Para quê Multi-caches?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Micro
Micro

Registado: domingo 25 abr 2010, 14:59

Mensagem Post: #11 a domingo 16 mai 2010, 13:43 

Re: Para quê Multi-caches?

migueis Escreveu:Impossível controlar.
Só perde quem não fez.
Para o owner é indiferente.

Acredito que para alguns Owners seja indiferente, principalmente para aqueles que facilitam as coordenadas finais.

Mas também julgo que para a maioria não o seja, senão teriam publicado uma (tradicional-) em vez de uma (multi-).

No meu caso pessoal, gosto que façam as minhas multi-caches completas, até porque acho que os pontos intermédios são pontos interessantes.
Agora também acho que há muitas Multis-caches que se calhar deveriam ser tradicionais, pois o interesse dos pontos intermédios deixam muita a desejar.

Em minha opinião um Owner quando deseja meter uma (multi-) deverá sempre de considerar se o justifica em vez de uma (tradicional-), sob pena que depois ela é tratada como (tradicional-).
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #12 a domingo 16 mai 2010, 14:08 

Lmcadete Escreveu:Não foi minha intenção personificar estes factos, mas já que o referes, posso te dizer que nunca o fiz quando vou às caches sozinho, não tenho outro remédio senão contar as gaitinhas para conseguir as coordenadas finais.
Naturalmente que já entrei em filmes destes quando vou em grupo, mas por vezes fico com a sensação que perdi qualquer coisa ao não ir aos restantes pontos, talvez arrependimento.

Já todos entrámos, e voltaremos a entrar. O arrependimento não mata. ;)

Podemos sempre voltar atrás e fazê-la novamente. Por acaso, já visitei mais vezes uma Letterbox (com pontos intermédios) de outro owner, do que qualquer outra cache minha. No entanto, continuarei a ir directo a pontos finais. Já aconteceu e, certamente, voltará a acontecer.

Lmcadete Escreveu:Com este tópico foi minha intenção discutir apenas a generalização de uma das maneiras, percisamente a contrária à que levou ao espirito da criação da Multi-cache. (multi-)
Todos nós sabemos que cada um é livre de fazer como quer e isso nunca foi metido em causa.

Como curiosidade, e dado que falas de 2007 numa tua outra resposta, até Jul/2007, tenho publicadas 1298 caches em Portugal, 242 eram Multi-caches, ou seja 18%. De Jul/2007 até hoje, tenho 6718 caches publicadas em Portugal, 1095 das quais são Multi-caches. Esse número representa 16% do total das caches publicadas no período citado.

Significa que, em proporção, o número de multi-caches até desceu. Há é mais, como é natural. O geocaching não se cristalizou, é uma actividade com números de evolução expressivos. Está a mudar. Temos é que nos adaptar às mudanças e olhar para as questões por outra perspectiva.

Esperar que os outros façam o geocaching como nós idealizamos é algo completamente infrutífero, só leva à frustração. Pesquisem por "angst" no fórum do Geocaching.com e verão...

No entanto, e focando no que me parece o teu tema, se há Multi-caches que poderiam ser Tradicionais? Sim, poderiam. Mas o owner não quis, quis fazê-la de maneira diferente. Nós temos uma Multi-cache cujo ponto final fica a 5 metros do ponto inicial. Podia ser uma tradicional? Claro que sim. Mas optámos por fazer desta forma. Se toda a gente faz a cache como foi pensada? Claro que não. Aliás, borrifo-me nisso. Encontraram a cache? Porreiro. Só espero que tenha sido uma experiência positiva, se não foi, se foram directos ao caixotinho, etc, bom para eles. Não altera, de modo algum, aquilo que sinto pela cache, independentemente da forma e conceito utilizado.

Temos que ter cuidado com as generalizações. Parece que anda aí uma corrente negativa, tudo está mal, nada se faz bem, antigamente é que era. Diz-se isso porque se sofre de amnésia selectiva. Tudo o que estamos a viver agora, já tinha sido inventado antes de 2007 (por exemplo ;)). O que acontece agora é uma repetição mais frequente do que vinha acontendo a espaços. Apenas isso. Aprendam a viver com a mudança. Custa, bem sei, mas o resultado é, na minha opinião, muito positivo.

Luís, no hard feelings, como seria de esperar!
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

TB
TB

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:26

Mensagem Post: #13 a domingo 16 mai 2010, 15:15 

SUp3rFM Escreveu:...Apenas isso. Aprendam a viver com a mudança. Custa, bem sei, mas o resultado é, na minha opinião, muito positivo

Nem mais!
ImagemImagemImagem

Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 26 mar 2010, 02:17

Mensagem Post: #14 a domingo 16 mai 2010, 22:27 

Falo por mim quando verde, alinho, quado veso o caixotinho laranja e amarelo (e mais sou meio daltonico) é rara a vez, a não ser que esteja para aí virado.
Isso sou eu.

Considero que as multis façam sentido quand oo objectivo é desviar a cache do local, porque não há sitio decente para esconder, ou quando a busca poderá por em causa a existência da cache ou causar danos.
Uma boa hipotese seria fazer como o caso de Nîmes onde há várias tradicionais ao invés de multis a grande maioria com spoilers e com um RoadBook bem à maneira que facilita o trabalho de casa.

É caso para perguntar qual é o objectivo do geocaching?
Podíamos estar aqui a discutir isto e aquilo e todos teriam razão!
Cada um joga como se diria em gíria futebolística "com o pé que estiver mais à mão"

Small
Small

Registado: domingo 25 abr 2010, 03:12

Mensagem Post: #15 a domingo 16 mai 2010, 23:38 

Lmcadete Escreveu:Para quê Multi-caches[?] (multi-)

Hoje, sai uma Multi-cache e o Owner é o primeiro a fornecer as coordenadas finais, aos amigos, para o FTF. [:D]

:arrow: Se mais alguém lançar uma Multi e não me der a coordenada final, e eu perco o FTF, então vamos ter sangue. :lol:

Lmcadete Escreveu:Para quê Multi-caches[?] (multi-)

Será que ando a ver muitos filmes?

:arrow: Na minha opinião, não. Se visses muitos filmes e fizesses geocaching não perdias tempo com aquilo que os outros fazem [:D]

the_Ateam Escreveu: Há quem prefira fazer todos os pontos, há quem prefira ir directo ao final. Who cares? O que importa é o que cada um levar para si daí.

:arrow: Bem dito, quem quer saber, o que interessa é se tratou bem o container, não deu nas vistas e respeitou o bem de outro, o resto …. Não viu azar, ficou mais pobre.
Eu pessoalmente, não perco tempo com caches que já sei a priori não ter interesse, por isso se tiver e puder vou a final, no entanto existem muitas boas Multis por ai que merecem de facto o nosso esforço, pois estão muito bem concebidas, por isso concluo que um owner ao criar uma multi, deve arranjar argumentos fortes para cativar a malta a fazer essa multi, e olhem que eu já apanhei Multis que são uma vergonha e sem interesse nenhum.

jasafara Escreveu:O espírito do geocacher é o que cada um entender.

Eu pessoalmente faço questão de respeitar a vontade do owner e ter o trabalho (prazer)

Assim caro lmcadete. Continua a fazer geocacher como achas que deves fazer e não ligues a quem não faz o mesmo.

:arrow: ;) BEM DITO, AGORA VAMOS CACHAR ;)

the_Ateam Escreveu:Pessoalmente não gosto de multis, se lhes poder saltar as contas, e conseguir ir ao ponto final faço-o - é a minha forma de as fazer, mesmo correndo o risco por vezes de perder um ponto intermédio que valia a pena visitar.

:arrow: Eu pessoalmente, nem gosto nem desgosto, mas estou contigo e tenho noção que por vezes se perde algo, mas isso é azar meu, ou de quem o perde também.

Lmcadete Escreveu:
Naturalmente que já entrei em filmes destes quando vou em grupo, mas por vezes fico com a sensação que perdi qualquer coisa ao não ir aos restantes pontos.

:arrow: Quando dizes que já entras-te em filmes desses, dá a sensação que fostes obrigado e que não aprovavas o que estavam a fazer, se não gostavas podias sempre ficar a espera ou então não logar e mais tarde ir lá fazer tudo by the book como diz o SUp3rFM e logar

SUp3rFM Escreveu:As caches são colocadas. Ninguém é obrigado a procurá-las. Se o quiserem fazer, tem duas maneiras. Ou by the book ou à campeão

:arrow: Para mim as duas são viáveis, depende, mas à campeão também tem o seu encanto [:D]

SUp3rFM Escreveu:
Temos que ter cuidado com as generalizações. Parece que anda aí uma corrente negativa, tudo está mal, nada se faz bem, antigamente é que era.

:arrow: Ultimamente acho que essa corrente negativa está a engrossar cada vez mais, existem geocachers que só se preocupam com o que o que o outro fez, disse, escreveu, com quem foi, se seria possível ter feitas tantas em tão pouco tempo, foi à final, etc…, quando o que eu acho que o mais importante se está a perder, que é o sair e fazer geocaching a sua maneira, sem estragar nada e respeitar o alheio, em ver de andar por ai a fazer telenovelas e abrir tópicos em fóruns para criar assuntos que em nada beneficia o bom convívio entre pessoas , neste caso GEOCACHERS

SUp3rFM Escreveu:
Aprendam a viver com a mudança. Custa, bem sei, mas o resultado é, na minha opinião, muito positivo.

:arrow: Conforme disse a Teresa (DakiDali – de todo o lado) NEM MAIS [:D]

rmatosinhos Escreveu:É caso para perguntar qual é o objectivo do geocaching?

:arrow: Existem muitas pessoas que deviam se olhar ao espelho, para ver qual é no seu objectivo

rmatosinhos Escreveu:Podíamos estar aqui a discutir isto e aquilo e todos teriam razão!

:arrow: pois, mais valia eu estar a fazer os logs , para estar em dia

rmatosinhos Escreveu:Cada um joga como se diria em gíria futebolística "com o pé que estiver mais à mão"

:arrow: Eu jogo com o pé e com as mãos, é mesmo o que estiver mais à mão

:arrow: É claro que estas respostas minhas não é para atacar ninguém em geral ou em especial e se alguém se sentir ofendido, azar, as minhas desculpas.

MONHO
ImagemImagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #16 a segunda 17 mai 2010, 00:02 

MONHO Escreveu: :arrow: Conforme disse a Teresa (DaquiDali – de todo o lado) NEM MAIS [:D]

É com K Monho! É Dakidali... com K!!!!
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #17 a segunda 17 mai 2010, 00:18 

MONHO Escreveu: :arrow: É claro que estas respostas minhas não é para atacar ninguém em geral ou em especial e se alguém se sentir ofendido, azar, as minhas desculpas.

MONHO

Epá! Eu fiquei ofendido... Não sei porque... Mas fiquei... e não te desculpo!!! :mrgreen:

O pessoal deve-se é divertir, fazer umas patuscadas... (se saltarmos algumas multis dá mais tempo para isso ;)) e conbíbio... isso sim é geocaching! o tupperware é apenas um bónus!
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #18 a segunda 17 mai 2010, 00:28 

Para mim as duas são viáveis, depende, mas à campeão também tem o seu encanto [:D]

Pure tease.... Mas gostas que te respondam às perguntas das Earthcaches.... [(8)]

Small
Small

Registado: domingo 25 abr 2010, 03:12

Mensagem Post: #19 a segunda 17 mai 2010, 01:10 

Insano Escreveu: Mas gostas que te respondam às perguntas das Earthcaches.... [(8)]

:arrow: Como as eartcaches têm regras diferentes, sim são obrigados a responder as questões pedidas e tirar a foto. Em alguns casos ( ex. estrangueiros)como não entendem a lingua, e se tiverem a prova da foto, deixo logar mesmo sem resposta. O mais importante é que lá tenham ido e tenham gostado, o resto é trabalho de secretaria.
ImagemImagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #20 a segunda 17 mai 2010, 10:30 

MONHO Escreveu:
Insano Escreveu: Mas gostas que te respondam às perguntas das Earthcaches.... [(8)]

:arrow: Como as eartcaches têm regras diferentes, sim são obrigados a responder as questões pedidas e tirar a foto. Em alguns casos ( ex. estrangueiros)como não entendem a lingua, e se tiverem a prova da foto, deixo logar mesmo sem resposta. O mais importante é que lá tenham ido e tenham gostado, o resto é trabalho de secretaria.

Right... regras...
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes