Sugestões Prémios GPS

Grandes Plásticos do Século - Local onde poderá encontrar as melhores caches nacionais

Moderadores: hulkman, prodrive

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #81 a segunda 29 set 2014, 11:47 

Re: Sugestão fórmulas Prémios

prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:É um exercício que se pode fazer...

Vindo de ti, pensei que já estavas a apresentar resultados [:P]

Durante o dia vou ter pouco tempo para estar concentrado nisto, mas para se irem entretendo uma primeira contestação e que em primeiro lugar mostra o risco de nomear caches com muito poucos founds PM.

Como sabem uma das rectificações às fórmulas que houve este ano foi de excluir qualquer cache com menos de 33% de rácio de favoritos.
À data de hoje estas teriam sido excluídas (o 1º rácio é o de 16 de Fevereiro e o 2º o de hoje)

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   Founds   FoundsPremium   nro_favoritos   :Rácio favoritos   gps_distrito   gps_concelho   R0929
GC4P72F   USB Biblioteca Municipal e Casa da Cultura - Mafra   Cindy/Kika   109   65   23   35,00%   Lisboa   Mafra   20,00%
GC415A7   Parque das Perdizes - III   KelKim Team   59   48   19   39,00%   Lisboa   Oeiras   27,00%
GC4T8KT   O Menir   Inaciana Team   4   4   3   75,00%   Leiria   Porto De Mós   31,00%
GC4VABK   DNF's SPORT's Campeão 2013   Porto Team   6   4   4   100,00%   Porto   Porto   28,00%
GC4RF9R   Castro da Santa Cristina - Little home   funsk8   6   3   3   100,00%   Braga   Vila Nova De Famalicão   30,00%

As primeiras duas estavam pouco acima e refletem uma flutuação normal. As últimas três foram apanhadas por terem altos rácios (>=75%) e agora seriam excluídos pela condição contrária...
Não entrei em conta com caches de distritos onde houve repescagens porque aí a análise é mais complicada.
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #82 a segunda 29 set 2014, 11:55 

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:
jasafara Escreveu:É um exercício que se pode fazer...

Vindo de ti, pensei que já estavas a apresentar resultados [:P]

Durante o dia vou ter pouco tempo para estar concentrado nisto, mas para se irem entretendo uma primeira contestação e que em primeiro lugar mostra o risco de nomear caches com muito poucos founds PM.

Como sabem uma das rectificações às fórmulas que houve este ano foi de excluir qualquer cache com menos de 33% de rácio de favoritos.
À data de hoje estas teriam sido excluídas (o 1º rácio é o de 16 de Fevereiro e o 2º o de hoje)

Código:
waypoint   cacheName   cacheOwner   Founds   FoundsPremium   nro_favoritos   :Rácio favoritos   gps_distrito   gps_concelho   R0929
GC4P72F   USB Biblioteca Municipal e Casa da Cultura - Mafra   Cindy/Kika   109   65   23   35,00%   Lisboa   Mafra   20,00%
GC415A7   Parque das Perdizes - III   KelKim Team   59   48   19   39,00%   Lisboa   Oeiras   27,00%
GC4T8KT   O Menir   Inaciana Team   4   4   3   75,00%   Leiria   Porto De Mós   31,00%
GC4VABK   DNF's SPORT's Campeão 2013   Porto Team   6   4   4   100,00%   Porto   Porto   28,00%
GC4RF9R   Castro da Santa Cristina - Little home   funsk8   6   3   3   100,00%   Braga   Vila Nova De Famalicão   30,00%

As primeiras duas estavam pouco acima e refletem uma flutuação normal. As últimas três foram apanhadas por terem altos rácios (>=75%) e agora seriam excluídos pela condição contrária...
Não entrei em conta com caches de distritos onde houve repescagens porque aí a análise é mais complicada.

Das duas que encontrei dessa lista, nenhuma delas me fazia grande falta :)
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 29 abr 2010, 22:50

Mensagem Post: #83 a segunda 29 set 2014, 11:57 

paulohercules Escreveu:Também já existe nos processos democráticos, chama-se "campanha eleitoral". 8-)

Eu sei...e é isso que defendo... Tal como no processo democrático, se calhar certos candidatos têm de se começar a dar a conhecer ainda antes da campanha....:)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #84 a segunda 29 set 2014, 12:03 

prodrive Escreveu:...Das duas que encontrei dessa lista, nenhuma delas me fazia grande falta :)

A mim também não...Um container um bocadinho diferente e uma carrada de favoritos. Possivelmente o rácio até baixou por influência de quem lá foi atrás das nomeadas fáceis e próximas (o meu caso :)). A USB até é gira (categoria container), mas quantos terão sido os geocachers que levaram um portátil de forma a poder fazer o found na PEN USB...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #85 a segunda 29 set 2014, 12:32 

jasafara Escreveu:
prodrive Escreveu:...Das duas que encontrei dessa lista, nenhuma delas me fazia grande falta :)

A mim também não...Um container um bocadinho diferente e uma carrada de favoritos. Possivelmente o rácio até baixou por influência de quem lá foi atrás das nomeadas fáceis e próximas (o meu caso :)). A USB até é gira (categoria container), mas quantos terão sido os geocachers que levaram um portátil de forma a poder fazer o found na PEN USB...

Exacto!

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quarta 28 abr 2010, 08:32

Mensagem Post: #86 a segunda 29 set 2014, 16:21 

Nem sei por onde começar e de certeza que me vou repetir no que disse nas últimas duas ou três votações. Como estão os prémios actualmente favorecem as caches com número de visitas elevadas. Até gostava de ver um quadro com as vencedoras dos últimos 3 anos, e finalistas, com o número de visitas que teve (tem) e já agora o rácio de favoritos.

Este ano, e exceptuando os Prémios GPS 2001-2010 em que votei para primeiro lugar a cache que mais me agradou, também aconteceu o mesmo das vezes anteriores na hora de votar. As caches que gostava de eleger como as melhores, desse ano, não estavam na lista. Nenhuma das três, por cada ano, e porque não foram sequer nomeadas.

Este é um dos problemas, os critérios de nomeação. Uma cache que só tenha uma visita e 100% de favoritos deverá ser nomeada. Mesmo que seja publicada em Dezembro e até serem conhecidas as listas de nomeadas, há tempo o suficiente para ter mais visitas. Não deverão existir muitas caches assim. Os critérios de nomeação têm sido alterados mas ainda, a meu ver, não são suficientemente abrangentes.

Para que conste as caches são:

2011 Challenge 81 (Rio Frades) - MG12. Não foi nomeada porque só foi encontrada depois das lista das nomeações. Nessa altura a lista aparecia mais cedo.

2012 Montanhas Nebulosas [PNPG]. Não foi nomeada porque há uma ligeira diferença, fazendo uma analogia, entre fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela, carimbando os passaportes pelos vários pontos de passagem, ir de carro até à entrada da catedral, estacionando ali à frente do Parador e ir à centro carimbar o passarporte como final.

2013 Noiva

Ou seja não pude votar naquelas que acho que são as "melhores", as outras que encontrei partem logo com um handicap.

Este ano encontrei várias nomeadas, umas só mesmo para poder ter o número máximo de pontos, assim atribuía às que gostei mesmo e achei que mereciam. Não votei em todas as que tinha na lista e acho que nem atribuí todos os pontos.

Antes de votar, e votei principalmente pare ter voz e previligiar aquelas caches que gosto; olhei para a lista e pensei começar a organizar só a partir, por exemplo da posição 3, e atribuir os pontos correspondentes. Além do sistema não o permitir só iria, retirar, ainda mais peso às caches que escolhi.

Concordo com o Cláudio que é preciso ir às caches que nos agradam e votar nelas, mas isso não é suficiente. Como estão as coisas é necessário encontrar as outras nomeadas para ter pontuações mais pesadas.

Isso leva-nos a outro problema, em alguns distritos é complicado encontrar 40 caches nomeadas.

É verdade que o resultado é a escolha dos votantes e não reflecte a escolha de todos, obviamente, mas já agora qual é a representatividade? Qual é a percentagem de inscritos nas votações em relação aos membros do portal? Qual é a percentagem de votantes em relação ao número de inscritos? E quantos é que votaram, em número? E nas três finalistas por distrito? Isto claro nos 3 últimos anos.

Em relação à publicidade, eventos para ir às caches e afins. Isso só distorce, ainda mais, as votações.

O problema das votações é como está é que vai sempre ganhar uma cache com um grande número de visitas. Comparem o número de visitas da Fenda da Calcedónia neste ano com o número de visitas das caches deste ano. E é isso que o k!nder fala, da disparidade dos números.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #87 a segunda 29 set 2014, 17:07 

Obrigado João, por responderes à questão que o Joaquim me colocou a mim... Sobre caches Boas que não tinham sido nomeadas ou lá o que era!

Joaquim, alguma dessas caches, agora, entraria nas nomeadas ou não?

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #88 a segunda 29 set 2014, 17:10 

O que tu queres é poder votar na Melhor Cache, para ti... apesar da mesma depois não entrar nas finalistas (está no fim do mundo e não tem mais visitas).
E, note-se, essa cache, mesmo não entrando nas finalistas, irá SEMPRE (naturalmente) ficar à frente de uma série delas no resultado final, já que terá SEMPRE o teu voto (este ano acho que houve 3 caches sem votos... mas terão existido algumas?muitas? que não terão alcançado os vinte pontos que tinhas por atribuír.

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #89 a segunda 29 set 2014, 17:13 

Eu estava/estou a ir mais longe, :P, pois isto "Uma cache que só tenha uma visita e 100% de favoritos deverá ser nomeada." não me chega... essa cache pode ter 20 visitas de BM e não ter uma única visita de PM, logo, pode ser de excelencia para aqueles 20 mas não ser considerada (neste momento não é).

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Mensagem Post: #90 a segunda 29 set 2014, 17:16 

Por outro lado, :D , em algum ponto temos que "draw the line" (antecipando a angústia do Gustavo ao ler isto hahahahha)! Apenas acho que haverá espaço de manobra (sem dar muito trabalho ao João).
AnteriorPróximo

Voltar para PRÉMIOS GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes