Torgut Escreveu:Rolgav Escreveu:esta é uma questão que é bem capaz de me dividir...
(...) o inglês é das línguas mais faladas deste lado da "bola" (...) pois sou a favor que todos nos entendamos...
(...) Eles não se preocupam em falar português. E não são só os ingleses... os espanhóis também e até... os brasileiros(...)
(...) não estou a favor... nem contra... apenas dividido.
Quando e se começares a viajar, acabam-se-te as divisões. Também não percebo o que é o "para lá" e o "eles". Tipo, na Rep. Checa? Certo. Os checos também não querem vir cá e ter hints em checo mas sim na língua franca do século XXI. Entretanto, gostava de te ver a ir à Bulgária e... aprender um bocadinho de búlgaro. Fossem eles a seguir tal mentalidade e botar hints em búlgaro. Era engraçado, até porque pelo caminho também tinhas que aprender um "bocadinho" do alfabeto círilico.
Mas agora o "eles" é que me intriga. Estarás a falar da população mundial, exceptuando os portugueses? Tipo toca de meter esses biliões no mesmo saco?
"para lá" e "eles"... basta ler. Os
exemplos estão lá... e são isso mesmo:
exemplos. Podia ter referido Rep. Checa, Bósnia, China, Japão, Honduras, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Chade, Guiné Bissau, Austrália, México, Albânia, Butão, Ucrânia, Indonésia, Chile, Dinamarca, Canadá, mas continuariam a ser isso...
exemplos.
No entanto os que referi, são para mim os casos mais gritantes... Ingleses, espanhóis e Brasileiros. Sim, Brasileiros. Basta ler. Está lá escrito. Logicamente, isto refere-se ao "eles", porque o "para lá" será: Inglaterra, Espanha e Brasil.
Não meto franceses no mesmo saco,
por exemplo, porque sinto que esses vão falando um "portugancês" e mostram o esforço. E não não vou ser extensivo na lista. Os franceses são um
EXEMPLO.
Espantavas-te se fosses ao outro lado da "Bola" e descobrisses que a língua que mais se fala por lá... é o Russo.

Pois é.
Já trabalhei com alguns estrangeiros na minha vida e SEMPRE tentei aprender um bocadinho da língua e da cultura deles. Nunca calhou o Búlgaro, mas se achas que não dava conta do recado... enganaste por muito.
Percebo o que queres dizer, mas enfim. Eu sou da opinião que as caches não são todas para serem feitas. É como enigmas de linguagens específicas (matemática, informática e cifras do arco da velha). Se calhar dou conta de algumas, mas não dou conta de todas. As estrangeiras são a mesma coisa. Se não fizermos todas... fazemos algumas.
Além disso há uma linguagem que é universal e que é o facto de chegares a determinada cache e o espaço falar por si. Não são todas assim, mas há caches em que o que te mostra é demasiado evidente... nas outras, paciência! Quanto mais não seja, e uma vez que estamos a falar de hints, podemos sempre arranjar um dicionário de bolso ou utilizar métodos mais modernos e tentar desvendar a ideia da hint. Faz de conta que todas as caches estrangeiras são mistério/enigma.