[Projecto GeoPT] GeoCarlytos

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 26 fev 2011, 00:05

Mensagem Post: #61 a segunda 26 set 2011, 20:22 

Re: [Projecto GeoPT] GeoCarlytos

Eis a 2ª autorização, portanto cá vai a dita:
#3 Entrevista - 07/08/2011 - Hulkman

:?: O teu nick surge que és fã da personagem Hulkman ou simplesmente gostas do nome?
:!: O nick surge dos tempos do IRC. Nessa altura gostava de BD, e achei piada a este nick. Desde então é o nick escolhido para diversas coisas da internet, e o site do geocaching não foi diferente!

:?: Costumas ficar verde com um DNF?
:!: Verde não... mas há DNFs que me irritam profundamente e só desisto mesmo na última. Por vezes acaba por compensar porque a cache aparece, mas há vezes em que simplesmente não aparece. Faz parte do jogo!

:?: Preferes as caches tradicionais, correcto?
:!: Sim pode-se dizer que sim. No entanto considero que foram as caches mistério que nos embrenharam mais no início do jogo. Sempre gostámos de enigmas, e nessa altura foi um dos motivos que nos levou a gostar disto do geocaching.

:?: Costumas fazer caches preferencialmente em zonas verdes?
:!: Infelizmente a maior parte das caches encontradas por nós são em cidade, mas preferimos uma boa caminhada numa zona verde, ou um bom desafio físico!

:?: Terão sido os GreenShades os teus padrinhos neste hobbie?
:!: Não. Infelizmente nunca tive o prazer de os conhecer pessoalmente, apenas das belíssimas caches que já tivemos o privilégio de visitar e de algumas entrevistas deu para os conhecer um pouco. Os nossos padrinhos no geocaching são os msexplorers, que continuam activos, apesar de apenas de tempos a tempos!

:?: O que pensas dos FTF's? Também és daqueles que vai lá a correr?
:!: Já fomos. Actualmente só mesmo se estiver ali ao lado de casa ou a caminho do local para onde vamos é que vamos a correr em busca do FTF. Caso contrário, haverá tempo para visitar a cache com calma!

:?: Se pudesses, que "bug's" corrigirias na Groundspeak?
:!: Há algumas coisas que me "chateiam", nada que me impeça de desfrutar em pleno do geocaching. Há um pormenor em particular que me incomoda. É o facto das pocket queries não permitirem automaticamente criar uma série de PQs quando o filtro que definimos ultrapassa as 1000 permitidas. É ultrapassável, mas é uma alteração que gostaria de ver implementada. Sinceramente também nunca me dignei a pesquisar no feedback para verificar se já existia esta sugestão, e caso contrário colocá-la.

:?: A nível Internacional, que país gostarias de destacar? Podemos saber o porquê?
:!: Penso que o geocaching que se pratica em Portugal é do melhor que temos visto. Por norma as caches são boas e as descrições das caches ricas, ao contrário do que acontece em muitos países que já visitámos em geocaching. Para além de Portugal, há também outros países como é o caso da República Checa em que gostámos bastante do geocaching.

:?: Que opinião tens sobre o Munzee, visto estar mais virado para os smartphones?
:!: Sinceramente ainda não me dignei a olhar para isso com atenção. Isto por uma razão muito simples: se isto está mais vocacionado para o "geocaching" urbano, não é o que procuramos...

:?: Como classificarias os "novos" mapas BETA? Justifica!
:!: Numa escala de 1 a 10, um 7. Há alguns pormenores que gostaria que fossem corrigidos, em particular que a personalização fosse possível num zoom mais alargado. No entanto, o facto de se tratar de mapas BETA significa que ainda estão a ser desenvolvidos, e que eventualmente estes acertos irão sendo melhorados.

:?: O cachebox é uma criação tua?
:!: Não. O cachebox é uma criação do Hannes (um geocacher alemão). Ele começou o desenvolvimento há uns tempos, e a certa altura como a disponibilidade não era tanta, decidiu colocar o código à disposição de mais pessoas. Eu fui um dos que me mostrei disponível para ajudar, e desde então tenho participado activamente no desenvolvimento da aplicação. O mesmo acontece para o wincachebox e o droidcachebox. Não são um trabalho meu, são de um grupo de programadores geocachers que se dedicam a criar um software melhor para que todos o possam desfrutar.

:?: De onde surgiu a ideia/necessidade de o disponibilizar para a nossa comunidade?
:!: A partir do momento em que comecei a introduzir algumas particularidades que vi adaptarem-se à realidade em Portugal, achei por bem disponibilizar essas versões. Também o facto de desta forma surgirem novas ideias para funcionalidades que de outra forma provavelmente nunca teriam sido implementadas.

:?: Consideras que está a ser positivo?
:!: Sim largamente positivo. A melhor prenda é ver que as pessoas que o usam não podiam estar mais satisfeitas.

:?: Porque só "agora" uma versão para android?
:!: Porque o tempo é limitado, e passar de Windows Mobile para Android para um programador não é uma coisa que se faça de um dia para o outro. Já havia muita experiência acumulada no Windows Mobile que agora não é aproveitada ao programar para Android. É descobrir um mundo novo.

:?: Para quando uma versão melhorada da actual para android?
:!: Agora estou de férias, pelo que não haverá grandes desenvolvimentos. Eventualmente para o final do mês já poderá haver uma nova versão com mais uns bugs corrigidos e algumas novas funcionalidades.

:?: Qual o nome real por trás do nick Hulkman?
:!: O nick Hulkman esconde duas pessoas. Eu (João) e a Maja.

:?: Algum animal de estimação?
:!: Actualmente não.

:?: Um doce tradicional que não dispenses?
:!: Ovos moles de Aveiro é sem dúvida dos meus favoritos.

:?: Se pudesses mudar alguma coisa na Microsoft, o que seria?
:!: Actualmente gosto da política que têm adaptado, pelo que se mudasse alguma coisa era a conta bancária para o meu nome :P

:?: Por ultimo, ainda te lembras em que cache nos conhecemos?
:!: Sim claro. Foi nesta: http://coord.info/GC1YN90
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #62 a segunda 26 set 2011, 20:51 

Eis a 3ª autorização, portanto cá vai a dita:
#1 Entrevista - 25/07/2011 - Migueis

:?: Como surgiu o nick "Migueis" registado no Geocaching.com?
:!: Bem... isso é uma longa história.
Não sei muito bem onde começou, mas acredito que o pai do meu visavô Rufino de Sousa Migueis, fosse igualmente Migueis.
Daí até chegar a mim, foi um instantinho.
Pouca imaginação é certo, mas gosto do meu nome ;)

:?: Qual foi a tua 1ª cache encontrada? O que te lembras desse momento?
:!: Essa não é uma pergunta nada fácil de responder. Estou registado no Geocaching.com desde 2002.
Na altura, seria eu talvez o 30º português a registar-se naquilo que na altura não passava de uma base de dados (nome muito pomposo para a altura) com precisamente 30 caches (estranho mas verdade) publicadas em toda a extensão deste mesmo território que hoje alberga mais de 14 mil. Podes comparar ao Munzee que todos conhecemos acerca duma semana :D
Sem saber do que se tratava ao certo, imprimi todas as caches que existiam no país e guardei numa pastinha que me acompanhou durante alguns anos no carro. Eram cerca de meia dúzia de folhas.
Só me lembro na altura de existir uma virtual no distrito de Braga, uma tradicional no distrito de Viana e uma no Porto. De resto era tudo para o Sul. Por isso a minha escolha apesar de não ser muito fácil recaiu sobre a Virtual de Braga Paranormal Activity [ Braga ]. Uma virtual que ainda continua activa e que, durante mais de uma ano o FTF foi meu (08/08/2002), até que o registo do zoom_bee, apareceu uma ano mais tarde com data anterior e depois um registo de 1996 :lol:
Se podemos considerar isto a primeira cache que "encontrei", então foi esta.

:?: Qual foi o teu 1º evento? Foi organizado por ti ou por outro geocacher? O que te lembras desse momento?
:!: Apesar de ter um registo bastante antigo, o meu primeiro evento é muito recente.
Geocachers Meeting Point (Minho)
Foi um evento realizado 7 anos depois do meu registo e que coincide mais ou menos com o meu reencontro com o geocaching.
Como referi anteriormente, em 2002 encontrei uma cache, em 2003 fiz mais uma virtual seguida de 3 DNF o que fez com que arrumasse na prateleira o Geocaching porque fiquei convencido que seria uma coisa que não vingaria no nosso país.
Em finais de 2008, qual não foi o meu espanto quando voltei a digitar aquela que hoje passou a ser a página inicial do browser de muitos geocachers e ver que afinal isto parecia uma "praga" incontrolável.
Quando descobri este evento, não resisti e fui. Foi com enorme surpresa que vi pela primeira vez que pessoas de todas as idades, de todos os estratos sociais, partilhavam uma mesma paixão - o Geocaching. Foi muito positivo e sem dúvida uma grande motivação para me fazer continuar até hoje por cá.

:?: Qual a tua cache Nacional e Internacional favorita? Já encontras-te alguma delas?
:!: Não queria nomear uma cache favorita. Tenho muitas caches favoritas e cada uma com um significado diferente que a torna de uma forma única, especial.
Sem dúvida nenhuma que a que nutro muito carinho e que já lá fui mais vezes e voltarei muitas mais, está já programada outra ida recentemente, é a grande vencedora dos Prémios GPS Fenda da Calcedónia. Representa um marco importante para mim, tanto a nível pessoal, bem como no geocaching.

:?: Quem foi o teu padrinho/madrinha no Geocaching?
:!: Eheh! Não tive direito a padrinho na altura.
Talvez o meu GPS 315 que foi ele o responsável pelas pesquisas na internet de algo para lhe dar uso :D

:?: Para ti, o Geocaching é um passatempo ou já se pode considerar desporto?
:!: Nunca considerei um desporto nem um jogo. Prefiro chamar-lhe um hobbie.
Um hobbie é uma actividade de entretenimento livre que indivíduos desenvolvem sozinhos ou colectivamente.
Apesar de regras definidas, objectivos, etc, julgo que pode também ser considerado um jogo, mas não gosto de o ver como tal. Pelo menos o nome não me soa bem. ;)

:?: Qual o Geocacher que tens como referência Nacional? Podemos saber o porquê?
:!: Tenho vários :P
Acho que todos temos o Prodrive como referência Nacional. Está presente em praticamente todos os tops, tem o maior número de founds nacional, mas acima de tudo isso, porque é uma excelente pessoa, modesta, extremamente educada, amigo, muito dinâmico e com uma grande paixão pelo Geocaching a todos os níveis.

:?: Qual o Geocacher que tens como referência Internacional? Podemos saber o porquê?
:!: Hummm, não tenho opinião formada. A minha ignorância no geocaching resume-se ao nosso cantinho.

:?: Qual a tua opinião sobre a Groundspeak?
:!: Não tenho quaisquer dúvida que faz tudo o que está ao seu alcance para nos proporcionar um geocaching cada vez melhor e de maior qualidade. O rumo da actividade está nas nossas mãos.

:?: Gostarias de sugerir ou realçar algum FEEDBACK?
:!: Temos lançado algumas sugestões que têm sido do agrado da grounspeak e da Comunidade Nacional e Internacional no feedback da Groundspeak. É o local certo para o fazer.

:?: Tens algum projecto pessoal (Forum, site, Revista, etc...) relacionado com o Geocaching?
:!: Não o posso considerar um projecto pessoal. O GeoPT.org é sem dúvida alguma e cada vez mais um projecto da Comunidade Portuguesa de Geocaching.

:?: De onde surgiu a ideia/necessidade de o criar?
:!: Apesar de já existir na altura um outro projecto relacionado com o Geocaching Nacional, existiam a nosso ver grandes lacunas e daí a ideia de criar algo com que nos identificássemos e que constituísse uma mais valia para a comunidade.
A primeira carta em cima da mesa, foi apenas criar um fórum onde pudesse haver maior troca de ideias, no entanto, felizmente no processo criativo, constatámos que havia massa crítica para fazer algo mais, com cabeça, tronco e membros.
Nasceu aquele que se tornou um Portal de Geocaching Nacional.

:?: A quem se destina? Consideras que está a ser positivo?
:!: O GeoPt.org destina-se a todos aqueles que praticam ou gostavam de iniciar as suas actividades ligadas com a natureza, desporto e aventura. Não só um portal dedicado ao geocaching, mas também a outras actividades com ele relacionadas: TT, BTT, pedestrianismo, etc.

:?: Consideras que o projecto já teve um ponto alto? Qual? Onde poderá chegar ainda?
:!: O projecto já teve vários pontos que consideramos altos. No entanto o segundo foi mais alto que o primeiro, o terceiro mais alto que o segundo e assim por diante. :D Como a tendência tem sido sempre crescente, não consigo prever onde poderá chegar, mas de uma coisa tenho a certeza: todo o mérito, pontos altos passados e possíveis pontos altos futuros foram e serão mérito dos nossos membros.
Olhando para a curta vida deste projecto, recordo muitos pontos altos, como por exemplo, a primeira Trackable Race GeoPT.org, o It's All About Numbers, os Prémios GPS, os webcasts, os podcasts e mais recentemente a Geopt.TV.

:?: Podemos contar com novidades ou será esta linha a seguir daqui a diante?
:!: O GeoPT.org é constituído por uma equipa muito dinâmica e insaciável que nunca está satisfeita.
Quando a equipa decidir que já está tudo feito que que daqui para a frente é deixar andar, essa é a hora de dar lugar a outra equipa.

:?: A nível pessoal, e fora do mundo do Geocaching, como te descreves como pessoa?
:!: Sou suspeito, prefiro não responder a essa pergunta.
Só me consigo descrever em duas palavras: Pai e Workaholic.

:?: Em que zona do país te poderemos encontrar?
:!: Encontrar, poderá ser em qualquer uma. No entanto moro lá em cima junto ao Pacha Ofir :mrgreen: em Esposende.

:?: Que outros hobbies praticas? Alguma conquista de relevo?
:!: A minha primeira paixão sempre foi a aviação. Antes do Geocaching, a aviação virtual estava em primeiro plano e ocupava muito do meu tempo. Devorava tudo o que é literatura relacionada com a área e gostava de conhecer cada pequeno pormenor de uma aeronave. O gosto pela actividade levou-me a ser convidado para fazer parte integrante do Staff da IVAO (International Virtual Aviation Organization) Portugal e mais tarde para a TAP Virtual.
Estive presente em dois workshops da IVAO como piloto convidado e fiz umas coisas engraçadas na área.

:?: Se pudesses ser Presidente por um dia, o que farias?
:!: Fechava novamente as fronteiras. [xx(]

:?: Qual a tua opinião sobre esta entrevista?
:!: Uma excelente iniciativa. O Geocaching Nacional precisa cada vez mais de mais e mais pessoas que contribuam de forma positiva para o seu crescimento.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #63 a segunda 26 set 2011, 21:10 

Eis a 1ª autorização, portanto cá vai a dita:
#6 Entrevista - 28/08/2011 - SUp3rFM

:?: Quando surgiu o nome "SUp3rFM" no mundo do Geocaching?
:!: O nick SUp3rFM vem desde há muitos anos, desde a década de 90 quando andava no de irc. No Geocaching os primeiros "passos" foram dados com este nick, mas depois alterei para "SUp3rFM & Cruella", que inclui um nick, dado por piada, à minha mulher. Criei uma conta exclusiva com o nick SUp3rFM quando fui convidado para moderar o fórum Português na Groundspeak. Mais tarde, fiquei com esta conta quando me tornei num revisor voluntário do Geocaching.com.

:?: O que mais chama a atenção, é o cone na cabeça do teu "avatar". Algum significado?
:!: Acabou por ter, mas tudo começou com uma casualidade. Em 2006, o btrodrigues lançou um TB que era um cone de trânsito. No evento da Churrascada desse ano, por piada, enfiei o cone pela cabeça acima e tirou-me uma foto. Anos mais tarde, recorri a ela a quando dos primeiros tempos como revisor tive que efectuar uma passagem por centenas de cacehs que estavam inactivas há demasiado tempo. Tive que arquivar algumas dezenas. Vozes críticas levantaram-se e disseram que me preocupava mais em arquivar do que a publicar. Eu fiz-lhes a vontade.

:?: Qual foi a tua 1ª cache publicada como revisor?
:!: Foi uma do Filipe Nobre, Team Geo-Cricket, "Dá-me asas... (Sesimbra)". Desde esse dia 24 de Junho de 2009, já publiquei mais de 10.000.

:?: Quem é o Serafim Saudade?
:!: É um tipo porreiro e competente.

:?: Porque não são as Earthcaches controladas em Portugal pelos nossos revisores?
:!: A revisão das Earthcaches tem uma equipa própria, como se pode ver pelos nicks dos revisores utilizados, tipicamente Geoaware* (GeoawareEU*, GeoawareCA*, GeoawareDE*, etc). Significa que é uma equipa dedicada, com conhecimentos mais profundos que os normais revisores, como é a equipa de Portugal. Eu não me sinto à vontade para rever esse tipo de caches. Ainda hoje tenho dificuldar para distinguir uma pedra da calçada de um bocado de um sabão azul e branco. Não sei se um dia teremos alguém da nossa equipa a rever esse tipo de caches por cá. É possível, claro.

:?: Como olham os outros países/geocachers/ revisores/ groundspeak para a evolução/desenvolvimento do Geocaching em Portugal?
:!: Desde há muito tempo que um user francês, o sTeamTraen mantém uma base de dados com a evolução de caches no mundo inteiro, ou perto disso. Portugal tem uma taxa que nos coloca, ano após ano, no Top10 a nível mundial, dos países com um maior crescimento. Da opinião que conheço de geocachers, revisores e colaboradores da Groundspeak que por cá passam, só retiro bom feedback. Gostam muito do nosso país e do geocaching que por cá se tem.

:?: Challenges! Como geocacher, consideras uma aposta positiva ou negativa por parte da Groundspeak?
:!: É mais uma funcionalidade ao nosso dispôr. Gostei e espero fazer alguns como é natural.

:?: Em relação à única cache fora do planeta terra (International Space Station) , qual a tua opinião?
:!: Se um dia lá passar, reclamo o found.

:?: Sobre a discussão do momento, a Associação Nacional de Geocaching (ANG), será para ti, benéfica ou pelo contrário, problemática?
:!: Não quero focar-me sobre a ANG, que para além do nome pouco mais se sabe, mas sobre o papel de um organismo capaz de representar o geocaching e falar de igual para igual junto de instituições que exijam uma presença formal. Uma coisa é ter um geocacher informado e ir falar junto de um Parque Natural sobre os benefícios do geocaching, outra coisa (para essas instituições formais) é ter uma Associação formada a explicar o que é a nossa actividade. Vejo uma ou duas situações onde seria interessante ter uma presença assim para "lutar" por nós, como por exemplo, clarificar o papel do geocaching no Parque Natural da Peneda-Gerês, junto do Instituto do Desporto, entre outras. Será um passo burocrático natural, na minha opinião.

:?: Qual, para ti, o melhor FEEDBACK adoptado pela Groundspeak?
:!: Já houve tantos que é para mim complicado apontar um que fosse melhor ou mais importante. Talvez mesmo a implementação do sistema de Feedback que abriu portas a tantas boas sugestões por parte dos utilizadores.

:?: Como Revisor e Geocacher, como vês a "concorrência" (Munzee, Opencaching, etc...)?
:!: Acho que há espaço para tudo e para mais ainda. Tenho algumas reticências sobre a forma como alguns projectos são geridos e na possibilidade de na ausência de uma revisão atenta se possa prejudicar o nosso geocaching. Uma cache publicada no Opencaching, com a "revisão" dos utilizadores e aprovada junto de um local sensível pode levar a uma situação de alarme. Na altura, as autoridades não vão querer saber que existe um Geocaching.com, Opencaching.com ou o Munzee.com. Sabem apenas que uma caixa escondida deu origem a uma operação e que a partir da data X tal actividade será proibida. Isso preocupa-me.

:?: Iniciativas como o GZ Hotel, Revista GZ Portugal, entre outros, valorizam na tua opinião o Geocaching em Portugal?
:!: Sem dúvida! O empreendedorismo a este nível é de louvar. Só tenho de dar os parabéns a quem se mete nesse tipo de projectos. Falta-me a coragem, para já, para me dedicar a esse nível. Só posso desejar boa sorte a eles a outros com ideias semelhantes.

:?: Como classificarias os geocachers portugueses?
:!: Um conjunto de pessoal muito porreiro.

:?: Falando apenas em Caches Tradicionais, consideras os 160m de distância obrigatórios entre elas, pouco ou muito?
:!: Acho que é a melhor distância, à excepção de todas as outras. É uma medida que nasceu sem grande base científica e foi ficado. Parece-me acertado, não vejo necessidade de se alterar, nem para mais, nem para menos.

:?: Como vêm os Revisores Portugueses, "brincadeiras" como o GAR (Grupo Anti-Revisores) criado no Facebook?
:!: Falo por mim, mas creio que partilho a opinião dos outros: Uma loucura. Dá-nos gozo saber que há pessoal que se diverte, mesmo connosco. Sabemos que por vezes somos incompreendidos, que também temos maus dias, mas que é muito agradável saber deste tipo de brincadeiras. Gabo-vos a paciência para tal. Obrigado! :)

:?: A nível pessoal, e fora do mundo do Geocaching, como te descreves como pessoa?
:!: Modéstia à parte, um tipo porreiro.

:?: Em que zona do país nasceu a grande referência nacional do Geocaching?
:!: Estamos a falar de quem? Eu nasci em Lisboa, mas não sou nenhuma grande referência nacional.

:?: Outro hobbie para além do Geoacching?
:!: Viajar, claro. Digo que o dinheiro, para além de servir para as nossas necessidades primárias, serve para viajar. Para além disso, o bodyboard continua a ser uma paixão há mais de 20 anos, o Eurobilltracking e outras parvoíces.

:?: Tens algum projecto pessoal (Fórum, site, Revista, etc...) relacionado com o Geocaching?
:!: Projecto pessoal não. Para além da revisão de geocaches, faço parte da equipa que está a traduzir o Geocaching.com para Português.

:?: Por ultimo, tens lido as entrevistas aqui publicadas? Qual a que mais te cativou?
:!: Li, pois. A do Migueis, que é também um tipo porreiro, para além de todos os outros, e é um adepto fervoroso do Futebol Clube do Porto, como eu.

Nota do Entrevistado: Obrigado pela oportunidade e parabéns pela entrega e disponibilidade em prol da comunidade. É deste tipo de exemplos que temos e que me fazem crer que temos uma excelente comunidade de pessoal porreiro (se calhar estou-me a repetir).
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #64 a segunda 26 set 2011, 22:52 

Eis a 5ª autorização, portanto cá vai a dita:
#4 Entrevista - 14/08/2011 - TeamBisnaga

:?: Como surgiu o nick "TeamBisnaga" registado no Geocaching.com?
:!: O nome vem de uma brincadeira, por vezes para brincar com a minha companheira – Deolinda, o outro elemento do team – costumo dizer que ela tem um feitio “marca bisnaga”, dai até aparecer como nome do nosso team foi um pequeno passo.

:?: Qual foi a vossa 1ª cache encontrada numa Estação/Apeadeiro? O que se lembram desse momento?
:!: Penso que a primeira cache que fizemos do projecto tenha sido a GC1DK78 – Monte Estoril (Estação). Fica a memória de um dia bem passado e umas boas caches para as bandas do Estoril, da cache em si não guardo nenhuma recordação especial.

:?: Já fizeram a cache La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva? Se sim, o que se lembram desse(s) dia(s)?
:!: Já fiz a cache (sozinho), como sou guia de caminheiros calhou ter que levar um grupo para essas bandas e aproveitei para fazer a cache que já estava debaixo de olho à algum tempo. Não há dúvida que a passagem sobre algumas pontes faz disparar a adrenalina. Gostei bastante desta cache.

:?: Já fizeram as caches ao longo da Linha do Tua? Se sim, o que se lembram desse(s) dia(s)?
:!: Já fizemos algumas caches na linha do Tua, uma vez fizemos uma caminhada desde a Estação do Tua até à Estação da Brunheda e conseguimos fazer algumas caches que apareceram pelo caminho mas muitas ficaram por fazer porque não tínhamos muito tempo para andar à procura, uns DNFs registados e à espera de serem vingados. :)

:?: Aquela cache nacional memorável?
:!: Há várias, todas devido ao local aonde se encontram, como por exemplo a Atlantis no cimo do Pico, La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva, e no Geres o triângulo composto pela Mina dos Carris, Tou as Aranhas e Mina das Sombras.

:?: O Geocaching é mais interessante feito sozinho ou em companhia?
:!: Eu pessoalmente gosto mais de fazer acompanhado, às vezes com o outro elemento do Team, com outro geocachers amigos e muitas vezes com elementos do grupo de caminhada que nem sabiam o que era isso do geocaching – já sou padrinho de muitos geocachers novos.

:?: Qual a Team de referência para vocês? Porquê?
:!: Não temos assim nenhuma referencia especial por algum team – gostamos particularmente das caches dos GreenShades.

:?: Além da Team, têm nick's individuais? Quais?
:!: Não temos nicks individuas, registamos sempre as caches no nome do team. Há muitas caches que fiz sozinho mas foram sempre registadas no nome do team.

:?: Quando encontram uma cache, o found é feito em nome da Team ou em nome individual?
:!: Não temos nicks individuas, registamos sempre as caches no nome do team. Há muitas caches que fiz sozinho mas foram sempre registadas no nome do team.

:?: Qual a vossa opinião sobre as caches Premium?
:!: Temos conta Premium mas pessoalmente nunca colocaríamos uma cache nossa só como Premium, gosto que as nossas caches sejam visitadas e quanto mais pessoas o poderem fizer para nós melhor.

:?: Quando surgiu a ideia das GeoGare's?
:!: A ideia surgiu quase desde o início da entrada no mundo do Geocaching, devido ao meu fascínio desde pequeno pelos comboios e pelo motivo que uma das nossas primeiras caches que somos owner foi da Estação do Oriente por se encontrar ao lado de casa, pensamos porque não fazer um projecto que associe o maravilhoso mundo dos comboios e o geocaching? E assim surgiu o Projecto GeoGare.

:?: A quem se destina? Algum objectivo?
:!: O projecto destina-se a todos os geocachers que queiram colaborar e tem como objectivo mostrar o maravilhoso património ferroviário que temos, infelizmente muito já ao abandono.

:?: A nível de afluência/aderência, qual a percentagem mensal?
:!: O projecto desde o início tem vindo a crescer de forma sustentada, não há um valor de crescimento mensal, mas nos últimos tempos tem crescido mais – assim como o número de caches em Portugal. Actualmente já são 324 caches que pertencem ao projecto, o projecto com mais caches a nível nacional.

:?: Gostariam de destacar data em especial sobre o Projecto?
:!: Todas as datas são importantes, mas sem duvida a data da arranque em 18.07.2008 e a data da primeira milestone das 100 caches do projecto.

:?: Alguma novidade em equação?
:!: Actualmente temos andado com muito pouco tempo para dedicar ao Geocaching ou ao projecto, por motivos profissionais tenho passado muito tempo fora do país, geralmente em Angola aonde a implementação do Geocaching é nula ou muito baixa. Por isso nem temos pensado em novidades, tentamos manter o site do projecto actualizado e pouco mais.

:?: Quem são os TeamBisnaga?
:!: Os TeamBisnaga são um casal de Geocachers, a Deolinda e o Vítor que gostam muito de caminhar e ar livre.

:?: Em que zona do país vos poderemos encontrar?
:!: Embora vivemos em Lisboa, andamos por todo o país, quer a caminhar quer a fazer caches.

:?: Desporto favorito (não vale Geocaching)?
:!: Fazemos muitas caminhadas e montanhismo, eu para além disso pratico BTT e natação.

:?: Se vos saísse o Euromilhões, o que fariam?
:!: Possivelmente o mesmo que fazemos actualmente. Penso que a nossa vida não mudaria muito com a saída do Euromilhões.

:?: Já visitaram Ovar, nomeadamente a Estação de Comboios de Ovar?
:!: Infelizmente ainda não, a zona do grande Porto é das poucas aonde nunca fizemos Geocaching, uma falha grave a ser reparada com urgência.

NOTA: (...) toma só atenção que será a segunda entrevista do TeamBisnaga publicada no GeoTalk.
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #65 a terça 27 set 2011, 11:41 

Eis a 6 autorização, portanto cá vai a dita:
#7 Entrevista - 12/09/2011 - Dakidali

:?: Como entraste no mundo do Geocaching?
:!: Andava na net à procura de GPS , pois estava na altura de o meu filho mais velho, entrar para a faculdade e sair de casa e ir viver para Lisboa. Tudo começa com a procura/escolha do local para viverem e como Lisboa tem mudado muito ultimamente e para não me perder, resolvi que estava na altura de comprar um GPS. Com tanta busca que fiz, entre elas apareceu a palavra geocaching, jogo, actividade… e eu resolvi dar uma vista de olhos e guardar nos meus favoritos, pois naquela altura não era uma prioridade ter actividades novas.
Mais tarde com tudo resolvido e GPS comprado, então inscrevi-me e resolvi explorar.

:?: Qual a tua milestone preferida? O que te lembras desse momento?
:!: Todas têm sido importantes pelos bons momentos e pela companhia. Cada uma tem valido o passeio, com quem as tenho feito e lembro-me delas todas com carinho.
As primeiras em terrenos mais fáceis, também devido à inexperiência, e as últimas mais puxaditas em terreno , pois só me dou com malucos.

:?: As tuas 3000 e tal caches encontradas é a prova de que esta actividade está ao alcance de qualquer pessoa?
:!: Esta pergunta, agora não percebi.
Queres dizer o quê?
Estás a chamar-me velha?
Dou cartas a muitos novos… J faço esta actividade para descontrair e ocupar o meu tempo livre de uma forma saudável. Sei os meus limites. Penso que é uma actividade ao alcance de toda a gente, uma vez que há caches para todos os tipos de gosto.

:?: Sentes-te uma referência para os mais novos, visto a tua vasta experiência e números de found's?
:!: Não, não me sinto nenhuma referência como geocacher.
Se calhar como pessoa, por ser mais velha, por ter mais vivências, por ter mais experiência de vida, por ser Mãe, por ser Professora e lidar com gente mais nova no meu dia a dia e por ser uma pessoa que se sente bem com a vida e com ela própria.

:?: Ouvi dizer que eras professoras, tens (tiveste) alunos geocachers?
:!: Não. Os meus alunos são do 2º ciclo (5º e 6º ano), se os Pais não forem geocachers eles não o podem ser.
Também nunca me predispus a explicar-lhes o que é isto do geocaching, pois tenho consciência que iam adorar, mas depois como dependeriam sempre dos Pais e nem todos podem ter GPS, seria um tormento para eles.

:?: Para ti, o Geocaching está a evoluir, estagnar ou a regredir?
:!: Para mim a tendência de tudo é evoluir, nunca regredir, senão mais vale acabar.
Que o geocaching está diferente desde que eu comecei, está. Melhor ou pior? Diferente.
As tecnologias usadas são diferentes, mais rápidas, melhores.
Há mais geocachers, há mais e diferentes caches.
Cada um deve praticar como melhor lhe der prazer e como mais se identificar.
Eu estou habituada a adaptar-me às novas nuances, sejam elas da vida ou dos jogos.
Se gosto, jogo , senão dou meia volta e vou-me embora.

:?: Perante as tuas mais de 3000 caches encontradas, costumas olhar muitas vezes para as estatisticas?
:!: Claro que olho para as estatísticas, faz parte do geocaching.
Os números fazem parte do geocaching, por isso cada uma que descobrimos soma às outras que já encontrámos.
Agora não ando a correr atrás de ninguém. Quero ver os meus números aumentarem , pois isso significa, mais lugares, mais gente que conheci, mais paródia.

:?: Que aplicação vocacionada para o Geocaching que não dispensas?
:!: Neste momento a do Geocaching.com, mas acho que o cachebox merece aqui uma menção, pois já usei, e só deixei de usar porque o telemóvel já não aguentava a aplicação.

:?: Já conheceste alguém ligada à Grounspeak? Que nos podes falar dele(a)?
:!: Conheci por alguns bons mas curtos momentos o Nate.
Achei uma pessoa extremamente simpática, humilde e generosa. Bem com a vida.

:?: Se pudesses escolher entre a cache International Space Station (GC1BE91) e a Earth's Orientation - South Pole (GC2BX66), qual escolherias fazer? E já agora, com quem?
:!: A 2ª certamente. Com o owner, (K!nder) J para não perder muito tempo a descobrir as respostas para as perguntas e para não me perder. Depois podia levar uma data de gente com quem costumo cachar e gosto de passar uns bons momentos. Mas são tantos que mais valia colocar aqui, quem não levaria.

:?: Tens algum projecto pessoal (fórum, site, revista, etc...) relacionado com o Geocaching?
:?: De onde surgiu a ideia/necessidade de o criar?
:?: A quem se destina? Consideras que está a ser positivo?
:?: Consideras que o projecto já teve um ponto alto? Qual? Onde poderá chegar ainda?
:?: Podemos contar com novidades ou será esta linha a seguir daqui a diante?
:!: Nada. Só leio e vejo o dos outros.

:!: Sou uma pessoa que quando se mete num projecto ou em qualquer coisa, gosta de participar activamente, com alma e entusiasmo. Gosto de aprender. Gosto de evoluir. Não gosto de perder tempo. Gosto de usar as novas tecnologias para as pôr ao meu serviço e facilitarem-me vida.
Gosto de conhecer pessoas novas e novas pessoas. Gosto de viajar. Gosto de me divertir.

:?: Que país não dispensas para umas merecidas férias (sem caches)?
:!: Austrália , Nova Zelândia, Antárctida

:?: Personalidade Politica que gostarias de conhecer?
:arrow:

:?: Se pudesses ser Ministra da Educação por 1 dia, o que farias?
:!: Nunca poderei ser Ministra da Educação pois sou muito contestatária e fervo em pouca água. Deixo-me estar pela escola e pelos alunos. Onde os dias são sempre diferentes, exigentes, desafiadores , onde se aprende todos os dias e são ricos em todos os sentidos.

:?: Por último, como te sentes por ser a 1ª entrevistada feminina neste site?
:!: Sinto-me honrada, não só por ser a primeira entrevistada feminina, mas porque todos os outros entrevistados são umas ilustres personagens do geocaching. Enfim, tirando um ou outro… mas agora isso não interessa… ;)
Imagem

Micro
Micro

Registado: segunda 31 jan 2011, 17:51

Mensagem Post: #66 a domingo 02 out 2011, 08:59 

Sim senhor, adorei a entrevista da Dakidali, respostas sóbrias e directas de uma geocacher que me parece, representa a essência do Geocaching; sem sexos, sem idades, sem profissões, sem arrogâncias mas com muita vontade de aventura.
Os meus parabens á entrevistada. :D
Anterior

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante