RuiJSDuarte Escreveu:...
Batota, batota, já li e reli posts sobre o assunto e no fim das contas ainda não houve um ano em que tenham dito que esta ou aquela cache ganhou mal. A questão está sempre do lado de saber se as melhores caches acabam efectivamente por ir a votação.
Vamos por partes, primeiro os critérios para as nomeadas, com todas as manobras associadas na obtenção dos tão almejados critérios e depois para as votações.
A conversa não é nova e todos os anos repito o mesmo, desde que começaram as edições anuais e a partir do momento em que fui votar e as caches que me deram mais satisfação encontrar, para mim as melhores nesse ano, não estavam na lista à minha frente. Aí percebi que os prémios não reflectiam nem uma determinada realidade nem a minha opinião. E, claro está, voto exprimindo a minha opinião e preferências.
Se muitos estão de acordo que os Prémios GPS mudam para melhor o geocaching, quem vota terá de se rever nas caches para votar. Se isso não acontece, por diferentes razões, as votações não serão tão expressivas, comparando o número de votantes com o número de geocachers (ou utilizadores do portal) e não é a primeira vez que oiço alguém a dizer que não vota.
Os critérios para as nomeadas, tirando inicialmente a limitação de ter obrigatoriamente mais que alguns favoritos que limitava o acesso a um lote de caches que com o tempo foram provando que até são "boas" caches, baseava-se além dos favoritos no tamanho dos logs e nas fotografias. E como essa realidade mudou, infelizmente e por culpa da comunidade, como arranjar um sistema capaz de dizer quais são as caches "boas". Isto é importante não só para os prémios como para separar o trigo do joio. Para mim na maior parte dos casos há logo um critério, se está numa série daquelas em que a listing é toda igual, dificilmente entrará num lote especial. Mais ou menos como escolher entre uma Mini e uma
Rochefort 8, já sei, à partida qual a que dará mais prazer mesmo só sendo de vez em quando.
Se calhar outro tópico a tentar saber quais são os factores que elevam uma cache ao patamar das caches boas para cada um seria interessante. Por exemplo, um enigma interessante em que se aprende algo é muito mais satisfatório do que o sudoku daquela que existe na geo-arte do penico. Ou uma multi bem conseguida e em que se vê pormenores que de outra maneira passariam despercebidos. Ou uma cache típica de aventura, em que cada um se suplanta, e quando chega ao fim tem a sensação de ter ultrapassado um obstáculo dando mais sabor ao achamento da cache. Ou até o contrário, como o contentor fantástico capaz de tirar cerveja, gelados e café e transportar-nos para uma realidade paradisíaca, mas situado num local horroroso, a lembrar a retrete do Trainspotting, e capaz de transformar toda e qualquer boa experiência do achamento numa má recordação.
No entanto percebi que no primeiro ano que houve categorias que o conceito de aventura não é igual para todos, quando para muitos a melhor aventura foi andar num eucaliptal à noite, com a estrada à babuja, durante duas horas. Mas é a opinião da maioria. Todos devem concordar que se tivessem a oportunidade de ir à Lua, essa seria a maior aventura das suas vidas, e mesmo para quem não fosse concordaria certamente que ir à Lua é uma aventura maior do que ir ali à Gare do Oriente e andar meia hora no parque de estacionamento.