por Clavent
Estando a residir em S. Miguel há pouco mais de dois anos, só depois da minha chegada tive conhecimento do Geocaching, razão pela qual a minha actividade nesta área é pouco significativa, pois conheço bem as caches que por cá se fazem e pouco mais. Este facto, faz com que só esporadicamente consulte o site, pois, ao contrário do que se passa aí no continente, aqui as novidades não causam ansiedade.
Foi assim que só durante a passada semana tomei conhecimento da iniciativa “Prémios GPS” que desde logo achei curiosa.
Como não posso, com muita pena minha, prestar atenção às caches que por aí se vão publicando, tomei atenção àquelas que por cá foram nomeadas, num compreensível total de 5, em que duas são Virtuais (hot.hot.hot e Rubber), ambas publicadas por um colega geocacher sueco em 2002, que provavelmente nunca mais veio a Portugal.
Desde logo, achei que algo não estaria certo pois, analisando os “critérios objectivos de qualidade”, há uma claríssima vantagem das Virtuais e da Earth, já que estas obrigam geralmente à publicação de uma foto, como condição do “found”. Além disso, são 9 anos de fotos e founds, o que claramente as torna inatingíveis em relação a outras Tc e Mc colocadas nestes últimos anos, como se pode verificar pelos extraordinários 316 founds 404 imagens no caso da “hot.hot.hot”, e 371 founds para 415 fotos em relação à “Rubber”. Sobre outros critérios, tanto uma como outra têm graus 1 na dificuldade e terreno e uma percentagem de 10 e 11% de favoritos/Premium.
Na minha modesta e tardia opinião, os critérios objectivos não vêm premiar as melhores caches de Portugal, mas sim aquelas que são mais antigas, mais acessíveis, e por isso as mais conhecidas, logo são as que terão mais votos, o que nada tem a ver com qualidade da cache que o owner procura com o empenho, cuidado e dedicação nas caches que publica, e que dessa forma divulga o geocaching como actividade não só de lazer mas também de prazer.
Num próximo evento, penso que os critérios que deveriam pesar mais nas nomeações seria tão só passar pela apreciação de quem as encontra, com os GCvote e favoritos (por rácio) e eliminar a quantidade de fotos como factor - tanto que há quem peça para não publicar fotos -, o tamanho dos log´s que, como alguém disse, pode ser a “cascar” e a “realçar” os aspectos negativos. Quanto à classificação do terreno, não vejo qualquer relação relativamente à maior ou menor qualidade da cache.
A minha sugestão, num próximo evento, é que sejam os owners a propor e a submeter a suas melhor caches a nomeação e votação, sem a utilização exclusiva de critérios métricos e matemáticos. Esse método, faria que os “geocachers votantes” se sentissem membros de júri, e assim procurassem conhecer as caches sujeitas a votação. Certamente que essa procura não seria perda de tempo, pois se foram propostas, certamente terão a alma e o espírito de quem as criou.
Clavent - S. Miguel - Açores