O google é mesmo um mundo...
Andava eu à procura de "Lusitanos" para um trabalho de história do Francisco, quando por engano teclei "Lusitani". Como o google é inteligente a primeira resposta foi a procurada entrada Lusitanos na Wikipédia, mas fiquei curioso com a quarta "Geocaching@pt • View topic - Lusitani no GSAK"...
Esse tópico em si até não é especialmente interessante, fora o facto de ter constatado que o RavenMaster já na altura estar às voltas com o GSAK e de ter descoberto esta revelação do Hulkman
...Eu explico. Fui eu que fiz esse mapa que referes e o coloquei no fórum do gsak. Seria possível e não dava assim tanto trabalho fazer um novo mapa para as lusitani... no entanto esse mapa é automaticamente criado a partir da informação das caches, nomeadamente do State (distrito) da cache... Ora se o geocaching tem é distritos... isso que pedes não é possível de ser feito com a macro findstatgen que usas para criar o mapa de portugal por distritos...
Ok. Fiquei a saber que já vem de trás os contributos para estas coisas de Stats, maps, etc.
Também a jeito de geo-adivinha... Quem terá dito?
...Não é que ligue muito a isso, e vejo neste mapa uma utilidade tão grande como ter o mapa das One For The Road de Portugal...
Pronto dou uma dica. É o campeão das "One For the Road"
![Big Smile [:D]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
conforme constatável numa badge ali em cima..
E pronto aquele tópico não era muito interessante. Mas já que estava ali, vamos lá ver o que se publica na "casa ao lado". E não é que por coincidência (mas sabem que as coincidências são muito mais vulgares do que se julga...) um dos últimos tópicos alterados era o "Lusitani, Uma Cache Portuguesa Com Certeza". Fiquei curioso quando dei com um artigo do lynxpardinus a fazer referência à cache
Cache Across America como uma cache com semelhanças com a nossa
Lusitani e a Silvana a relembrar que existem mesmos relações fortes entre as duas e a remeter para um tópico onde se verifica que o SUp3rFM deu a ideia
O Delorme Challenge é, na minha opinião, bastante interessante. Podem ler sobre ele
aqui.
Basicamente, é preciso encontrar uma cache em cada página dos Atlas que a Delorme tem nos Estados Unidos.
A
Cache Across America, entre outras, é mais simples.
=============
A Delorme Challenge quase que podia ser espelhada para Portugal, numa outra escala. Não sei qual o guia que nos pudessemos orientar, mas encontrar uma cache em cada distrito, incluindo as ilhas, podia ser interessante. Quem encontrasse uma em cada distrito (e ilhas) podia aceder às coordenadas da cache final.
O GeoDuplaP&F gostou da ideia...
Pois podia... mmmmmm.... sim,.... podia.... hmmmmmmm...
E o ajsa deu o nome
Eu daria o nome de Lusitani que é a tradução em latim de Lusitanos.
Que melhor nome define o nosso territorio (as ilhas estão incluidas) a nossa cultura o nosso povo!
E pronto aqui está a génese das Lusitani, que acredito que a maioria, tal como eu não conhecia.
Não quero estar a fazer mais citações do Geocaching@pt...Se os intervenientes quiserem contar mais pormenores sobre esta saga que ainda só teve três founds, seria muito interessante...
Fica apenas o registo do FTF,o
TNT_Duck