por ccaetano
Divisão por ditritos e por tipologia ( castelo/fortaleza/Torre ou torreão/Pelourinhos, etc). Depois podem subdividir por concelho - desta forma parece-me mais facil conseguirem owners que prestem maior assistencia ás caches criadas ou a criar.
A ideia do vosso projecto, muito interessante a meu ver, incide sobre a Idade Media e ainda presistem muitos vestigios nos nossos dias. Mas existem fortificações que apesar de antigas não fazem parte da Idade Média - periodo entre os seculos V e XV.
Por exemplo, a Cidadela de Cascais - o unico vestigo existente desta epoca é a Torre de Santo Antonio, mandada erigir em 1488 (Idade Media Tardia, já em plena epoca dos Descobrimentos). Em 1589, D. Felipe I manda construir o Forte de Nossa Senhora da Luz e, em 1650 D. João IV manda ampliar o Forte para o projecto que hoje conhecemos.
Outro exemplo - o Forte da Ameixoeira ou Forte D. Carlos I foi mandado erigir no reinado do mesmo no final do seculo XIX, 400 anos após o termino da Idade Media ou Idade das Trevas.
Quero com isto dizer que a listagem criada ( e que trabalheira que já deve ter dado) é uma lista de arquitectura militar, mas que abrange periodos muito para além da Idade Media. Se o objectivo é centrarem-se na Idade Media devem focalizar-se apenas nesse periodo ( seculo V e Seculo XV). Se pretendem um inventario do patrimonio nacional edificado então o desafio é muito maior e ainda mais aliciante.