Caches interessantes arquivadas

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Large
Large

Registado: terça 27 abr 2010, 17:12

Mensagem Post: #701 a sexta 13 fev 2015, 12:59 

Re: Caches interessantes arquivadas

RuiJSDuarte Escreveu:A minha opinião divide as "culpas" entre a saturação por demais evidente de caches e de smartphones... qualquer lado é bom para deixar cair uma cache e qualquer smartphone é bom para descarregar uma qualquer aplicação, procurar duas caches e "épa, que fixe, deixa lá deixar uma ali ao fundo" e dois dias depois deixar de ir ao site e não procurar "aprender" nada sobre o geocaching... esses não se desmotivam, desmotivam é quem cá fica.

Durante anos fui um daqueles que tentava praticar e espalhar a mensagem do "bom geocaching" (alguém se lembra dos banners a pedir logs não minimalistas?).

Sinceramente depois de algum tempo cansei, mesmo como owner. Prefiro mil vezes um log "obrigado", "tftc", "a minha primeira cache", "a minha primeira do dia" do que um enorme "numa tour pelas caches do oeste, conquistámos forte e mais não sei o quê".

A sério, se forem fazer as minhas caches, por favor, agradeçam, se tiverem algo a dizer sobre a mesma digam (bem, mal, uma curiosidade, um problema, uma questão) mas não metam textos repetidos a pedir desculpa pelos logs genéricos e não sei mais o quê.

E porquê?

Porque não me interessa. As caches que coloquei neste momento, são todas para dar a conhecer de alguma forma locais, uma arriba com vista para o mar, alguns fortes das linhas de torres, uma estrada abandonada e um posto de vigia em Leiria.

Tiraram proveito da visita? Vistas eram boas? -> TFTC
Foram batoteiros, nem visitaram, nem sairam do carro e foi o amigo que foi lá? -> TFTC
Desapareceu? Está molhado? -> TFTC mas avisamos o owner que a cache tem problemas

Já fui um dos que fazia esses textos, estou numa fase em que cada vez menos ligo ao GC e admito que nas próximas caches que encontrar vai ser este tipo de logs que vou fazer, se tiver algo para contar, conto. Se não tiver, agradeço e fico-me por aí.

Em relação aos smartphones sim tens razão, eu tal como tantos outros aqui começámos com os GPS, havia um tremendo trabalho de casa a fazer e como tal fomos obrigados a isso. Mas agora ao "introduzir" alguns familiares no GC através de smartphones reparei que acção natural deles é registar logo o found e agradecer naturalmente. Ao inicio ficava lixado, que falta de respeito pelos owners, mas depois vi que afinal não. Não é falta de respeito, é simplesmente a forma como começaram a fazer GC (as ferramentas que têm disponíveis para tal) e possivelmente muitos de nós se tivessem logo começado a fazer GC com smartphones a atitude era a mesma.

Deixem de malhar em cima da malta que pega no smartphone, abriu a app, viu se havia algo ali para encontrar, encontrou e fez o log no momento com um "tftc", esses possivelmente tiraram mais prazer desse found do que a malta que faz Tours pelo país com rajadas de 24h a fazer caches com textos com caracteres suficientes para encher uma edição da GeoMagazine.

(desculpem o offtopic)
Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #702 a sexta 13 fev 2015, 13:06 

Hum... não estava a malhar em quem usa smartphone, também uso e dá-me muito jeito para fazer o upload logo da fieldnote. Assim não tenho de nadar no mapa a navegar no meio de centena e meia de cache até encontrar a que fui fazer.
A "crítica" é mesmo no sentido de quem usa para encontrar uma ou duas, não "aprende" nem "percebe" o que será o raio do geocaching, coloca logo duas ou três porque tem caixas de cigarrilhas no carro e depois esquece-se. Sem manutenção até vir o BT e limpar o mapa online.
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #703 a sexta 13 fev 2015, 14:23 

RuiJSDuarte Escreveu:Por acaso acho que os fóruns são cada vez menos palco dessas confusões exactamente devido à desmotivação dos geocachers...

Então parece-me saudável que o pessoal que gosta de armar confusão tenha desmotivado e deixado os fóruns para quem realmente gosta da actividade e de partilhar boas experiências, boas caches, ajudar quem chega ou quem tem algum problema, que basicamente é aquilo que se passa neste fórum :)
RuiJSDuarte Escreveu:Ainda ontem, mesmo com as centenas de caches desactivadas por Lisboa, passei a escassas centenas de metros de mais uma catrefada delas (apesar de já ter feito umas 1000 ou 2000 em Lisboa e arredores).

Aconteceu-me exactamente a mesma coisa mas com restaurantes. Tens noção que não é necessário almoçar ou jantar neles todos, mas não é isso que te vai desmotivar de fazer uma refeição fora, num daqueles que alguém te tenha recomendado, ou que pelo aspecto da apresentação te pareça merecedor da tua visita ;)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #704 a sexta 13 fev 2015, 14:28 

Sinseramente parece que estás a desconversar.
Sent from my phone using Tapatalk

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #705 a sexta 13 fev 2015, 14:35 

dupladepeso Escreveu:Sinceramente depois de algum tempo cansei, mesmo como owner. Prefiro mil vezes um log "obrigado", "tftc", "a minha primeira cache", "a minha primeira do dia" do que um enorme "numa tour pelas caches do oeste, conquistámos forte e mais não sei o quê".

A sério, se forem fazer as minhas caches, por favor, agradeçam, se tiverem algo a dizer sobre a mesma digam (bem, mal, uma curiosidade, um problema, uma questão) mas não metam textos repetidos a pedir desculpa pelos logs genéricos e não sei mais o quê.

E porquê?

Porque não me interessa. As caches que coloquei neste momento, são todas para dar a conhecer de alguma forma locais, uma arriba com vista para o mar, alguns fortes das linhas de torres, uma estrada abandonada e um posto de vigia em Leiria.

Concordo bastante com esta tua perspectiva, Cláudio.

Conforme escrevi aqui:
No meio da massificação de Geocachers, onde senti realmente uma mudança mais drástica foi enquanto owner. Se enquanto procurador de caches consigo fazer a minha filtragem, como owner tenho que levar com eles todos: novos, velhos, assim assim e mais não sei quê.

A minha solução, foi:
Acabei por me tornar mais defensivo. Embora nunca tenha sido um massivo plantador de caches, passei a plantar muito menos e ainda assim, caches cada vez mais restritas que sejam acessíveis ao menor número possível de Geocachers.

dupladepeso Escreveu:Já fui um dos que fazia esses textos, estou numa fase em que cada vez menos ligo ao GC e admito que nas próximas caches que encontrar vai ser este tipo de logs que vou fazer, se tiver algo para contar, conto. Se não tiver, agradeço e fico-me por aí.

Não mudei uma vírgula no meu tipo de logs. Basicamente escrevo-os para mim próprio (em jeito de diário, para mais tarde recordar) e para o owner, pelo que me é indiferente que os outros escrevam assim ou assado.
Claro que se a cache me foi indiferente, o log acaba por espelhar isso mesmo, uma certa indiferença, mas se a cache me marcou de alguma forma ou se proporcionou uma experiência diferente, relato-o no log, independentemente das modas de logs minimalistas ou logs genéricos :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #706 a sexta 13 fev 2015, 14:39 

RuiJSDuarte Escreveu:Sinseramente parece que estás a desconversar.

Admito que possa parecer, mas sinceramente, não estou :)

Aquilo que te quero dizer é que a saturação de caches é-me indiferente. Vejo-as como vejo os restaurantes ou as farmácias. Gosto que estejam ali disponíveis para quando precisar ou quando me apetecer, mas não vou fazer um tour por 30 farmácias para comprar aspirinas só porque ganho mais pontos, nem vou beber uma mini a cada tasco só porque sim.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: terça 27 abr 2010, 10:52

Mensagem Post: #707 a sexta 13 fev 2015, 15:28 

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:Além das interessantes, foi arquivada esta com uma razão que é sempre motivo de reflexão sobre o impacto do geocaching no meio...

O Cláudio Cortez há algum tempo que tem vindo a alertar para essas situações.

Sim, obrigado Gustavo pela citação.
De facto nos últimos anos tenho feito algumas "pontes" entre as entidades responsáveis e os geocachers/revisores para tentar encontrar soluções para as caches colocadas em locais sensíveis. Algumas resultaram em arquivamentos, outras em mudanças de local, outras ainda em reenquadramentos da cache.

Neste caso concreto fui contactado pelo ICNF a pedir ajuda para contactar o owner a fim de remover a cache, pois já o tinham feito e não obteram resposta.
Contactei o owner, e este respondeu-me que iria tomar medidas nesse sentido, ao qual respondi que poderia tentar mover a cache uns metros e mudar o listing de forma a desincentivar os geocachers a não entrar na gruta. Como depois não tomou nenhuma acção, nem desactivou a cache nem a moveu, o ICNF entrou em contacto com a equipa de revisão e esta arquivou a cache. Passaram pelo menos 3 meses desde que o ICNF contactou o owner a 1ª vez até ser arquivada.

Todos os geocachers (especialmente os owners) devem estar cientes que há regras para respeitar, que apesar de estarmos num Estado de Direito devemos cumprir a Lei. Não vale a pena ir contra entidades que têm o poder de decisão e acção que se sobrepõem a todas as outras. Devemos sim colaborar com essas entidades e fazer a nossa parte, cumprindo e dando o exemplo. Se estamos contra as Leis, existem mecanismos democráticos para sugerirmos alterações.
Também no caso do Geocaching temos esta hierarquia: estamos fartos de ouvir e ler que devemos trabalhar e colaborar com os revisores e não contra eles, mas todos os dias acontecem casos de owners que tentam ludibriar os revisores. Não vale a pena, mais cedo ou mais tarde serão apanhados.

Fica a sugestão a todos os geocachers que quer como owners quer como finders tenham atitudes responsáveis, apesar de ser uma actividade de lazer não deixa de ser regulada e não podemos fazer o que nos apetece. Há limites, e temos que ter consciência disso.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #708 a sexta 13 fev 2015, 15:36 

dupladepeso Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:A minha opinião divide as "culpas" entre a saturação por demais evidente de caches e de smartphones... qualquer lado é bom para deixar cair uma cache e qualquer smartphone é bom para descarregar uma qualquer aplicação, procurar duas caches e "épa, que fixe, deixa lá deixar uma ali ao fundo" e dois dias depois deixar de ir ao site e não procurar "aprender" nada sobre o geocaching... esses não se desmotivam, desmotivam é quem cá fica.

Durante anos fui um daqueles que tentava praticar e espalhar a mensagem do "bom geocaching" (alguém se lembra dos banners a pedir logs não minimalistas?).

Sinceramente depois de algum tempo cansei, mesmo como owner. Prefiro mil vezes um log "obrigado", "tftc", "a minha primeira cache", "a minha primeira do dia" do que um enorme "numa tour pelas caches do oeste, conquistámos forte e mais não sei o quê".

E porquê?

Tiraram proveito da visita? Vistas eram boas? -> TFTC
Foram batoteiros, nem visitaram, nem sairam do carro e foi o amigo que foi lá? -> TFTC
Desapareceu? Está molhado? -> TFTC mas avisamos o owner que a cache tem problemas

Já fui um dos que fazia esses textos, estou numa fase em que cada vez menos ligo ao GC e admito que nas próximas caches que encontrar vai ser este tipo de logs que vou fazer, se tiver algo para contar, conto. Se não tiver, agradeço e fico-me por aí.

Em relação aos smartphones sim tens razão, eu tal como tantos outros aqui começámos com os GPS, havia um tremendo trabalho de casa a fazer e como tal fomos obrigados a isso. Mas agora ao "introduzir" alguns familiares no GC através de smartphones reparei que acção natural deles é registar logo o found e agradecer naturalmente. Ao inicio ficava lixado, que falta de respeito pelos owners, mas depois vi que afinal não. Não é falta de respeito, é simplesmente a forma como começaram a fazer GC (as ferramentas que têm disponíveis para tal) e possivelmente muitos de nós se tivessem logo começado a fazer GC com smartphones a atitude era a mesma.

Deixem de malhar em cima da malta que pega no smartphone, abriu a app, viu se havia algo ali para encontrar, encontrou e fez o log no momento com um "tftc", esses possivelmente tiraram mais prazer desse found do que a malta que faz Tours pelo país com rajadas de 24h a fazer caches com textos com caracteres suficientes para encher uma edição da GeoMagazine.

(desculpem o offtopic)

É uma boa descrição de um geocacher desmotivado.
Uma boa reflexão para se fazer, e é pena que este tema seja negligenciado por ser conotado como "negativo", "copo meio vazio", entre outras coisas menos boas. Não podemos simplesmente ignorar que numa vasta comunidade há uma parte que está desmotivada e que isso acaba por influenciar a qualidade do geocaching dos não-desmotivados, é que por exemplo muitos dos desmotivados deixam de colocar as boas caches que os não-desmotivados gostam.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Mensagem Post: #709 a sexta 13 fev 2015, 15:54 

prodrive Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:Por acaso acho que os fóruns são cada vez menos palco dessas confusões exactamente devido à desmotivação dos geocachers...

Então parece-me saudável que o pessoal que gosta de armar confusão tenha desmotivado e deixado os fóruns para quem realmente gosta da actividade e de partilhar boas experiências, boas caches, ajudar quem chega ou quem tem algum problema, que basicamente é aquilo que se passa neste fórum :)
RuiJSDuarte Escreveu:Ainda ontem, mesmo com as centenas de caches desactivadas por Lisboa, passei a escassas centenas de metros de mais uma catrefada delas (apesar de já ter feito umas 1000 ou 2000 em Lisboa e arredores).

Aconteceu-me exactamente a mesma coisa mas com restaurantes. Tens noção que não é necessário almoçar ou jantar neles todos, mas não é isso que te vai desmotivar de fazer uma refeição fora, num daqueles que alguém te tenha recomendado, ou que pelo aspecto da apresentação te pareça merecedor da tua visita ;)

Cuidado com essas conclusões, Gustavo.
1º, catalogar os geocachers que usam este fórum para mostrar o seu descontentamento com algo como sendo "pessoal que gosta de armar confusão"
2º, não podes afirmar que só gosta da actividade quem diz bem de tudo e que não esteja desmotivado.
3º, não podes comparar caches a restaurantes, não me parece comparável.

O que mais me preocupa nestas tuas afirmações é que de facto tem havido uma "sangria" de participações (as ditas de quem "gosta de armar confusão") e que se dá apenas destaque ao que se pode chamar de "Geocaching Bom": boas experiências, boas caches, qq coisa que seja "boa", seja lá o que isso for.
O "Geocaching Mau" praticamente foi banido daqui, e faz agora manchetes no Facebook. Até aí eu até concordo contigo que devemos ter a nossa "casa" limpa e livre de mau ambiente, mas é perigoso e roça o atentado à liberdade de expressão quando depois de alguém vir dar a sua opinião negativa tu vens por cima tentar contrariar essa visão, custe o que custar. Isto é recorrente, infelizmente, e devias na minha opinião separar a tua postura como Admin do Portal e a tua postura como geocacher. Parece-me que neste momento este fórum é "desenhado" à imagem do Teu geocaching e não do geocaching de toda a comunidade. Se era o que pretendias, tudo certo, mas por favor não digas que é o fórum é para todos, que não é.

É a minha opinião, e espero que entendas isto não como um ataque mas como um conselho.
Imagem
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #710 a sexta 13 fev 2015, 16:01 

clcortez Escreveu:Cuidado com essas conclusões, Gustavo.
1º, catalogar os geocachers que usam este fórum para mostrar o seu descontentamento com algo como sendo "pessoal que gosta de armar confusão"

A conclusão não é minha, é do Rui :)
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes