O que penso sobre a passagem das nomeações de A+1 para A+2...
Porquê mais um ano e não apenas uns meses?• Não são mais dois ou três meses ainda no Inverno / início da Primavera que fariam grande diferença.
• O calendário atual de nomeações em Fevereiro e cerimónia no início de Setembro parece-me o mais adequado por deixar um período alargado de seis meses para a “corrida” às nomeadas.
• Poderia haver uma segunda fase de nomeação em Abril / Maio que adicionasse mais caches á lista de nomeadas com as que entretanto conseguissem os critérios. Minimizaria (pouco) a questão das caches com pouca maturidade mas não evitaria que já tivessem sido nomeadas um conjunto de caches que um pouco mais de tempo de maturação não o seriam.
Porquê mais um ano e não mais dois, três, ..., cinco?• Porque se quer manter algum equilíbrio entre dar mais tempo de maturidade ás caches e não diferir demasiado o “prémio” que é a sua nomeação.
• Porque já permitiria aumentar o tempo mínimo de publicação de uma cache dos menos de dois meses actuais (ou seja inferior ao limite mínimo que se está a validar para manter a nomeação de caches arquivadas) para mais de treze meses, ou seja +/-5/6x mais tempo.
• Todas as caches poderiam ser procuradas durante uma temporada alta completa (Primavera+Verão+início do Outono).
E agora explicitando o que acho que são vantagens indiscutíveis, discutíveis e eventuais desvantagens
Vantagens indiscutíveis• Dar mais tempo às caches para serem encontradas e com isso dar mais representatividade à base de nomeação e minimizar que caches com poucas visitas deixem de ser nomeadas.
• Dar tempo para que eventuais “batotas” que podem influenciar a nomeação de uma cache se diluam com o aumento do número de visitas.
• Garantir que caches mais elaboradas e portanto mais sujeitas a problemas de manutenção tenham de manter-se em condições durante um período mais alargado para manter um rácio que permita a nomeação, minimizando a nomeação de caches muito favoritizadas ao início em que tudo está em condições mas que passado alguns poucos meses a experiência de quem a encontra já é completamente diferente decaído o rácio de favoritos fortemente.
Vantagens claras para mim mas eventualmente discutíveis• Poder-se-á aumentar significativamente o prazo que uma cache deve garantir antes do arquivamento para ser nomeada (ex: doze meses).
• Reduzir a pressão para a criação de caches com o objectivo principal de ganharem ou ficaram nas finalistas dos GPS.
• Redução da polémica que todos os anos causa algum ruído aqui no

em torno da iniciativa dos prémios GPS.
• Potenciar a nomeação e boa votação de caches de Local por serem as que por norma necessitam de mais tempo de maturação e mantêm um nível de satisfação constante durante mais tempo.
• Actualmente temos a noção que nas nomeadas estão todas as caches com real possibilidade de vencerem, mas também estão muitas caches que não mereciam estar numa badge que deveria ser de referência (a das Nomeadas). O aumento do tempo de maturação fará por um lado entrar algumas caches que actualmente não são apanhadas e por outro lado descartará as que com mais tempo e visitas decrescem significativamente o rácio de favoritos.
Eventuais desvantagens• Possível menos adesão da comunidade à participação numa iniciativa baseada da nomeação de caches publicadas entre 26 e 14 meses antes e não 14 e 2 como actualmente.
• Não me estou a lembrar de mais nenhuma...