Gerês, sempre o Gerês

Moderadores: KimPossible, jasafara

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 12 mar 2010, 01:58

Mensagem Post: #1 a domingo 25 abr 2010, 19:25 

Gerês, sempre o Gerês

"O Parque Nacional da Peneda-Gerês dispõe de um Plano de Ordenamento que o divide em várias zonas (de diferente grau de protecção/sensibilidade) e que define quais as actividades permitidas, interditas ou que carecem de autorização em cada dessas zonas. O PNPG está assim dividido em Área de Ambiente Natural (aquela que é sujeita a maiores condicionalismos visando a sua preservação) e Área de Ambiente Rural (aquela mais humanizada e onde se realizam a maioria das actividades económicas e recreativas).

A Área de Ambiente Natural divide-se ainda em Zona de Protecção Total, Zona de Protecção Parcial e Zona de Protecção Complementar. Assim, e desde logo, actividades serão permitidas ou não de acordo com a zona onde incidirem e em função do seu maior ou menor impacte ambiental. A título de exemplo, poderemos dizer que a realização de percursos pedestres em Área de Ambiente Rural (AAR) não necessita de autorização do PNPG. Porém, essa autorização já será necessária se o percurso se desenvolver em Área de Ambiente Natural.

Para além da questão do Ordenamento do Parque, existe ainda legislação que obriga empresas, associações, federações, clubes, etc. a um licenciamento do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) caso pretendam realizar actividades de animação, interpretação e desporto de natureza em Áreas Protegidas, independentemente da zona onde as mesmas se desenvolvam. Mais uma vez a título de exemplo, uma empresa de turismo de natureza ou associação desportiva ou cultural que pretenda realizar um percurso em AAR necessita de uma licença do ICNB.

Para o esclarecimento de dúvidas, sugerimos que consultem a legislação relativa ao Turismo de Natureza nas Áreas Protegidas (Programa Nacional de Turismo de Natureza) e a legislação específica desta Área Protegida, nomeadamente o Regulamento de Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Toda esta informação se encontra disponível no Portal do ICNB, nas opções 'Turismo de Natureza' e 'Ordenamento e Gestão', respectivamente

O Regulamento do Plano de Ordenamento (RCM nº 134/95 de 11 de Novembro) bem como os elementos cartográficos do Plano encontram-se disponíveis para consulta no portal do ICNB.

Qualquer percurso (ou outra actividade) em Área de Ambiente Natural é sujeito a Parque. Quando a actividade é realizada a título individual (situações não abrangidas pela regulamentação de turismo de natureza) não é cobrada qualquer taxa. O pedido ao Parque deve ser feita com uma antecedência de, pelo menos, 20 dias e deve incluir toda a informação necessária para que seja possível a sua análise (percurso detalhado, número de participantes, contextualização da actividade)."

Esta é a resposta institucional aos pedidos de esclarecimento sobre os percurso pedestres e as autorizações.

Venham de lá as vossas opiniões e experiências no Gerês.
- faz sentido pedir uma autorização com 20 dias de antecedência (nem o Zandinga conseguia fazia previsões do estado do tempo desta forma)?
- Não podemos decidir à sexta se no sábado queremos ir fazer uma caminhada? Não deveria haver um processo simplex, online, whatever ?
- Mas quem se dispõe a fazer 20 kms por aqueles trilhos não terá o respeito e o cuidado necessário por eventuais ecosistemas em perigo ?
- Reconhecemos autoridade num funcionário do PNPG para nos multar por estar num local "proibido" quando não há sinalética disponivel ?

Aqui fica também uma lista de percursos que não carece de autorização do PNPG (Obrigado Flora ;) )
Anexos
trilhos-lista.pdf
(27.11 KiB) Transferido 316 Vezes

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #2 a sexta 30 abr 2010, 18:06 

Re: Gerês, sempre o Gerês

Olá A_Team,
Antes de mais obrigada por este excelente artigo sobre uma temática muito interessante!

Então mas mas mas...isto significa que no contexto da minha semaninha de férias no Gerês em Julho, e para "degustar" aquele fantástico cardápio de caches que me sugeriste, tenho que tratar previamente dessa tal autorização :o ?
Bolas, eu que achava que só tinha que me preocupar com o calção, a toalha e as havaianas... :? :? :?
Imagem Imagem Imagem Imagem

Nano
Nano

Registado: domingo 25 abr 2010, 02:48

Mensagem Post: #3 a sexta 30 abr 2010, 18:48 

Eu descobri depois de ir ás Minas dos Carris, que afinal era proibido lá ir... mas sinais de proibição pelo caminho nem ver-los :S

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #4 a sexta 30 abr 2010, 19:37 

Lusitana Paixão Escreveu:Olá A_Team,
Antes de mais obrigada por este excelente artigo sobre uma temática muito interessante!

Então mas mas mas...isto significa que no contexto da minha semaninha de férias no Gerês em Julho, e para "degustar" aquele fantástico cardápio de caches que me sugeriste, tenho que tratar previamente dessa tal autorização :o ?
Bolas, eu que achava que só tinha que me preocupar com o calção, a toalha e as havaianas... :? :? :?

Havaianas?? Calção ?? Eu recomendava mais botas e calça bem grossa, que os trilhos do Gerês têm tanto de mágico como de agrestes... e água!

O bom senso diz-me que te recomende que sim, que solicites a autorização e que incorras em todo o processo burocrático que daí acarreta.

Se eu o faço? Isso são outros quinhentos... :twisted:

O processo é:
enviar mail para machadoc@icnb.pt (Cristina Machado) indicando a data, o percurso que se pretende fazer e o número de participantes.

Small
Small

Registado: domingo 25 abr 2010, 13:00

Mensagem Post: #5 a sexta 30 abr 2010, 20:00 

Já estou com saudades das nossas grandes caminhadas (mais de 15 km) no Gerês. Para quando uma nova caminhada?... Ou vamos agora virar-nos para o Xurés? ... visto já termos feito praticamente todos os percursos do Gerês - :roll:

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #6 a sexta 30 abr 2010, 20:16 

OverdoseNesquik Escreveu:Já estou com saudades das nossas grandes caminhadas (mais de 15 km) no Gerês. Para quando uma nova caminhada?... Ou vamos agora virar-nos para o Xurés? ... visto já termos feito praticamente todos os percursos do Gerês - :roll:

Tenho ali um remédio bom, combinem e venham até à Arrábida! existem lá uns trilhos jeitosos ;)
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 13 mar 2010, 00:08

Mensagem Post: #7 a sexta 30 abr 2010, 20:57 

Bolacha Escreveu:
OverdoseNesquik Escreveu:Já estou com saudades das nossas grandes caminhadas (mais de 15 km) no Gerês. Para quando uma nova caminhada?... Ou vamos agora virar-nos para o Xurés? ... visto já termos feito praticamente todos os percursos do Gerês - :roll:

Tenho ali um remédio bom, combinem e venham até à Arrábida! existem lá uns trilhos jeitosos ;)

E ladrões... bah.... :evil:

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 25 mar 2010, 11:42

Mensagem Post: #8 a sexta 30 abr 2010, 22:59 

Insano Escreveu:
Bolacha Escreveu:E ladrões... bah.... :evil:

Realmente isso foi um episódio muito triste, não costumo ir para aquela zona. Já a alguns anos que se aproveitam para fazerem uma limpeza ao interior dos carros. :evil:
Manuais: GSAK - Logs de caches, trackables, etc...
Todos falam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensam em deixar melhores filhos para o nosso planeta?"
NÃO RESPONDO A PMs, qualquer duvida deve ser colocada aqui no fórum, outros assuntos através de e-mail.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: segunda 26 abr 2010, 18:49

Mensagem Post: #9 a quarta 02 jun 2010, 16:25 

the_Ateam Escreveu:
O processo é:
enviar mail para machadoc@icnb.pt (Cristina Machado) indicando a data, o percurso que se pretende fazer e o número de participantes.

Oé Pache,
Segui o teu conselho e enviei mail para a Dª. Cristina, já lá vai uma semana e nenhuma resposta... :cry:
Vou esperar mais uns dias...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #10 a sexta 04 jun 2010, 20:21 

A burocracia do camandro.... agora imagina que querias ter ido ontem?!
Não vá estar a senhora de férias, reencaminha também o mail para:
pnpg@icnb.pt
icnb@icnb.pt

também podes usar os números de telefone:
Parque Nacional da Peneda - Gerês
Av. António Macedo
4704-538 BRAGA
Tel.: (351) 253 203 480
Fax: (351) 253 613 169

tudo isto em:
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... /Contactos
Próximo