[Projecto] Irmandade d'Os Templarios

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 26 fev 2011, 00:05

Mensagem Post: #11 a segunda 29 ago 2011, 22:26 

Re: [Projecto] Irmandade d'Os Templarios

A 2ª Pedra está lançada... A lista de todos as Fortificações de Portugal!
Conto ter até ao final da próxima semana tudo pronto para começarmos a trabalhar!

De referir que a Zona Norte já tem as respectivas hiperligações para as caches!

Lista Fortificações de Portugal com (ou sem) caches
Imagem

Nano
Nano

Registado: sexta 12 ago 2011, 00:47

Mensagem Post: #12 a segunda 29 ago 2011, 23:01 

Excelente trabalho! mas parece-me que está em falta o castelo de S. Jorge em Lisboa

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #13 a terça 30 ago 2011, 14:56 

ccaetano Escreveu:Excelente trabalho! mas parece-me que está em falta o castelo de S. Jorge em Lisboa

Após este comment, apercebi-me que a lista em excel está com imensas caches em falta!
Como foi de lá que retirei toda esta informação, irei actualizar a lista! Até lá, o site vai estar parado, pois terei que voltar aos "alicerces" da coisa!
Obrigado e desculpem qualquer coisa!
Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #14 a terça 30 ago 2011, 16:32 

De volta ao activo!
Faltavam estes Castelos na Lista:

Bataria de Alcabideche
Bateria Alta da Água Doce
Bateria da Feitoria
Bataria da Lage
Bataria da Parede
Campo Entrincheirado de Lisboa
Castelo da Lourinhã
Castelo de Alenquer
Castelo de Alverca
Castelo de Arruda
Castelo de Pirescoxe
Castelo de São Jorge de Lisboa, Castelo de São Jorge, Castelo dos Mouros
Castelo de Sintra, Castelo dos Mouros
Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #15 a terça 30 ago 2011, 21:36 

A listagem apresentada está muito confusa com castelos e fortificações misturadas e também com uma ordem geografica confusa.
Continuo a achar que falta alguns monumentos classificados ou em vias de classificação e, embora me sinta muito perdida nesta listagem, parece-me que falta castelo de Rodão ou do Rei Wamba, Penafiel também tem vestigios de castelo , Vilhariques também tem restos de um castelo.
Se conseguir organizar melhor esta listagem eu posso dar-lhe uma ajuda nos monumentos em falta.
Para este seu/vosso projecto não deverá ficar esquecido a arquitectura religiosa e os centros historicos que ainda hoje se conservam.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #16 a terça 30 ago 2011, 22:45 

ccaetano Escreveu:A listagem apresentada está muito confusa com castelos e fortificações misturadas e também com uma ordem geografica confusa.
Continuo a achar que falta alguns monumentos classificados ou em vias de classificação e, embora me sinta muito perdida nesta listagem, parece-me que falta castelo de Rodão ou do Rei Wamba, Penafiel também tem vestigios de castelo , Vilhariques também tem restos de um castelo.
Se conseguir organizar melhor esta listagem eu posso dar-lhe uma ajuda nos monumentos em falta.
Para este seu/vosso projecto não deverá ficar esquecido a arquitectura religiosa e os centros historicos que ainda hoje se conservam.

Como sugeres então organizarmos a coisa?
abraço
Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #17 a quarta 31 ago 2011, 00:01 

Divisão por ditritos e por tipologia ( castelo/fortaleza/Torre ou torreão/Pelourinhos, etc). Depois podem subdividir por concelho - desta forma parece-me mais facil conseguirem owners que prestem maior assistencia ás caches criadas ou a criar.

A ideia do vosso projecto, muito interessante a meu ver, incide sobre a Idade Media e ainda presistem muitos vestigios nos nossos dias. Mas existem fortificações que apesar de antigas não fazem parte da Idade Média - periodo entre os seculos V e XV.

Por exemplo, a Cidadela de Cascais - o unico vestigo existente desta epoca é a Torre de Santo Antonio, mandada erigir em 1488 (Idade Media Tardia, já em plena epoca dos Descobrimentos). Em 1589, D. Felipe I manda construir o Forte de Nossa Senhora da Luz e, em 1650 D. João IV manda ampliar o Forte para o projecto que hoje conhecemos.

Outro exemplo - o Forte da Ameixoeira ou Forte D. Carlos I foi mandado erigir no reinado do mesmo no final do seculo XIX, 400 anos após o termino da Idade Media ou Idade das Trevas.

Quero com isto dizer que a listagem criada ( e que trabalheira que já deve ter dado) é uma lista de arquitectura militar, mas que abrange periodos muito para além da Idade Media. Se o objectivo é centrarem-se na Idade Media devem focalizar-se apenas nesse periodo ( seculo V e Seculo XV). Se pretendem um inventario do patrimonio nacional edificado então o desafio é muito maior e ainda mais aliciante.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #18 a quarta 31 ago 2011, 00:14 

Actualmente temos uma lista em excel mais bem trabalhada (obrigado Maru), dá uma vista de olhos:

Podem consultar o ficheiro actualizado AQUI!
Imagem

Nano
Nano

Mensagem Post: #19 a quarta 31 ago 2011, 01:23 

a lista está bem mais facil de consultar.

Geocoin
Geocoin

Registado: domingo 05 set 2010, 18:25

Mensagem Post: #20 a quarta 31 ago 2011, 01:25 

Gostei do novo formato, está realmente mais fácil de consultar!=) Obrigada Maru!=)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Bing [Bot] e 1 visitante