Hints em inglês, please!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 05 abr 2010, 21:58

Mensagem Post: #21 a terça 04 jan 2011, 13:50 

Re: Hints em inglês, please!!

prodrive Escreveu:Reconheço que há muitos listings demasiado extensos ou maçudos.

A jeito de Off-topic, qual é a listing mais extensa de uma cache Portuguesa?
The Chase Is Better Then The Catch!
Imagem

Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #22 a terça 04 jan 2011, 14:09 

MIGUEL BRAGA Escreveu:Eu entendo e faz todo o sentido as hints em "lingua franca do sec. XXI".
Mas porque raio hei-de eu de me chatear com as listings em inglês? por causa dos estrangeiros? e então os tugas que não percebem inglês? Como fazem nas caches nacionais que estão em inglês e afins? bahhhhhhhhhhhhhhhgrrrrrrrrrrr ... tretas

Por nada, e também, o título do tópico não fala de "listings" mas apenas de "hints", por isso estamos de acordo.

Quando viajo, também não morro se não encontrar listings que compreenda, apesar de na maioria dos casos me saber bem, pois tal representa o culminar da função do Geocaching enquanto elemento revelador de locais maravilhosos - que evidentemente se tornam ainda mais interessantes devidamente explicados. Claro que à banalização que conduziu o hiper-crescimento do Geocaching em Portugal (e noutros países) se teve que associar a perda do hábito de ver uma cache com olhos de ver, passando-se geralmente a um processamento em massa de caches.

Contudo, quando o Geocacher se encontra afastado do seu meio natural, tende a regressar à génese, e apreciar cada cache de forma ponderada, como uma entidade individual e não como mais um grão de areia no saco que lhe permitirá avançar um pouco mais na construção do seu castelo de areia que possa mostrar, a quem quiser ver, lá pelo fim do ano. Enfim, já estou a discorrer.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Large
Large

Registado: domingo 01 ago 2010, 10:51

Mensagem Post: #23 a terça 04 jan 2011, 17:08 

Torgut Escreveu:Contudo, quando o Geocacher se encontra afastado do seu meio natural, tende a regressar à génese, e apreciar cada cache de forma ponderada, como uma entidade individual

O resto da frase cortei porque sinceramente nada me diz. Embora o ego humano seja lixado ás vezes :). Mas o quote representa aquilo que sinto atualmente no geo :)
Estou convertido... hints em inglês :)

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #24 a terça 04 jan 2011, 18:41 

Torgut Escreveu:
Rolgav Escreveu:esta é uma questão que é bem capaz de me dividir...

(...) o inglês é das línguas mais faladas deste lado da "bola" (...) pois sou a favor que todos nos entendamos...

(...) Eles não se preocupam em falar português. E não são só os ingleses... os espanhóis também e até... os brasileiros(...)

(...) não estou a favor... nem contra... apenas dividido.

Quando e se começares a viajar, acabam-se-te as divisões. Também não percebo o que é o "para lá" e o "eles". Tipo, na Rep. Checa? Certo. Os checos também não querem vir cá e ter hints em checo mas sim na língua franca do século XXI. Entretanto, gostava de te ver a ir à Bulgária e... aprender um bocadinho de búlgaro. Fossem eles a seguir tal mentalidade e botar hints em búlgaro. Era engraçado, até porque pelo caminho também tinhas que aprender um "bocadinho" do alfabeto círilico.

Mas agora o "eles" é que me intriga. Estarás a falar da população mundial, exceptuando os portugueses? Tipo toca de meter esses biliões no mesmo saco?

"para lá" e "eles"... basta ler. Os exemplos estão lá... e são isso mesmo: exemplos. Podia ter referido Rep. Checa, Bósnia, China, Japão, Honduras, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Chade, Guiné Bissau, Austrália, México, Albânia, Butão, Ucrânia, Indonésia, Chile, Dinamarca, Canadá, mas continuariam a ser isso... exemplos.

No entanto os que referi, são para mim os casos mais gritantes... Ingleses, espanhóis e Brasileiros. Sim, Brasileiros. Basta ler. Está lá escrito. Logicamente, isto refere-se ao "eles", porque o "para lá" será: Inglaterra, Espanha e Brasil.

Não meto franceses no mesmo saco, por exemplo, porque sinto que esses vão falando um "portugancês" e mostram o esforço. E não não vou ser extensivo na lista. Os franceses são um EXEMPLO.

Espantavas-te se fosses ao outro lado da "Bola" e descobrisses que a língua que mais se fala por lá... é o Russo. :shock: Pois é.

Já trabalhei com alguns estrangeiros na minha vida e SEMPRE tentei aprender um bocadinho da língua e da cultura deles. Nunca calhou o Búlgaro, mas se achas que não dava conta do recado... enganaste por muito.
Percebo o que queres dizer, mas enfim. Eu sou da opinião que as caches não são todas para serem feitas. É como enigmas de linguagens específicas (matemática, informática e cifras do arco da velha). Se calhar dou conta de algumas, mas não dou conta de todas. As estrangeiras são a mesma coisa. Se não fizermos todas... fazemos algumas. ;)

Além disso há uma linguagem que é universal e que é o facto de chegares a determinada cache e o espaço falar por si. Não são todas assim, mas há caches em que o que te mostra é demasiado evidente... nas outras, paciência! Quanto mais não seja, e uma vez que estamos a falar de hints, podemos sempre arranjar um dicionário de bolso ou utilizar métodos mais modernos e tentar desvendar a ideia da hint. Faz de conta que todas as caches estrangeiras são mistério/enigma. :D

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #25 a terça 04 jan 2011, 18:50 

Rolgav Escreveu:Percebo o que queres dizer, mas enfim. Eu sou da opinião que as caches não são todas para serem feitas. É como enigmas de linguagens específicas (matemática, informática e cifras do arco da velha). Se calhar dou conta de algumas, mas não dou conta de todas. As estrangeiras são a mesma coisa. Se não fizermos todas... fazemos algumas. ;)

Concordo plenamente com isso, mas creio que o teu discurso mudaria um pouco de tom de fosses à Bulgária ou outro país com uma língua inteligível e não conseguisses encontrar nenhuma das duas ou três caches que procuraste porque não tinham as hints traduzidas para inglês ou outra língua que entendesses ;)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #26 a terça 04 jan 2011, 19:26 

Rolgav Escreveu:Faz de conta que todas as caches estrangeiras são mistério/enigma. :D

Sabes que existe uma categoria separada para essas, certo? As tradicionais são isso mesmo, tradicionais, aqui ou na China.
ImagemImagem

TB
TB

Registado: quinta 29 abr 2010, 19:15

Mensagem Post: #27 a terça 04 jan 2011, 20:43 

tmob Escreveu:
Rolgav Escreveu:Faz de conta que todas as caches estrangeiras são mistério/enigma. :D

Sabes que existe uma categoria separada para essas, certo? As tradicionais são isso mesmo, tradicionais, aqui ou na China.

Daí o "Faz de conta que"... :!: Além disso... não é assim tão linear. Temos estado a falar da barreira da língua. E até aproveito as palavras do prodrive para te responder...
prodrive Escreveu:(...)se fosses à Bulgária ou outro país com uma língua inteligível e não conseguisses encontrar nenhuma das duas ou três caches que procuraste porque não tinham as hints traduzidas para inglês ou outra língua que entendesses ;)

Não seria a cache um desafio ao nível de uma enigma, apesar de ser tradicional?

Acho que não se pode agradar todos a toda a hora.
O mundo era perfeito (ou talvez não) se todos falássemos a mesma língua e pensássemos todos da mesma maneira...

Como já disse por aí, não estou contra (nem a favor) as hits multilingues, muito antes pelo contrário.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #28 a quarta 05 jan 2011, 00:42 

Rolgav Escreveu:Por outro lado, why bother...?! Eles não se preocupam em falar português. E não são só os ingleses... os espanhóis também e até... os brasileiros!!! FK!!!

Eu por um lado, não me importo, pois consigo falar relativamente bem o inglês e entender mais ou menos uma meia dúzia de línguas. Se eles não entendem... problema deles. Mas porque é que tem que ser sempre o mesmo a "baixar as calcinhas"...?!!! Eles que se esforcem. Vêm a Portugal...? Que aprendam um bocadinho de português!!! Pois se eu for para lá falar português... F***-me!

Note-se... não estou a favor... nem contra... apenas dividido.

Rolgav Escreveu:"para lá" e "eles"... basta ler. Os exemplos estão lá... e são isso mesmo: exemplos. Podia ter referido Rep. Checa, Bósnia, China, Japão, Honduras, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Chade, Guiné Bissau, Austrália, México, Albânia, Butão, Ucrânia, Indonésia, Chile, Dinamarca, Canadá, mas continuariam a ser isso... exemplos.

No entanto os que referi, são para mim os casos mais gritantes... Ingleses, espanhóis e Brasileiros. Sim, Brasileiros. Basta ler. Está lá escrito. Logicamente, isto refere-se ao "eles", porque o "para lá" será: Inglaterra, Espanha e Brasil.

Não meto franceses no mesmo saco, por exemplo, porque sinto que esses vão falando um "portugancês" e mostram o esforço. E não não vou ser extensivo na lista. Os franceses são um EXEMPLO.

Espantavas-te se fosses ao outro lado da "Bola" e descobrisses que a língua que mais se fala por lá... é o Russo. :shock: Pois é.

Já trabalhei com alguns estrangeiros na minha vida e SEMPRE tentei aprender um bocadinho da língua e da cultura deles. Nunca calhou o Búlgaro, mas se achas que não dava conta do recado... enganaste por muito.
Percebo o que queres dizer, mas enfim. Eu sou da opinião que as caches não são todas para serem feitas. É como enigmas de linguagens específicas (matemática, informática e cifras do arco da velha). Se calhar dou conta de algumas, mas não dou conta de todas. As estrangeiras são a mesma coisa. Se não fizermos todas... fazemos algumas. ;)

Além disso há uma linguagem que é universal e que é o facto de chegares a determinada cache e o espaço falar por si. Não são todas assim, mas há caches em que o que te mostra é demasiado evidente... nas outras, paciência! Quanto mais não seja, e uma vez que estamos a falar de hints, podemos sempre arranjar um dicionário de bolso ou utilizar métodos mais modernos e tentar desvendar a ideia da hint. Faz de conta que todas as caches estrangeiras são mistério/enigma. :D

Ok, então o "eles" são todos, sendo os espanhóis, os ingleses e os brasileiros alguns exemplos. Todos menos os franceses, pronto. Todos os visitantes deveriam tentar aprender português. Se não conseguem, lá está, problema deles. Porque se fores para lá para a terra deles falar português lixam-te. Apesar de só estarmos aqui a referir-nos a dicas nas caches e não de conversar com eles todos nas suas línguas. E nem estamos a falar de escrever hints nas caches nas suas línguas, mas sim em inglês. Sim senhora, fiquei esclarecido. Não sou um tipo nada religioso, mas é caso para dizer: Que Deus te pague com juros aquilo que desejas aos outros. Mas não me deveria meter nestas conversas do Senhor porque sou um terrível pecador: nos últimos 12 meses fiz Geocaching nuns 10 países e não aprendi nenhumas línguas. Nem sei porque terei sido merecedor do milagre de uma cache na Arménia com dica em inglês. Por acaso a única cache do país ainda há 7 meses. Sem dica, aquele seria simplesmente impossível, pelo menos sem outro milagre.

P.S. - No outro lado da "bola" fica muito mar, a Austrália, a Nova Zelândia e alguns países com línguas próprias e onde se fala o inglês como língua franca, para que fique registado. Do outro lado do "muro", falava-se russo, hoje já não. Actualmente, só mesmo nos países que integraram a URSS, o que é totalmente natural. E nem em todos. Na Geórgia, por exemplo, nem pensar. E na Arménia, com muitas reticências.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #29 a quarta 05 jan 2011, 01:16 

Torgut Escreveu:... Nem sei porque terei sido merecedor do milagre de uma cache na Arménia com dica em inglês. Por acaso a única cache do país ainda há 7 meses. Sem dica, aquele seria simplesmente impossível, pelo menos sem outro milagre...

Não me digas que não tinhas percebido se estivesse em Arménio...

Բետոնե սալիկների դրվագները ծածկելու գաղտնարան մի ժայռ կույտ ... նայում է զառիթափ կողմում մի ձախողվեց շինարարական տեսարան.

Milagre, milagre era mesmo teres encontrado a ARCA DE NOÉ (ou תֵּבַת נֹחַ‎ em Hebreu)...
Esta questão das dicas em inglês fica ultrapassada quando se tiver banda larga em qualquer ponto do mundo ;) Embora se fosses um geocacher rico já terias banda estreita via GlobalSat, Iridium (a única verdadeiramente global) ou Thuraya onde quer que fosses...
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: sexta 09 abr 2010, 22:39

Mensagem Post: #30 a quarta 05 jan 2011, 01:45 

Rolgav Escreveu:
tmob Escreveu:

Daí o "Faz de conta que"... :!: Além disso... não é assim tão linear. Temos estado a falar da barreira da língua. E até aproveito as palavras do prodrive para te responder...
prodrive Escreveu:(...)se fosses à Bulgária ou outro país com uma língua inteligível e não conseguisses encontrar nenhuma das duas ou três caches que procuraste porque não tinham as hints traduzidas para inglês ou outra língua que entendesses ;)

Não seria a cache um desafio ao nível de uma enigma, apesar de ser tradicional?

Acho que não se pode agradar todos a toda a hora.
O mundo era perfeito (ou talvez não) se todos falássemos a mesma língua e pensássemos todos da mesma maneira...

Como já disse por aí, não estou contra (nem a favor) as hits multilingues, muito antes pelo contrário.

Eu sei o que "Faz de conta" significa, simplesmente não faz sentido.

O mundo não precisa ser prefeito, nem todos falarem a mesma língua, mas se com um esforço mínimo todos se podem entender, não será essa uma boa solução? Ah, e tens de me explicar a última frase, perdi-me a meio.
ImagemImagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes