.
Podemos contar com novidades ou será esta linha a seguir daqui a diante? 
O GeoPT.org é constituído por uma equipa muito dinâmica e insaciável que nunca está satisfeita.
Quando a equipa decidir que já está tudo feito que que daqui para a frente é deixar andar, essa é a hora de dar lugar a outra equipa.
A nível pessoal, e fora do mundo do Geocaching, como te descreves como pessoa? 
Sou suspeito, prefiro não responder a essa pergunta.
Só me consigo descrever em duas palavras: Pai e Workaholic.
Em que zona do país te poderemos encontrar? 
Encontrar, poderá ser em qualquer uma. No entanto moro lá em cima junto ao Pacha Ofir

em Esposende.
Que outros hobbies praticas? Alguma conquista de relevo? 
A minha primeira paixão sempre foi a aviação. Antes do Geocaching, a aviação virtual estava em primeiro plano e ocupava muito do meu tempo. Devorava tudo o que é literatura relacionada com a área e gostava de conhecer cada pequeno pormenor de uma aeronave. O gosto pela actividade levou-me a ser convidado para fazer parte integrante do Staff da IVAO (International Virtual Aviation Organization) Portugal e mais tarde para a TAP Virtual.
Estive presente em dois workshops da IVAO como piloto convidado e fiz umas coisas engraçadas na área.
Se pudesses ser Presidente por um dia, o que farias? 
Fechava novamente as fronteiras.
Qual a tua opinião sobre esta entrevista? 
Uma excelente iniciativa. O Geocaching Nacional precisa cada vez mais de mais e mais pessoas que contribuam de forma positiva para o seu crescimento.