Prémios GPS 2015

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #41 a segunda 15 fev 2016, 01:30 

Re: Prémios GPS 2015

jasafara Escreveu:
VilleCouer Escreveu:...valia a pena por tudo o anteriormente exposto.
Honestamente, preferíamos ver debatidas coisas como o porquê de os logs hoje em dia serem uma valente m****, o porquê de uma cache no meio de uma lixeira ter direito ao mesmo log que uma cache num local que consideramos fantástico, o porquê da destruição de containers ou do maltrato dos mesmos na ânsia de fazer a cache a correr para poder fazer muitas mais no mesmo dia, etc. Tantos seriam os assuntos bons para pôr a debate!...

Perfeitamente de acordo. Lança as questões que por mim terei muito gosto em participar na discussão produtiva que espero que se gere ;)

Ora aqui está um tema interessante e que podia ser mais discutido. Se calhar abrir um tópico era apropriado e aí continuávamos.

A principal razão de isso acontecer é a transformação de uma actividade altruísta, o geocaching com a partilha de locais (as caches) e a partilha das aventuras (os logs) para uma actividade egoísta em que só interessa, a quem encontra a cache, o smile no mapa. Daí o log generalista, com o "humilde" pedido de desculpas e que só serve para justificar o found e pouco mais. Por vezes esta verborreia generalista também serve para escamotear outros comportamentos de ilusionismo e corpo presente. O importante é o número.

Site Admin

Registado: quarta 04 jul 2012, 00:23

Mensagem Post: #42 a segunda 15 fev 2016, 02:00 

joom Escreveu:Enviado através do meu zx spectrum depois de 5 minutos de piiiiiiii

Isto só pode ser 1 de duas coisas: Um Screen$ todo preto ou um monte de 0 zeros a serem carregados em memória (o que é quase a mesma coisa). ;)

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #43 a segunda 15 fev 2016, 02:05 

RuiJSDuarte Escreveu:...
Batota, batota, já li e reli posts sobre o assunto e no fim das contas ainda não houve um ano em que tenham dito que esta ou aquela cache ganhou mal. A questão está sempre do lado de saber se as melhores caches acabam efectivamente por ir a votação.

Vamos por partes, primeiro os critérios para as nomeadas, com todas as manobras associadas na obtenção dos tão almejados critérios e depois para as votações.

A conversa não é nova e todos os anos repito o mesmo, desde que começaram as edições anuais e a partir do momento em que fui votar e as caches que me deram mais satisfação encontrar, para mim as melhores nesse ano, não estavam na lista à minha frente. Aí percebi que os prémios não reflectiam nem uma determinada realidade nem a minha opinião. E, claro está, voto exprimindo a minha opinião e preferências.

Se muitos estão de acordo que os Prémios GPS mudam para melhor o geocaching, quem vota terá de se rever nas caches para votar. Se isso não acontece, por diferentes razões, as votações não serão tão expressivas, comparando o número de votantes com o número de geocachers (ou utilizadores do portal) e não é a primeira vez que oiço alguém a dizer que não vota.

Os critérios para as nomeadas, tirando inicialmente a limitação de ter obrigatoriamente mais que alguns favoritos que limitava o acesso a um lote de caches que com o tempo foram provando que até são "boas" caches, baseava-se além dos favoritos no tamanho dos logs e nas fotografias. E como essa realidade mudou, infelizmente e por culpa da comunidade, como arranjar um sistema capaz de dizer quais são as caches "boas". Isto é importante não só para os prémios como para separar o trigo do joio. Para mim na maior parte dos casos há logo um critério, se está numa série daquelas em que a listing é toda igual, dificilmente entrará num lote especial. Mais ou menos como escolher entre uma Mini e umaRochefort 8, já sei, à partida qual a que dará mais prazer mesmo só sendo de vez em quando.

Se calhar outro tópico a tentar saber quais são os factores que elevam uma cache ao patamar das caches boas para cada um seria interessante. Por exemplo, um enigma interessante em que se aprende algo é muito mais satisfatório do que o sudoku daquela que existe na geo-arte do penico. Ou uma multi bem conseguida e em que se vê pormenores que de outra maneira passariam despercebidos. Ou uma cache típica de aventura, em que cada um se suplanta, e quando chega ao fim tem a sensação de ter ultrapassado um obstáculo dando mais sabor ao achamento da cache. Ou até o contrário, como o contentor fantástico capaz de tirar cerveja, gelados e café e transportar-nos para uma realidade paradisíaca, mas situado num local horroroso, a lembrar a retrete do Trainspotting, e capaz de transformar toda e qualquer boa experiência do achamento numa má recordação.

No entanto percebi que no primeiro ano que houve categorias que o conceito de aventura não é igual para todos, quando para muitos a melhor aventura foi andar num eucaliptal à noite, com a estrada à babuja, durante duas horas. Mas é a opinião da maioria. Todos devem concordar que se tivessem a oportunidade de ir à Lua, essa seria a maior aventura das suas vidas, e mesmo para quem não fosse concordaria certamente que ir à Lua é uma aventura maior do que ir ali à Gare do Oriente e andar meia hora no parque de estacionamento.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #44 a segunda 15 fev 2016, 12:49 

Este ano não tenho participado na discussão, não por falta de interesse, mas por manifesta falta de disponibilidade para contribuir para o debate.

Tenho acompanhado quanto posso, e não tenho tido oportunidade de responder na hora. Quando tenho um pouco de disponibilidade já a discussão evoluiu para novos patamares.

É com agrado que vejo cada vez mais interesse acerca dos Prémios GPS, e a vontade geral de os melhorar.

Tenho lido inúmeras sugestões acerca do modelo, todas elas muito interessantes mas não exequíveis.

Não é possível atribuir durante a Cerimónia prémios distritais por categoria. Em vez de 24 prémios teríamos 84 e em vez de 2 horas a Cerimónia passaria a durar 8 horas. É surreal.

Também não poderemos levar todas as caches a votação. Haveria boletins de voto com 4.000 caches e na generalidade os boletins variariam entre 300 e 1000 caches. Eu tenho muita dificuldade em gerir um boletim com 100 caches para votar. Se tivesse um boletim com 700 ou 800 caches, pura e simplesmente NÃO VOTAVA!!

Já alguém disse que há pessoal que não vota porque não se identifica com o modelo actual, De cada um que não vota por não se identificar com o modelo, há 100 que votam e não tenho vontade nenhuma de alterar o modelo para essa dúzia de insatisfeitos, correndo o risco de desinteressar 900 satisfeitos. Nada me garante que haja um modelo milagroso, comum a essa dúzia, sequer.

A discussão que importa, resume-se às fórmulas das Nomeadas, que mais apertada dali ou mais flexível do outro lado, resultará sempre num lote de excelência onde as caches realmente boas e maturadas estarão lá.

Creio que o grande dilema será sempre: fechar demasiado a torneira e deixar caches boas de fora, ou abrir mais e entrar mais palha. Devemos arranjar o ponto de equilíbrio :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #45 a segunda 15 fev 2016, 13:10 

prodrive Escreveu:...Creio que o grande dilema será sempre: fechar demasiado a torneira e deixar caches boas de fora, ou abrir mais e entrar mais palha. Devemos arranjar o ponto de equilíbrio :)

Vamos ver se as alterações a introduzir este ano contribuem para isso :)
Isso e o apelo que fiz.
Imagem Imagem

TB
TB

Registado: sexta 01 mar 2013, 17:35

Mensagem Post: #46 a segunda 15 fev 2016, 23:18 

Já há data para o anúncio?

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #47 a terça 16 fev 2016, 00:09 

rjpcordeiro Escreveu:Já há data para o anúncio?

Ainda não. Se não for esta semana será no início da próxima.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Mensagem Post: #48 a terça 16 fev 2016, 16:05 

Uma duvida... Até quando posso dar os favoritos para a seleção das caches para os prémios? Estou com muitos favoritos em atraso e acho que no meio há 1 ou 2 caches colocadas em 2015.
Se ainda vou a tempo, tenho que ver como posso resolver isto e se calhar fazer uma troca "temporária" de favorito...

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: quinta 25 mar 2010, 05:07

Mensagem Post: #49 a terça 16 fev 2016, 16:23 

Princesseleia Escreveu:Uma duvida... Até quando posso dar os favoritos para a seleção das caches para os prémios? Estou com muitos favoritos em atraso e acho que no meio há 1 ou 2 caches colocadas em 2015.
Se ainda vou a tempo, tenho que ver como posso resolver isto e se calhar fazer uma troca "temporária" de favorito...

Tem que ser antes do anúncio. O ideal seria já porque mesmo que dê o favorito antes da lista das nomeadas ser anunciada, o mesmo pode não entrar logo no IAAN e por isso não contar para a selecção.
Life would be so much easier if we just had the source code.
Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #50 a terça 16 fev 2016, 17:21 

migueis Escreveu:
Princesseleia Escreveu:Uma duvida... Até quando posso dar os favoritos para a seleção das caches para os prémios? Estou com muitos favoritos em atraso e acho que no meio há 1 ou 2 caches colocadas em 2015.

Tem que ser antes do anúncio. O ideal seria já porque mesmo que dê o favorito antes da lista das nomeadas ser anunciada, o mesmo pode não entrar logo no IAAN e por isso não contar para a selecção.

A selecção das nomeadas foi feita baseada numa extracção do IAAN de hoje pelas 8:45m.
Importa realçar que não há a garantia a 100% que os valores capturados sejam os mesmos que à mesma hora existem na plataforma do Geocaching.com.
Imagem Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes