Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?
É indiscutível que houve uma quebra nesta actividade em relação à fase do seu boom! Basta fazer uma pesquisa no Google Trends para perceber que a fase de maior actividade foi de 2011 a 2013 e que actualmente caímos para níveis que não se viam desde 2007...
Quer isto dizer que o geocaching perdeu interesse ou qualidade? Eu não acho! Ainda é possível sair de casa e fazer muitas caches excelentes, com bastante interesse e muito bem elaboradas. Dá é o dobro do trabalho que dava separar o trigo do joio! É certo que os PT, as geoartes e os números se banalizaram mas as caches boas continuam por aí, muitas delas no interior do país à espera de que alguem vá realmente fazer-lhes uma visita!
Comecei nisto em Maio de 2012, em pleno boom do Geocaching e também sinto uma grande estranheza hoje em dia. Tudo parece muito diferente do que se vivia na altura. Mas tenho a certeza que quem faz geocaching há muitos anos já sentia isso em 2012. Acho que esse sentimento é mais pessoal do que colectivo e tem a ver com as várias fazes que passamos nesta actividade. No início tudo é novo, descobrimos uma actividade que nos empurra para o mundo e nos faz descobrir coisas que não pensávamos serem possíveis, locais à porta de casa que não fazíamos ideia que existiam e histórias incríveis que das quais nunca tínhamos tomado conhecimento.
O interesse hoje pode não ser o mesmo mas nunca me esqueço que o geocaching me trouxe pessoas que se tornaram nos meus melhores amigos, reforçou amizades que já tinha, fez-me descobrir locais brutais e me ajudou a valorizar muito mais a minha região e o meu país. Nisso continuamos a ser uns sortudos por não ficarmos em casa em frente à tv ou no facebook perguntar aos amigos onde foi tirada aquela foto espectacular porque provavelmente já conhecemos o local!
Sim, tenho imensas saudades de muitos owners que hoje em dia estão quase inactivos ou que infelizmente partiram de vez, mas também vejo logs de pessoal novo quase todos os dias e tenho esperança que amanhã serão owners de caches porreiras.
O problema é que quem começa nisto hoje faz o que vê como exemplo e com a quantidade de caches menos boas que por aí andam, para eles isso acaba por ser o normal e replicam!
Cabe-nos a nós unir a comunidade e mostrar aos novatos que geocaching não são só compais e frascos de urina debaixo de uma pedra atrás de um poste num local sem interesse e que há coisas fantásticas por aí.
Um grande abraço a todos e continuem com estas discussões saudáveis que só contribuem para a actividade e para a comunidade de geocachers!
Enviado do meu VTR-L09 através de Tapatalk
a quem carinhosamente ( embora alguns não aceitassem isso lá muito bem ) chamávamos de CoisoPT.