Post: #36 a domingo 04 set 2011, 15:44
por hautamaki
Eu penso que o facto de um muro aparecer destruído ou não, vai da consciência e da forma de estar no jogo de cada geocacher.
Das 39 caches que já fiz (sim, sou novato nisto), pelo menos metade foram em muros, já apanhei aspersores enterrados e outras diversas situações. Se vi alguma coisa destruída? Não, de todo mesmo! O que achei? Fantásticas caches, talvez as que mais tivesse gostado de ter feito.
Não acredito que os geocachers sejam destrutivos, muito pelo contrário. Acho que um geocacher (falo por mim e por muitos com quem já contatei), tem inerente ao jogo a preocupação com o espaço. Já fiz várias caches em que, apesar de ver um muro composto mas ter alí um pedra ou 2 deslocadas (q nem sequer sei se são ou não do muro), tenho a preocupação de não as deixar alí e procuro "realocá-las" naquele contexto. O mesmo em relação à cache. Por vezes retiro a cache e tenho o cuidado de a devolver ao sítio de forma igual ou ainda melhor...pensando sempre no jogo e no que virá a seguir a mim.
Neste 1º mês de geocacher, a experiência foi tão enriquecedora para mim, que consigo já descortinar o que é bom e o que não é.
Obviamente isto não pode ser nenhuma bandalheira, mas penso que tb é muito radicalizado, fazendo com que os geocachers tenham que mentir aos revisores acerca do verdadeiro local da cache. E a verdadeira prova de que essas caches são as melhores, é que já fiz umas quantas...e algumas estão activas desde 2007!! Queixas? Alertas ao owner? Não as vejo. Locais destruidos? Nada...nem 1 sequer! Talvez se subestime o civismo do geocacher. Obviamente que existirá sempre aquela meia dúzia que "abandalha" mas, o Geocaching, foi das poucas coisas na vida em que tenho a noção de que as pessoas se comportam, pois a essência tirada do jogo é fenomenal e acaba por incutir no usuário o dever de proteger o "hobbie
".
Adiante......e falando agora um pouco de revirsores e aqui...falando de mim, pessoalmente.
A 1ª ou 2ª abordagem que tive com um revisor, aquando da minha 2ª cache, foi suficiente para pensar: Fico por aqui, não tenho que aturar isto. Aqui ninguém é meu patrão e queremos é divertirmo-nos com isto, claro, seguindo as regras. Foi esse o meu 1º sentimento.
As guidelines são imensas, umas em PT, outras nem por isso. Vão-se lendo aos poucos, à medida do possível. É que o geocaching n tem limitações de faixa etária e eu, com um filho com 3 anos...nem sempre tenho tempo depois de um dia de trabalho de ir ler as guidelines. O que acontece por vezes é ler-se a 1ª e concluir a leitura não sei quanto tempo depois. Logo....onde já lá vai a 1ª!!! Como em tudo na vida, por muita teórica que se tenha, o verdadeiro ensinamento vem com a PRÁTICA. Pois bem, após um erro crasso de minha parte, confesso, em que arquivo uma cache com menos de 3 meses de vida em prol de dar abertura à publicação de outra (havia uma questão de distância en tre as 2 caches), sou abordado pelo revisor Sup3rFm (não vou esconder nomes, nunca o fiz) a dizer-me que, em vez me limitar a colocar o visto, devia ter lido as guidelines.
Pois bem...em 40 anos de vida, esta ensinou-me que, antes de aceitar seja o que fôr, devem ler-se as letrinhas pequenas (n é o caso aqui), sob pena de um dia mais tarde surgirem situações destas. Como se deve calcular, é muito injusto e frustrante uma pessoa ser acusada ou rotulada de alguma coisa sabendo que não é bem assim. O que tenho a dizer ao Hugo é que, errar é humano e toda a gente erra, mesmo tendo as guidelines todas enfiadas na cabeça. Não acredito que o Hugo nunca tivesse errado no Geocaching. Agora daí até dizer sem qualquer tipo de problemas que não li as guidelines, vai uma distância muito grande. Na altura e depois desta resposta, referi ao Hugo que de três intervenções dele, em todas elas tinha sido agressivo dando-me respostas sempre de mau tom. A resposta que obtive (n contava com nenhum pedido de desculpas) foi que, caso tivesse algum problema, poderia reportar à Grounspeak. Não vou por aí, não sou assim, resolvo as coisas dentro da cordialidade que me foi ensinada e que consigo transmitir. Afinal, somos todos feitos do mesmo.
Agora a parte mais importante disto. Tenho lido bastante mesmo acerca do Hugo Silva e vejo-o +- como o representante máximo do geocaching em Portugal. Já li diversas entrevistas e sou o 1º a reconhecer a sua dedicação de corpo e alma ao Geocaching. Apesar desta situação acima, penso que ele já me publicou uma cache depois disso sem ter guardado qualquer tipo de rancor ou do tipo "da próxima vez que cá apareceres para publicar faço-te a folha". Não, não o fez. Ou por não se lembrar de mim (não quero acreditar nisso) ou por simplesmente recordar-se perfeitamente de mim e ter simplesmente cumprido com o seu papel de revisor. Ele tem que seguir as guidelines, ponto final.
Quero apenas referir que, não me recordo agora que entrevista foi, em que um dos último parágrafos dizia que faria de tudo para ajudar e integrar o geocacher. Tenho pena de não ter sentido isso na nossa 1ª abordagem onte até lhe dizia que, se o contactava, era pq precisava dele e das respostas dele...mas, melhores dias virão.
Um abraço a todos e um especial ao Hugo que, acredito, n terá tarefa fácil. Apesar de tudo, n lhe guardo o mínimo que seja de rancor.