Power Trails

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #311 a segunda 20 out 2014, 23:31 

Re: Power Trails

RuiJSDuarte Escreveu:O que sou contra (e não é novo) são os PTs, muitas vezes como forma de puxar geocachers para um determinado evento, seja por si (para ter mais participação) seja (talvez) com o intuito de gerar quorum para gerar receita mas fundamentalmente contra a postura da comunidade de que isso é bom e bonito.

Para mim esta é uma questão mais confusa... em primeiro lugar nem sequer acho que os eventos devam ser uma parte integrante do geocaching. Acho importante que a plataforma da GS os suporte como forma de promover o convívio entre geocachers mas no fundo nem sequer deviam contar como founds. Mas tirando esta questão, por princípio também me parece mal que sejam colocadas caches como forma de atrair geocachers a participar nos eventos, no entanto geralmente correspondem a caminhadas o que me seduz muito mais do que a multiplicidade de eventos que se fazem por aí só para ir tomar o café.

Eu não costumo frequentar muitos eventos e possivelmente não fui aos "eventos maus" pois nos que fui (e que tiveram caches publicadas para os mesmos) consegui ver sempre todas as caches e encontrei algumas delas. É certo que alguns dos caminheiros nem sequer viram caches mas será que isso é culpa dos eventos (e de quem os organiza)? ou dos próprios participantes?

Fazendo uma retrospectiva aos 5 eventos deste tipo em que participei, até posso dizer que me diverti bastante e que guardo boas recordações de cada um deles (NOTA: creio que nenhum destes eventos teve mais do que 15 caches colocadas para o mesmo):

- Caminhada Geocachiana do 25 de Abril - GC1P29V -> O meu primeiro evento. Uma caminhada acessível e bem disposta com algumas caches pelo caminho, quase todas colocadas em locais interessantes. No final ainda tivemos direito a churrasco.

- Dinossauros & Geocaching [Lourinhã] - GC1Q74E -> O evento ideal para miúdos e graúdos. De manhã visita ao museu dos dinossauros, pic-nic, à tarde ida à praia com direito a ver troncos fossilizados e a coluna vertebral de um dinossauro a sair da rocha. Depois uma visita de carro a uma sequência de caches dedicadas ao concelho e colocadas para o evento.

- Geoacampamento 2011! - GC2M47R -> Acampamento com muitas actividades incluindo canoagem e caminhadas com geocaches colocadas recentemente. Excelentes paisagens por aquela zona.

- GeoBarracada - GC3VMXM -> Acampamento e caminhada nocturna com boa disposição e caches colocadas para o evento.

- Ver o Pôr do Sol na Peninha - GC4FAZP -> Caminhada de fim de dia em boa companhia e com caches colocadas para o evento. No final um belo lanche onde ninguém arredou pé até acabar o vinho e o presunto.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #312 a segunda 20 out 2014, 23:40 

ArqueoLobo Escreveu:
RuiJSDuarte Escreveu:O que sou contra (e não é novo) são os PTs, muitas vezes como forma de puxar geocachers para um determinado evento, seja por si (para ter mais participação) seja (talvez) com o intuito de gerar quorum para gerar receita mas fundamentalmente contra a postura da comunidade de que isso é bom e bonito.

Para mim esta é uma questão mais confusa... em primeiro lugar nem sequer acho que os eventos devam ser uma parte integrante do geocaching. Acho importante que a plataforma da GS os suporte como forma de promover o convívio entre geocachers mas no fundo nem sequer deviam contar como founds. Mas tirando esta questão, por princípio também me parece mal que sejam colocadas caches como forma de atrair geocachers a participar nos eventos, no entanto geralmente correspondem a caminhadas o que me seduz muito mais do que a multiplicidade de eventos que se fazem por aí só para ir tomar o café.

Eu não costumo frequentar muitos eventos e possivelmente não fui aos "eventos maus" pois nos que fui (e que tiveram caches publicadas para os mesmos) consegui ver sempre todas as caches e encontrei algumas delas. É certo que alguns dos caminheiros nem sequer viram caches mas será que isso é culpa dos eventos (e de quem os organiza)? ou dos próprios participantes?

Fazendo uma retrospectiva aos 5 eventos deste tipo em que participei, até posso dizer que me diverti bastante e que guardo boas recordações de cada um deles (NOTA: creio que nenhum destes eventos teve mais do que 15 caches colocadas para o mesmo)...

Subscrevo completamente. É só não ir aos "eventos maus". Maus para mim, pois têm muita participação :)
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sábado 04 set 2010, 02:01

Mensagem Post: #313 a terça 21 out 2014, 11:07 

jasafara Escreveu:Subscrevo completamente. É só não ir aos "eventos maus". Maus para mim, pois têm muita participação :)

Deixa-me só clarificar um ponto. Eu não sei quais são os "eventos maus" nem sequer sei se existem ou se são invenções de quem tem um gosto especial em fazer críticas sem ter participado. Quem já foi a algum que conte a sua experiência.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #314 a terça 21 out 2014, 11:45 

ArqueoLobo Escreveu:
jasafara Escreveu:Subscrevo completamente. É só não ir aos "eventos maus". Maus para mim, pois têm muita participação :)

Deixa-me só clarificar um ponto. Eu não sei quais são os "eventos maus" nem sequer sei se existem ou se são invenções de quem tem um gosto especial em fazer críticas sem ter participado. Quem já foi a algum que conte a sua experiência.

Eu percebi :) E também coloco maus entre "". Também já disse várias vezes que tenho sentimentos mistos em relação ao PT's. Se não tiverem demasiada concentração de caches são para mim bastante motivantes para fazer uma boa caminhada (tenho alguma pena em não gostar mais de (multi-) longas mas o que é que se há-de fazer...).

Agora sem dúvida que a sensação de superação é muito maior quando se faz uma caminhada difícil só para encontrar uma cache num local remoto. Para já considero Mafra como o meu campo de treino para as caminhadas [:D]

Edit: Mas quanto a eventos, não me sinto mínimamente motivado a ir a um evento em que o programa principal é encontrar centenas de caches acompanhado por dezenas de geocachers...Se for caso disso prefiro depois lá ir sózinho ou com o TiagoGH ;)
A meia dúzia de caminhadas em eventos em que participei eram PT de pequena/média dimensão e para fazer com calma dando para ver os containers.
Por exemplo nas GeoBikes em que participei não registei nenhuma das (unknown-) e (multi-) por onde passámos e por norma não registo caches que pelo menos não vejo ou que não tenho a certeza que lhe conseguia aceder/encontrar sem problemas (não fiz a Escalada da Guia por isso...)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 06 jun 2012, 14:12

Mensagem Post: #315 a terça 21 out 2014, 12:14 

jasafara Escreveu:Agora sem dúvida que a sensação de superação é muito maior quando se faz uma caminhada difícil só para encontrar uma cache num local remoto. Para já considero Mafra como o meu campo de treino para as caminhadas [:D]

Edit: Mas quanto a eventos, não me sinto mínimamente motivado a ir a um evento em que o programa principal é encontrar centenas de caches acompanhado por dezenas de geocachers...Se for caso disso prefiro depois lá ir sózinho ou com o TiagoGH ;)
A meia dúzia de caminhadas em eventos em que participei eram PT de pequena/média dimensão e para fazer com calma dando para ver os containers.
Por exemplo nas GeoBikes em que participei não registei nenhuma das (unknown-) e (multi-) por onde passámos e por norma não registo caches que pelo menos não vejo ou que não tenho a certeza que lhe conseguia aceder/encontrar sem problemas (não fiz a Escalada da Guia por isso...)

Um geocacher da velha guarda ... "tá dito"

E subscrevo :mrgreen:
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem Imagem

Regular
Regular

Registado: segunda 12 nov 2012, 12:11

Mensagem Post: #316 a terça 21 out 2014, 13:02 

Bom dia,
Vou acreditar, que tal como eu os geocachers só fazem registos de caches que efectivamente assinaram o logbook ou fizeram prova de terem encontrado!
Seja em Power trails ou não.
Faço geocaching por prazer, não para as estatísticas.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #317 a terça 21 out 2014, 13:10 

JH71 Escreveu:Bom dia,
Vou acreditar, que tal como eu os geocachers só fazem registos de caches que efectivamente assinaram o logbook ou fizeram prova de terem encontrado!

Sabes que nos eventos muitas vezes se assina pelo grupo, o que não acho mal. Agora, acredita que alguns geocachers desde que participem no evento logam tudo mesmo que nem tenham ficado com ideia de onde estava a cache ;)
Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: quarta 15 dez 2010, 11:40

Mensagem Post: #318 a terça 21 out 2014, 13:16 

jasafara Escreveu:

Sabes que nos eventos muitas vezes se assina pelo grupo, o que não acho mal. Agora, acredita que alguns geocachers desde que participem no evento logam tudo mesmo que nem tenham ficado com ideia de onde estava a cache ;)

Isto levanta uma questão, como owner como é que eu sei quem foi ao evento? vou pesquisar? se for um evento de 3 dias e o geocacher for so num dia pode logar as caches feitas nos 3 dias do evento?
Um owner maldisposto [:D] pode começar a apagar logs pq os nicks não constam do logbook, só um pensamento [8D] [8D] [8D] [8D]

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #319 a terça 21 out 2014, 13:18 

Sphinx1975 Escreveu:
jasafara Escreveu:

Isto levanta uma questão, como owner como é que eu sei quem foi ao evento? vou pesquisar? se for um evento de 3 dias e o geocacher for so num dia pode logar as caches feitas nos 3 dias do evento?
Um owner maldisposto [:D] pode começar a apagar logs pq os nicks não constam do logbook, só um pensamento [8D] [8D] [8D] [8D]

E pensas muito bem!
No entanto é uma questão que não se coloca em grande parte dos eventos, porque a maioria das caches logadas são dos owners do evento [:D]
Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: sexta 20 jan 2012, 13:33

Mensagem Post: #320 a terça 21 out 2014, 13:29 

Se só participou num dia só deveria logar as caches desse dia e só assim se fez esse percurso.
Por vezes existem meia dúzia que vão logar apenas o logbook do evento e logam todas do percurso e mesmo dos vários dias com a conivência dos owners.
Mas isso já sabemos que uns são filhos e outros enteados. Fica na consciência de cada um.
ImagemImagemImagem
Imagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes