Prémios GPS [Lobbys Distritais]

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #161 a quarta 13 abr 2011, 18:59 

Re: Prémios GPS [Lobbys Distritais]

GeoKolob Escreveu:
prodrive Escreveu:Já estão disponíveis no portal, mais duas belíssimas entrevistas do lobby de Coimbra:
Ricardobsilva
Esta está a dar erro!

Mantém-se? Mais alguém tem o mesmo problema?
Consigo aceder :?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 28 mai 2010, 13:55

Mensagem Post: #162 a quarta 13 abr 2011, 19:03 

A mim continua, não sei se será só a minha pessoa ou não.
Deixo a mensagem de erro:
Imagem
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #163 a quarta 13 abr 2011, 19:28 

Consegui aceder sem problemas...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #164 a quinta 14 abr 2011, 01:20 

Já todos conseguem aceder certo?
É que antes das 24 horas, apenas estava disponível a membros com direitos administrativos, tratando-se de um artigo programado :P
Acho que foram aqui apanhados na ratoeira o Gustavo e o Joaquim [:D]
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 28 mai 2010, 13:55

Mensagem Post: #165 a quinta 14 abr 2011, 12:54 

migueis Escreveu:Já todos conseguem aceder certo?
É que antes das 24 horas, apenas estava disponível a membros com direitos administrativos, tratando-se de um artigo programado :P

Está então explicado.
Sim agora já consegui aceder :P

O Gustavo e o Joaquim foram malandros!!! [:D] [:D] [:D]
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #166 a quinta 14 abr 2011, 12:55 

GeoKolob Escreveu:
migueis Escreveu:Já todos conseguem aceder certo?

Está então explicado.
Sim agora já consegui aceder :P

O Gustavo e o Joaquim foram malandros!!! [:D] [:D] [:D]

Não foi intencional. Desconhecia que tinha direitos administrativos :oops:

Nano
Nano

Registado: quarta 02 jun 2010, 15:10

Mensagem Post: #167 a domingo 17 abr 2011, 02:08 

Estando a residir em S. Miguel há pouco mais de dois anos, só depois da minha chegada tive conhecimento do Geocaching, razão pela qual a minha actividade nesta área é pouco significativa, pois conheço bem as caches que por cá se fazem e pouco mais. Este facto, faz com que só esporadicamente consulte o site, pois, ao contrário do que se passa aí no continente, aqui as novidades não causam ansiedade.

Foi assim que só durante a passada semana tomei conhecimento da iniciativa “Prémios GPS” que desde logo achei curiosa.

Como não posso, com muita pena minha, prestar atenção às caches que por aí se vão publicando, tomei atenção àquelas que por cá foram nomeadas, num compreensível total de 5, em que duas são Virtuais (hot.hot.hot e Rubber), ambas publicadas por um colega geocacher sueco em 2002, que provavelmente nunca mais veio a Portugal.

Desde logo, achei que algo não estaria certo pois, analisando os “critérios objectivos de qualidade”, há uma claríssima vantagem das Virtuais e da Earth, já que estas obrigam geralmente à publicação de uma foto, como condição do “found”. Além disso, são 9 anos de fotos e founds, o que claramente as torna inatingíveis em relação a outras Tc e Mc colocadas nestes últimos anos, como se pode verificar pelos extraordinários 316 founds 404 imagens no caso da “hot.hot.hot”, e 371 founds para 415 fotos em relação à “Rubber”. Sobre outros critérios, tanto uma como outra têm graus 1 na dificuldade e terreno e uma percentagem de 10 e 11% de favoritos/Premium.

Na minha modesta e tardia opinião, os critérios objectivos não vêm premiar as melhores caches de Portugal, mas sim aquelas que são mais antigas, mais acessíveis, e por isso as mais conhecidas, logo são as que terão mais votos, o que nada tem a ver com qualidade da cache que o owner procura com o empenho, cuidado e dedicação nas caches que publica, e que dessa forma divulga o geocaching como actividade não só de lazer mas também de prazer.

Num próximo evento, penso que os critérios que deveriam pesar mais nas nomeações seria tão só passar pela apreciação de quem as encontra, com os GCvote e favoritos (por rácio) e eliminar a quantidade de fotos como factor - tanto que há quem peça para não publicar fotos -, o tamanho dos log´s que, como alguém disse, pode ser a “cascar” e a “realçar” os aspectos negativos. Quanto à classificação do terreno, não vejo qualquer relação relativamente à maior ou menor qualidade da cache.

A minha sugestão, num próximo evento, é que sejam os owners a propor e a submeter a suas melhor caches a nomeação e votação, sem a utilização exclusiva de critérios métricos e matemáticos. Esse método, faria que os “geocachers votantes” se sentissem membros de júri, e assim procurassem conhecer as caches sujeitas a votação. Certamente que essa procura não seria perda de tempo, pois se foram propostas, certamente terão a alma e o espírito de quem as criou.

Clavent - S. Miguel - Açores

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #168 a domingo 17 abr 2011, 03:13 

Clavent Escreveu:...
Na minha modesta e tardia opinião, os critérios objectivos não vêm premiar as melhores caches de Portugal, mas sim aquelas que são mais antigas, mais acessíveis, e por isso as mais conhecidas, logo são as que terão mais votos, o que nada tem a ver com qualidade da cache que o owner procura com o empenho, cuidado e dedicação nas caches que publica, e que dessa forma divulga o geocaching como actividade não só de lazer mas também de prazer. ...

Gostaria de referir que duas das cinco caches nomeadas nos Açores são de 2009 e portanto recentes.
A nível nacional mais de metade das caches nomeadas são de 2008 ou posteriores. Não me parece assim que se possa concluir que as caches mais antigas são privilegiadas. Também no que diz respeito ao número de founds mais de um terço das caches nomeadas têm (ou tinham na altura da nomeação) menos de 50 founds e quase dois terços menos de 100. Assim também não se pode deduzir que as caches muitos visitadas foram privilegiadas. Aliás se pensarmos um dos factores importantes de decisão foi o rácio de favoritos/Founds que não favorece especialmente as caches mais visitadas...
De resto como já aqui foi referido muitas vezes, seria impossível escolher um critério de selecção que satisfizesse todos....

Aproveito para referir que amanhã a Túnel de descarga da lagoa das 7 cidades faz dois anos e será destacada aqui.

E os meus parabéns por viveres nessa bela ilha de S.Miguel. Conheci-a em tempos pré-geocaching e foram umas férias espectaculares [:)]
Imagem Imagem

Nano
Nano

Registado: quarta 02 jun 2010, 15:10

Mensagem Post: #169 a domingo 17 abr 2011, 12:26 

No meu post apenas dei como exemplo duas caches, para demonstrar que Virtuais e Earthcaches são beneficiadas em relação a outras, pelas razões apontadas (essencialmente pelo critério das fotos).

Sobre as restantes (3) dos Açores, apenas tenho a dizer que qualquer uma delas é merecedora de tal distinção. Seja o Túnel da descarga das Sete Cidades com 1.200 metros de comprimento; o Salto do Cabrito, uma Mc com um final agradável; ou a Atlantis, que é única, por estar colocada no ponto mais alto de Portugal (pico da Ilha do Pico), e sendo o seu único acesso um percurso pedestre de várias horas (sempre a subir), que põe à prova a capacidade física de resistência de cada um, é, seguramente, uma das mais difíceis de fazer e também por isso uma das mais gratificantes, ao ponto de se tornar uma experiência de vida [:)]

Compreendo que é impossível escolher um critério de selecção que agrade a todos, daí também compreenda que os critérios escolhidos sejam matemáticos para existir o mínimo de contestação, por serem objectivos. Daí a minha sugestão de que o critério de escolha assentasse tão só na opinião de quem as encontrou, através do rácio de favoritos/founds e/ou GcVote.

Quis, com as minhas observações, contribuir para a melhoria de futuras edições deste evento, e já agora manifestar o meu agrado pela iniciativa e dar os parabéns a todos aqueles que contribuíram na sua organização.

jasafara Escreveu:E os meus parabéns por viveres nessa bela ilha de S.Miguel. Conheci-a em tempos pré-geocaching e foram umas férias espectaculares [:)]

Volta sempre. Agora, além das paisagens e das vacas, tens umas caches fenomenais [^]

Clavent, S. Miguel - Açores

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #170 a domingo 17 abr 2011, 12:59 

Clavent Escreveu:No meu post apenas dei como exemplo duas caches, para demonstrar que Virtuais e Earthcaches são beneficiadas em relação a outras, pelas razões apontadas (essencialmente pelo critério das fotos)
....
Compreendo que é impossível escolher um critério de selecção que agrade a todos, daí também compreenda que os critérios escolhidos sejam matemáticos para existir o mínimo de contestação, por serem objectivos. Daí a minha sugestão de que o critério de escolha assentasse tão só na opinião de quem as encontrou, através do rácio de favoritos/founds e/ou GcVote.
...

Repara só no ranking de favoritos das caches açoreanas.

Imagem

Assim pelo critério de favoritos seria precisamente uma EC (e o organizador dos prémios GPS) que se podia queixar de não aparecer na lista... [:D]
Conclusões as virtuais além de terem muitas fotos, têm muitos favoritos e se não entrassem outros critérios (e não apenas os GCVote) a Atlantis não teria sido seleccionada. Apesar de tudo os Favoritos e os GCVote (e principalmente os respectivos rácios são factores muito mais fortes do que o número de fotos...
Quanto às virtuais o problema é que para as retirar ou era preciso exclui-las directamente, o que tenho a certeza não acharias justo ou então os factores de ponderação teriam de ser diferenciados dos outros tipos de caches (o que acontece parcialmente mas apenas na fórmula do Paulo Domingues, uma das três que entraram para a selecção).

Clavent Escreveu:Volta sempre. Agora, além das paisagens e das vacas, tens umas caches fenomenais [^]

Clavent, S. Miguel - Açores

Não tenho dúvidas. Basta ver o fantástico 4º lugar no ranking do rácio founds/favoritos.

Um abraço do continente.

Joaquim, Benfica, Lisboa
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes