Está o geocaching a morrer em Portugal?

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Small
Small

Registado: quinta 13 nov 2014, 01:33

Mensagem Post: #41 a terça 29 ago 2017, 02:44 

Re: Está o geocaching a morrer em Portugal?

Após ler este tópico de uma ponta à outra não posso deixar de partilhar que concordo inteiramente com quase tudo o que aqui foi dito e antes de mais obrigado por terem iniciado esta discussão.
É indiscutível que houve uma quebra nesta actividade em relação à fase do seu boom! Basta fazer uma pesquisa no Google Trends para perceber que a fase de maior actividade foi de 2011 a 2013 e que actualmente caímos para níveis que não se viam desde 2007...

Quer isto dizer que o geocaching perdeu interesse ou qualidade? Eu não acho! Ainda é possível sair de casa e fazer muitas caches excelentes, com bastante interesse e muito bem elaboradas. Dá é o dobro do trabalho que dava separar o trigo do joio! É certo que os PT, as geoartes e os números se banalizaram mas as caches boas continuam por aí, muitas delas no interior do país à espera de que alguem vá realmente fazer-lhes uma visita!

Comecei nisto em Maio de 2012, em pleno boom do Geocaching e também sinto uma grande estranheza hoje em dia. Tudo parece muito diferente do que se vivia na altura. Mas tenho a certeza que quem faz geocaching há muitos anos já sentia isso em 2012. Acho que esse sentimento é mais pessoal do que colectivo e tem a ver com as várias fazes que passamos nesta actividade. No início tudo é novo, descobrimos uma actividade que nos empurra para o mundo e nos faz descobrir coisas que não pensávamos serem possíveis, locais à porta de casa que não fazíamos ideia que existiam e histórias incríveis que das quais nunca tínhamos tomado conhecimento.
O interesse hoje pode não ser o mesmo mas nunca me esqueço que o geocaching me trouxe pessoas que se tornaram nos meus melhores amigos, reforçou amizades que já tinha, fez-me descobrir locais brutais e me ajudou a valorizar muito mais a minha região e o meu país. Nisso continuamos a ser uns sortudos por não ficarmos em casa em frente à tv ou no facebook perguntar aos amigos onde foi tirada aquela foto espectacular porque provavelmente já conhecemos o local!

Sim, tenho imensas saudades de muitos owners que hoje em dia estão quase inactivos ou que infelizmente partiram de vez, mas também vejo logs de pessoal novo quase todos os dias e tenho esperança que amanhã serão owners de caches porreiras.

O problema é que quem começa nisto hoje faz o que vê como exemplo e com a quantidade de caches menos boas que por aí andam, para eles isso acaba por ser o normal e replicam!

Cabe-nos a nós unir a comunidade e mostrar aos novatos que geocaching não são só compais e frascos de urina debaixo de uma pedra atrás de um poste num local sem interesse e que há coisas fantásticas por aí.

Um grande abraço a todos e continuem com estas discussões saudáveis que só contribuem para a actividade e para a comunidade de geocachers!

Enviado do meu VTR-L09 através de Tapatalk

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #42 a terça 29 ago 2017, 03:05 

Henriquez Escreveu:Comecei nisto em Maio de 2012, em pleno boom do Geocaching e também sinto uma grande estranheza hoje em dia. Tudo parece muito diferente do que se vivia na altura. Mas tenho a certeza que quem faz geocaching há muitos anos já sentia isso em 2012. Acho que esse sentimento é mais pessoal do que colectivo e tem a ver com as várias fazes que passamos nesta actividade. No início tudo é novo, descobrimos uma actividade que nos empurra para o mundo e nos faz descobrir coisas que não pensávamos serem possíveis, locais à porta de casa que não fazíamos ideia que existiam e histórias incríveis que das quais nunca tínhamos tomado conhecimento.

É mesmo isto que sinto e penso... sem tirar nem por! Partilho todas as palavras que acima disseste. Essa tal estranheza que falas... [:D]

Regular
Regular

Registado: quinta 22 ago 2013, 15:27

Mensagem Post: #43 a terça 29 ago 2017, 03:11 

Henriquez Escreveu:Cabe-nos a nós unir a comunidade e mostrar aos novatos que geocaching não são só compais e frascos de urina debaixo de uma pedra atrás de um poste num local sem interesse e que há coisas fantásticas por aí.

Acho que foi a melhor frase que hoje por aqui se escreveu! É por a negrito e em letra bem grande :D

Small
Small

Registado: quinta 13 nov 2014, 01:33

Mensagem Post: #44 a terça 29 ago 2017, 03:23 

FoundItPro Escreveu:
Henriquez Escreveu:Cabe-nos a nós unir a comunidade e mostrar aos novatos que geocaching não são só compais e frascos de urina debaixo de uma pedra atrás de um poste num local sem interesse e que há coisas fantásticas por aí.

Acho que foi a melhor frase que hoje por aqui se escreveu! É por a negrito e em letra bem grande :D

Não é que essas caches não mereçam existir! Podem e devem existir! Eu próprio tenho uma ou outra com menor interesse. Mas acho que com a febre dos números muita gente perdeu o interesse de gastar um pouco do seu tempo para guiar a malta que se está a iniciar e parte logo para a crítica. Muita gente parte logo para a crítica do pessoal dos logs curtos, dos "opc", "feita", "fácil chegar e logar" mas depois não perdem 2 segundos a reparar que a pessoa até só tem 10 logs e se calhar nunca ninguém lhe explicou que os owners gostam de receber feedback, saber como correu o seu dia de geocaching, etc. Muitos poderão fazer este tipo de logs por não quererem partilhar este tipo de informações e estão no seu direito, mas grande parte também o faz por desconhecimento. É este tipo de ausência de entreajuda que penso que nos falta às vezes!
Um abraço!

Enviado do meu VTR-L09 através de Tapatalk

Regular
Regular

Registado: terça 18 out 2011, 23:38

Mensagem Post: #45 a terça 29 ago 2017, 04:25 

Não sei se está a morrer ou não, que sinto de maneira diferente lá isso sinto, mas isso não é só um problema do geocaching.
Isso passa-se com outras actividades, já fui grande fanático dos ralis e já não vejo ao vivo à alguns anos, já passei horas e hora à pesca mas já à alguns que não vou. Estas e ouras actividades no entanto não morreram, simplesmente aparecemos, vamos ganhando entusiasmo e depois quase naturalmente acabamos por perder o interesse. Penso que isto se passa comigo e com muito mais gente, e o geocaching não passa de mais uma actividade em que isso acontece, pois também aqui se uns vão saindo outros vão aparecendo com e alguns com muito muito entusiasmo.
No entanto uma grande diferença que noto em relação a quando comecei em 2010, é na altura que se encontra alguém a cachar, lembro me quando se encontrava alguém mais experiente ficar por ali na conversa a tentar aprender algo ou quando se encontrava alguém com menos experiência ajuda-lo naquilo que fosse possível. Nesses primeiros anos conheci muita gente, era normal fazer a troca de numero de telemóvel para futuros contactos. Hoje em dia noto que isso não se passa, é mais cada um por si, parece que toda a gente sabe tudo e não precisa de ninguém.
Para mim por um lado até tem sido bom [8D] , pois havia alturas em que o TM não parava e as minhas horas de dormir são um bocado incertas.
Tenho também saudades de quando começou o GeoRibatejo e das picardias que havia com o (geopt-) a quem carinhosamente ( embora alguns não aceitassem isso lá muito bem ) chamávamos de CoisoPT.
O que a malta daqui se divertiu com isso, até arranjamos uma equipa bem grande para ir a um evento a Vila de Rei não fosse dar-se o caso de irmos poucos e sermos lá maquiados :shock: . Claro que que correu tudo bem.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #46 a terça 29 ago 2017, 13:43 

FoundItPro Escreveu:(Posso te tratar por Gustavo [:D] ?)

Podes-me tratar como quiseres :)
FoundItPro Escreveu:Como pensas que vai ser o Geocaching do futuro?

Acho que vai ser bom :)

Acho que vai haver sempre gente nova a aparecer com talento e com algo de positivo para trazer para o Geocaching. Haverá pelo meio muita gente que deu um excelente contributo que desaparecerá também, é a coisa mais natural deste mundo.

Acho que inevitavelmente o Geocaching terá um declínio, embora continue sempre a haver gente para lhe dar continuidade.

Não tenho quaisquer dúvidas que o tempo de duração do Geocaching com significativa actividade (considero que continue a existir no presente) terá sobretudo a ver com a capacidade da GroundSpeak/GC HQ de o manter atractivo.

A reintrodução das caches Virtuais é na minha opinião um excelente exemplo disso, capaz mesmo até de voltar a piscar o olho a alguns Geocachers Históricos mais antigos :)

Os Souveriners e essas iniciativas de puro marketing como o Tesouro de Mary Hide também agradam a um número significativo de pessoas.

Acredito que no futuro o conceito de Geocaching possa ser um pouco adulterado, mas quem gosta da sua essência continuará a encontrar formas de diversão de acordo com as suas preferências :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #47 a terça 29 ago 2017, 13:50 

Henriquez Escreveu:Após ler este tópico de uma ponta à outra não posso deixar de partilhar que concordo inteiramente com quase tudo o que aqui foi dito e antes de mais obrigado por terem iniciado esta discussão.
É indiscutível que houve uma quebra nesta actividade em relação à fase do seu boom! Basta fazer uma pesquisa no Google Trends para perceber que a fase de maior actividade foi de 2011 a 2013 e que actualmente caímos para níveis que não se viam desde 2007...

Quer isto dizer que o geocaching perdeu interesse ou qualidade? Eu não acho! Ainda é possível sair de casa e fazer muitas caches excelentes, com bastante interesse e muito bem elaboradas. Dá é o dobro do trabalho que dava separar o trigo do joio! É certo que os PT, as geoartes e os números se banalizaram mas as caches boas continuam por aí, muitas delas no interior do país à espera de que alguem vá realmente fazer-lhes uma visita!

Comecei nisto em Maio de 2012, em pleno boom do Geocaching e também sinto uma grande estranheza hoje em dia. Tudo parece muito diferente do que se vivia na altura. Mas tenho a certeza que quem faz geocaching há muitos anos já sentia isso em 2012. Acho que esse sentimento é mais pessoal do que colectivo e tem a ver com as várias fazes que passamos nesta actividade. No início tudo é novo, descobrimos uma actividade que nos empurra para o mundo e nos faz descobrir coisas que não pensávamos serem possíveis, locais à porta de casa que não fazíamos ideia que existiam e histórias incríveis que das quais nunca tínhamos tomado conhecimento.
O interesse hoje pode não ser o mesmo mas nunca me esqueço que o geocaching me trouxe pessoas que se tornaram nos meus melhores amigos, reforçou amizades que já tinha, fez-me descobrir locais brutais e me ajudou a valorizar muito mais a minha região e o meu país. Nisso continuamos a ser uns sortudos por não ficarmos em casa em frente à tv ou no facebook perguntar aos amigos onde foi tirada aquela foto espectacular porque provavelmente já conhecemos o local!

Sim, tenho imensas saudades de muitos owners que hoje em dia estão quase inactivos ou que infelizmente partiram de vez, mas também vejo logs de pessoal novo quase todos os dias e tenho esperança que amanhã serão owners de caches porreiras.

O problema é que quem começa nisto hoje faz o que vê como exemplo e com a quantidade de caches menos boas que por aí andam, para eles isso acaba por ser o normal e replicam!

Cabe-nos a nós unir a comunidade e mostrar aos novatos que geocaching não são só compais e frascos de urina debaixo de uma pedra atrás de um poste num local sem interesse e que há coisas fantásticas por aí.

Um grande abraço a todos e continuem com estas discussões saudáveis que só contribuem para a actividade e para a comunidade de geocachers!

Uma excelente radiografia! [^]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #48 a terça 29 ago 2017, 13:54 

afelizardo Escreveu:Tenho também saudades de quando começou o GeoRibatejo e das picardias que havia com o (geopt-) a quem carinhosamente ( embora alguns não aceitassem isso lá muito bem ) chamávamos de CoisoPT.
O que a malta daqui se divertiu com isso, até arranjamos uma equipa bem grande para ir a um evento a Vila de Rei não fosse dar-se o caso de irmos poucos e sermos lá maquiados :shock: . Claro que que correu tudo bem.

O (geopt-) nunca teve picardias com o GeoRibatejo. Aquilo sempre foi uma cena muito vossa de D. Quixote a lutar contra moinhos de vento. Muita da malta que está no meu círculo de amigos é do Ribatejo e tu sabes bem disso ;)
Algumas das melhores coisas que o (geopt-) fez foi em parceria com o GeoRibatejo :)

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #49 a terça 29 ago 2017, 22:14 

A J Pombo Escreveu:
Acho que podemos dividir os geocachers em dois grandes grupos:
- geocacher do smartphone - gosta de caches simples, drive in, sem grandes complicações e que lhe mostrem lugares interessantes
- geocacher do GPS - detesta caches drive-in, não vai a caches simples porque não são desafiantes e adora encontrar uma cache no cimo de um monte depois de caminhar 10km para lá chegar, transpondo rios e mato, subindo grandes rochedos com o auxílio de cordas e outros apetrechos.

Os do GPS adoram caches D5/T5 e organizam expedições para alcançar as mais difíceis. Os do smartphone descobrem caches que ficam no caminho das suas deslocações diárias.
Os do GPS têm saudades dos tempos em que quase só havia caches em locais complicados ... os do smartphone não sabem o que é isso porque só se iniciaram no geocaching depois de 2012.

Concordam? [:D]

Discordo, quando comecei apenas usava um TomTom One e ia para o terreno procurar a cache, num dia bom encontrava 4/6 caches, mas ficava a conhecer o terreno a palmo, o que envolvia bastante trabalho de casa.
Depois veio um tablet cá para casa que simplificou as coisas e facilitava nas buscas, só depois um smartphone e passados quase 3anos veio o GPSr, muito por culpa da bateria.
Nos dias de hoje, uso ambos, sempre com preferência pelo GPSr, pois permite ter tudo lá dentro à bruta (quando acabar a bateria, há mais na mochila) o menor trabalho em casa reflecte-se no terreno... na procura/estudo do caminho para a cache.

Tanto vou a caches drive-in ou na beira da estrada, como vou a caminhadas de 10km (segundo o Cruz 10km é só para o aquecimento) ou mais, tanto uso um como outro, depende de onde vou e se estão lá as caches ou não, há vantagens com o smartphone, ligas os dados móveis e tens qualquer cache na hora, com o GPSr não é bem assim... mas indo de encontro ao que se tem discutido no tópico, sobre o haver ou não boas caches, há, dão algum trabalho encontra-las no mapa, quando há tanto ponto verde e azul para amarelar e essas certamente andam sempre carregadas no GPSr, para quando se passar na zona.

Large
Large

Registado: segunda 03 set 2012, 20:13

Mensagem Post: #50 a terça 29 ago 2017, 22:29 

Na verdade, quando comecei a prática desta nossa atividade não notava tanto estas situações como venho a notar de há 3 anos para cá. Mas também pode ser por na altura estar com uma visão de iniciante e ser tudo maravilhoso e entusiasmante.

Tudo se resume um pouco a isto.

Nos meus inícios do Geocaching (2012), apenas eram na companhia da namorada... era tudo novo, todas as caches eram diferentes porque (repito) era tudo novidade... e para nós era bom conhecer locais novos, vivências e experiências novas, com o tempo fui conhecendo novos Geocachers, fui criando amizades, acompanhei sempre o que se passava no Geocaching, indo às caches na companhia de quem conhecia... e a namorada com o tempo perdeu algum interesse, continua a ir, gosta de ir, mas não acompanhou tudo que acompanhei... são gostos...

Onde quero chegar com isto???

Certo evento, ela em conversa com outros Geocachers diz que eu estava a ficar doente que só via Geocaching à frente... o que houve desde logo um Geocacher, mais antigo que respondeu: "Isso passa-lhe!, também já fui assim, ia aos FTF's, quase todos os dias ia às caches e agora vou quando calha ou de passagem ou porque se combina alguma ida às caches", e é bem verdade com o passar do tempo temos fases...

Eu continuo com a vontade de encontrar caches, mas para as encontrar crio objectivos pessoais ou os challenges para variar um pouco o ritmo e são esses que me continuam a mover para a busca pelas caches... quando deixar de ter interesse na procura de caches, é porque ali no mapa verde a +/-70km de casa está tudo encontrado.
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes