Deixem-me contar uma história.
A cache
Canto Inferior Direito 2 (Vila Real S Antonio), foi uma das caches arquivadas nesta ronda de arquivamentos. Estive lá em julho deste ano, já a cache estava desativada. Enviei mensagem ao owner uma semana antes de lá ir. Como não me respondeu, e acho que a cache não merecia ser arquivada, fui lá e deixei um recipiente no sítio dela, que localizei sem a menor dúvida devido aos vestígios de poliuretano deixados na rocha pelo container original e que são visíveis nas fotos.
Por coincidência, respondeu-me nesse mesmo dia. Agradeceu a minha disponibilidade mas não aceitou a manutenção, dizendo que já tinha tudo pronto para lá ir assim que pudesse. Claro que a manutenção que eu fiz, sem autorização prévia, só faria sentido se o owner a aceitasse ou se continuasse sem nada dizer. Como foi esta a resposta, não registei o found, nem fiz qualquer nota na página da cache a referir que tinha lá deixado o container. Depois de a cache receber o "cartão amarelo" pensei expor esta questão ao revisor que colocou o aviso (precisamente o btrodrigues), mas acabei por não o fazer porque achei que não devia.
Em resumo, está lá um container e foi encontrado por dois visitantes desde que eu lá fui, mas não tenho nada a opor ao seu arquivamento.
É que uma cache não é apenas um mero objeto que está ou não está num sítio para ser encontrado (e, para mim, o objeto até é o que menos importa).
Uma cache é a relação entre um local que se quis mostrar a outras pessoas e a história que contamos sobre ele e que queremos partilhar com alguém. Por isso, o owner e o seu dever de manter a cache funcional são elementos insubstituíveis do Geocaching*.
É claro que às vezes a comunidade se substitui ao owner para evitar que se perca uma cache boa. Os melhores exemplos disso são as caches do
jeremiasgato, cuja manutenção tem sido assegurada pela comunidade depois do falecimento do owner**.
Mas quando a cache chega ao ponto em que é necessário "levar um cartão amarelo" do revisor, compreendo que nada haja a fazer, e o revisor agiu bem.
São mais
caches zombie que se podem continuar a visitar.
* Tal como é fundamental que as pessoas que visitam as caches escrevam logs com significado a descrever a visita à cache, para honrar essa partilha que se estabelece. Quem não liga nenhuma a isso e faz logs generalistas está, na minha opinião, a leste do verdadeiro espírito do Geocaching. Mas isso é uma outra conversa
** Ainda assim, a boa vontade tem-se acabado e algumas foram já arquivadas recentemente por falta de manutenção.