Boas!
Tudo depende do que queres fazer com o carro.
Se o teu objectivo é fazer 40000kms de estrada e sair ao fim de semana para procurar umas caches no campo então não tenho duvidas que um Dacia Duster, Quasqai, Tiguan, Grand Vitara ou coisa do genero servirá perfeitamente. São optimos estradistas, classe 1 e desenrascam-se bem em terrenos acidentados desde que não queiras fazer muitas "avarias".
Se essa procura de caches ao fim de semana já implicar subir corta fogos inclinados, passar por valas onde ficas com uma roda no ar, caminhos inclinados ou com bastante pedra, atravessar cursos de agua ou coisas mais duras então esquece os suv´s e procura uma coisa que tenha pelo menos caixa de transferencias, e, com excepção dos Defender, dos Wrangler e das pickups não me parece que gastes menos que esse valor. Isto para alem do facto de serem (acho) classe 2.
Isto são opções para compra de um carro novo que seja usado no dia a dia pois há sempre a possibilidade de comprar um veiculo em 2ª mão que seja usado com menor frequencia. o problema é que a determinada altura (como foi referido), o imposto mudou e tudo mudou.
Praticamente não se encontram veiculos TT usados á venda com menos de 10 anos, e, a importação tb não é opção pois o imposto anual atinge valores impraticáveis.
Como foi dito tb, um Land Cruiser ou um Discovery são excelentes opções, e, apesar de com alguns anos, procurando devidamente encontram-se muitos praticamente novos (O motor de um Land Cruiser com 200.000kms está praticamente novo

. Claro que há que considerar o desgaste do tempo e é de fazer uma revisão geral para verificar o estado de certos orgãos de desgaste como borrachas, correias, travões e trocar o que for para trocar.