Geopt Proud Member
Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07
Re: Milestones & Efemérides
lmpinto Escreveu:jasafara Escreveu:37 (um número primo...já há seis anos que não acontecia.)? Parabéns!
[OFF-TOPIC Paradoxos, Charadas e Problemas] Quando ele tiver a idade que eu tenho hoje (um número composto), eu terei um número primo de anos, cuja soma dos dígitos é também um número primo e que por acaso é igual a um dos factores (ou aos dois) da minha idade atual...Qual será a idade do migueis quando eu tiver como idade o próximo termo (o 9º) da sequência lógica, da qual o 0 é o 1º termo, a idade do migueis há um ano é o 7º e a minha idade actual é o 8º? Dica: Posso avançar que a soma dos dígitos dessa idade será exactamente metade da soma dos factores da minha actual idade.[/OFF-TOPIC]
Então durante este ano vamos-te dar os parabéns pelo teu meio século?
A parte "cuja soma dos dígitos é também um número primo e que por acaso é igual a um dos factores (ou aos dois) da minha idade atual" foi mesmo o suficiente - se a tua idade actual tem 2 factores (iguais) primos, tens 25, 36, 49 ou 64 anos. Aliás - é esta a sucessão de que falas. Logo, o nono termo será 64. Como vocês têm uma diferença de 12 anos, ele terá 52.
...meio século? Pois é! Agora que já estou na curva descendente da minha vida, tenho de compensar com umas subidas ascendentes (passe o pleonasmo) a escarpas na Pena...
De resto espero que o migueis tenha percebido o trauma que pode causar a alguém na minha idade, mandarem-me tomar os comprimidos
Nota : a minha idade actual não tem 2 factores (iguais) primos...e eu não disse isso