Confesso que até me custa um pouco voltar aos critérios de desempate depois de passado já tempo suficiente para que estas regras se possam considerar consolidadas, mas a verdade é que a opinião que quero exprimir é perfeitamente consistente com o meu post inicial, sendo esta a razão única pela qual me atrevo a voltar ao assunto.
A hierarquia dos critérios de desempate é actualmente (e há muito) a seguinte:
1º maior percentagem = (hides +founds)/total de caches
2º data mais antiga = data último found/hide
3º maior número de founds =mais founds
Ora, uma vez que o 3º critério só se aplica em caso de igualdade no 1º e 2º, os critérios podem ser enunciados como:
1º maior percentagem = (hides +founds)/total de caches
2º data mais antiga = data último found/hide
3º menor número de hides = menos hides
…ou seja, fica à frente quem tiver menos hides !?
Embora fosse opinião mais ou menos geral (durante a apreciação inicial) que deveríamos eliminar quaisquer regras penalizantes para os owners, subsistiu este 3º critério que tem inequivocamente essa característica!
A situação é mais notória quando se trata de uma badge “completed” por vários geocachers. Neste caso o primeiro critério não é aplicável e o segundo também não o é muitas vezes, porque quando aparece uma nova cache na mesma badge, os geocachers que já a têm “completed” tenderão a visitá-la todos no primeiro dia e muitas vezes até juntos. Nestes casos, o “desgraçado(a)” que tem mais hides na badge, e portanto provavelmente a pessoa mais dedicada a essa mesma badge, fica automaticamente “fora da corrida”. Em desespero (nesta não acredito mas digo na mesma
![Clown [:o)]](./images/smilies/icon_smile_clown.gif)
) poderá até decidir arquivar algumas das suas caches dessa badge…
Obviamente que devemos relativizar esta questão e atribuir-lhe apenas o valor merecido, mas não deixa de ser uma ferida no princípio inicialmente aceite, que deixo à consideração de todos.
Só para terminar! Não, não me sinto pessoalmente prejudicado em nenhum dos casos abrangidos por este assunto, pelo contrário, estou até beneficiado no único caso que analisei e que suscitou esta reflexão.
![Tongue [:P]](./images/smilies/icon_smile_tongue.gif)