Sem founds, mas activas....

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: segunda 26 abr 2010, 14:45

Mensagem Post: #101 a quinta 30 jun 2011, 02:57 

Re: Sem founds, mas activas....

Gostaria de relatar algo curioso (apesar de ter duas caches desactivadas em reconstrução):

Há uns tempos atrás tive uma série de DNF s numa cache minha. Como nõa podia lá ir tão cedo pedi ajuda.
Colocaram lá uma cache, o que muito agradeço e reactivei a dita cuja. Passado algum tempo quando lá fui de visita verifiquei que lá estavam 3 containers... :) (o meu, o da pessoa que se prontificou a ajudar e outro que julgava desaparecido mas que afinal andou apenas a viajar sabe-se lá por onde). Dito isto...

Também já tive outro caso engraçado, este com um geocacher amigo, que penso que até nem encontrou a cache ainda, que na minha "fibonacci em azeitão" e comigo a telefone a dar as indicação não a conseguiu encontrar. Desactivei a cache e quando lá fui estava no sitio... :)

E já agora... tenho também recebido mensagens do tipo: "há dois meses que ninguém loga... não a encontramos... secalhar não está lá"

Bem, atendendo a isto há talvez que redefinir os graus de dificuldades das caches mais dificeis. Um contacto com o owner não seria mau (eu agradeço e juro que não corro ninguém) de forma a terem uma dica mais precisa e verificarem se as caches andam mesmo desaparecidas ou se simplesmente mudaram de local (o que também acontece pois o owner por vezes tem necessidade de as mudar a fim de sobreviverem).
Outro problema é o caso das respostas... eu por exemplo estou a demorar mais tempo a responder do que o normal, mas isso não quer dizer que não esteja atento.
Só depois de esgotadas estas hipóteses é que deveriam ir pelo pedido de arquivamento.

Eduardo

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 17 nov 2010, 13:35

Mensagem Post: #102 a quinta 30 jun 2011, 11:46 

Olá Eduardo,

Tudo depende de quanto é "mais tempo a respodner que o normal"... Se for dois meses, como aqui (http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... y&decrypt=) já começa a ser um bocado mau. Se for como aqui (http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... y&decrypt=) já é um bocado pior.

Para quem não perceber - a primeira tem 8 dnfs e um pedido de manutenção desde 21 de Maio. A segunda só tem tido 19 founds, e 2 pedidos de manutenção, mas desde a ultima manutenção feita que o container está partido e o logbook está encharcado. Converteu-se portanto em virtual.

A parte interessante é que a zona é bastante propensa a inundar - mas o owner é da zona, deveria saber isso...

EDIT: E nem 2 minutos depois já estão desactivadas. Obrigado Hugo!
Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:01

Mensagem Post: #103 a quinta 30 jun 2011, 11:51 

Desactivei as duas caches referidas. Efectivamente, parecem necessitar de uma visita de manutenção do proprietário.

Quanto aos tempos para manutenção, não há uma medida exacta nas guidelines. Por cá, adoptámos o procedimento descrito em http://tinyurl.com/duvidarevisor

http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... &p=4114825

Eis outra com frequência recorrente:

"O revisor resolveu arquivar-me a cache, só porque estava inactiva!"

Como sabemos pelas [url="http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#maint"]Guidelines[/url], a manutenção das caches assume particular importância na vida das mesmas. Como podemos ler:

Manutenção das caches
(...)
Como dono da cache também é responsável por periodicamente verificar fisicamente a cache, e especialmente quando alguém reporta um problema com ela (desaparecida, danificada, molhada, etc.). Pode temporariamente desactivar a cache para avisar os outros para não a procurarem enquanto não resolver o problema. Esta possibilidade serve para lhe dar um tempo razoável – normalmente algumas semanas – para que organize uma visita à sua cache. No caso de a cache não ter manutenção apropriada, ou estar desactivada por um longo período de tempo, nós podemos arquivá-la.

Tradução não-oficial realizada pelo MightyReek, Team Geo-Cricket.

Regularmente, os reviewers de cada país/região/estado efectuam passagens nas caches publicadas para verificar se há algumas desactivadas há demasiado tempo. Sei que o termo "algumas semanas" é vago. No entanto, tento aqui ter algum padrão para agir. Tipicamente, deixarei uma "Reviewer Note" para o owner passadas 10 a 12 semanas da cache estar inicialmente inactiva.

Esta mensagem é pública para que possa ficar registada. Poderia fazê-lo por mail. No entanto, este poderia não ser recebido pelo owner. Por outro lado, ao estar visível, é uma salvaguarda para ambos, caso se justifique.

Depois da "Reviewer Note" sobre a manutenção da cache, passado um mês, não havendo resposta do owner ou uma resposta insuficiente, a cache poderá ser arquivada.

Na prática, este acto poderá acontecer passadas 14 semanas/3 meses e meio, ou mais.

Como é natural, poderão haver motivos de força maior que impeçam a recolocação da cache. Esses motivos devem estar patentes na cache. Lembro que um owner disposto a dar informações sobre o ponto de situação das caches denota atenção e cuidado para com estas.

Por último, o arquivamento de uma cache não é uma sentença de morte. O owner pode recuperá-la a tempo de haver um "desarquivamento", sendo para isso necessário analisar a cache como se fosse submetida inicialmente.

Noutros países, há tempos mais curtos, noutros mais longos, mas cremos que o tempo dado é suficiente para o owner agir e tornar a sua cache novamente activa e em pleno funcionamento.
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer
Coloque as dúvidas, perguntas e respostas ao revisor
Work with the reviewer, not against him.

Imagem Imagem Imagem
Pecador e Geocacher normal, como quase todos. A esmagadora maioria das minhas participações são realizadas sem o chapéu de reviewer.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #104 a quinta 30 jun 2011, 11:59 

SUp3rFM Escreveu:Noutros países, há tempos mais curtos, noutros mais longos, mas cremos que o tempo dado é suficiente para o owner agir e tornar a sua cache novamente activa e em pleno funcionamento.

Na República Checa, caches só com Founds, que acumulem 4 DNF's de rajada recebe de imediato pedidos de Manutenção, e se o owner estiver aí coisa de um mês sem reagir, leva logo com um pedido se arquivamento. Se estrebuchar muito leva com uma rajada deles sem contemplações.

Não acho nem bem, nem mal, antes pelo contrário.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: quinta 09 dez 2010, 13:38

Mensagem Post: #105 a quinta 30 jun 2011, 12:15 

Mais do que contabilizar o número de DNF's parece-me muito mais importante avaliar a credibilidade dos DNF's (já andamos nisto à tempo suficiente para perceber o peso de cada DNF). Vários DNF's de newbies raramente querem dizer alguma coisa, enquanto que um único DNF de um geocacher com muitos founds tem mais probabilidades de ter algum significado.

À parte disto considero que quando uma cache começa a ter vários DNF's deve existir uma intervenção do Owner, não quero com isto dizer que tem de ir ao local verificar a cache, mas pode trocar mensagens com alguns intervenientes nos DNF's ou colocar alguma note na listing mostrando desta forma que não está ausente e está preocupado com a sua cache.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #106 a quinta 30 jun 2011, 12:18 

IDILIO49 Escreveu:Vários DNF's de newbies raramente querem dizer alguma coisa, enquanto que um único DNF de um geocacher com muitos founds tem mais probabilidades de ter algum significado.

Mais do que um DNF de um geocacher com muitos founds, tem mais probabilidades de ter algum significado um DNF de um geocacher com uma boa lista de contactos telefónicos ;)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #107 a quinta 30 jun 2011, 12:48 

Alguns pontos a ter em conta:

Uma rajada de pedidos de arquivamento não faz mais que um só pedido de arquivamento fundamentado. Só sobrecarrega adicionalmente o reviewer.

O nosso procedimento tem passado pela análise dos níveis de terreno e dificuldade da cache e pelos últimos logs e com base nisso perceber o que fazer.
Existe ainda alguma resistência a logar DNFs, portanto uma cache sem qualquer log desde 2009 e com 3 ou 4 DNF separados por uma semana em 2011 é suspeita, por exemplo. Poderão existir caches desactivadas pelos reviewers e que efectivamente estão lá, mas os DNF consecutivos são um sinal de algo e o owner devia estar atento a isso e dar algum feedback. A desactivação é uma chamada de atenção adicional ao owner.
--
BR

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #108 a quinta 30 jun 2011, 13:00 

Acrescentaria ainda que 5 DNF's consecutivos de um grupo que tentou procurar a cache não deverão ter o mesmo significado de 5 DNF's de Geocachers que a procuraram individualmente.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 12:14

Mensagem Post: #109 a quinta 30 jun 2011, 15:08 

prodrive Escreveu:Acrescentaria ainda que 5 DNF's consecutivos de um grupo que tentou procurar a cache não deverão ter o mesmo significado de 5 DNF's de Geocachers que a procuraram individualmente.

correcto. especialmente quando o objectivo do dia é encontrar 250 caches ou coisa que o valha.
--
BR

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #110 a sexta 01 jul 2011, 01:14 

Acrescento mais uma à lista já com 9 DNF (incluindo o meu)

Parque Casal S. Tomé
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes