Nem sei por onde começar e de certeza que me vou repetir no que disse nas últimas duas ou três votações. Como estão os prémios actualmente favorecem as caches com número de visitas elevadas. Até gostava de ver um quadro com as vencedoras dos últimos 3 anos, e finalistas, com o número de visitas que teve (tem) e já agora o rácio de favoritos.
Este ano, e exceptuando os Prémios GPS 2001-2010 em que votei para primeiro lugar a cache que mais me agradou, também aconteceu o mesmo das vezes anteriores na hora de votar. As caches que gostava de eleger como as melhores, desse ano, não estavam na lista. Nenhuma das três, por cada ano, e porque não foram sequer nomeadas.
Este é um dos problemas, os critérios de nomeação. Uma cache que só tenha uma visita e 100% de favoritos deverá ser nomeada. Mesmo que seja publicada em Dezembro e até serem conhecidas as listas de nomeadas, há tempo o suficiente para ter mais visitas. Não deverão existir muitas caches assim. Os critérios de nomeação têm sido alterados mas ainda, a meu ver, não são suficientemente abrangentes.
Para que conste as caches são:
2011
Challenge 81 (Rio Frades) - MG12. Não foi nomeada porque só foi encontrada depois das lista das nomeações. Nessa altura a lista aparecia mais cedo.
2012
Montanhas Nebulosas [PNPG]. Não foi nomeada porque há uma ligeira diferença, fazendo uma analogia, entre fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela, carimbando os passaportes pelos vários pontos de passagem, ir de carro até à entrada da catedral, estacionando ali à frente do Parador e ir à centro carimbar o passarporte como final.
2013
NoivaOu seja não pude votar naquelas que acho que são as "melhores", as outras que encontrei partem logo com um handicap.
Este ano encontrei várias nomeadas, umas só mesmo para poder ter o número máximo de pontos, assim atribuía às que gostei mesmo e achei que mereciam. Não votei em todas as que tinha na lista e acho que nem atribuí todos os pontos.
Antes de votar, e votei principalmente pare ter voz e previligiar aquelas caches que gosto; olhei para a lista e pensei começar a organizar só a partir, por exemplo da posição 3, e atribuir os pontos correspondentes. Além do sistema não o permitir só iria, retirar, ainda mais peso às caches que escolhi.
Concordo com o Cláudio que é preciso ir às caches que nos agradam e votar nelas, mas isso não é suficiente. Como estão as coisas é necessário encontrar as outras nomeadas para ter pontuações mais pesadas.
Isso leva-nos a outro problema, em alguns distritos é complicado encontrar 40 caches nomeadas.
É verdade que o resultado é a escolha dos votantes e não reflecte a escolha de todos, obviamente, mas já agora qual é a representatividade? Qual é a percentagem de inscritos nas votações em relação aos membros do portal? Qual é a percentagem de votantes em relação ao número de inscritos? E quantos é que votaram, em número? E nas três finalistas por distrito? Isto claro nos 3 últimos anos.
Em relação à publicidade, eventos para ir às caches e afins. Isso só distorce, ainda mais, as votações.
O problema das votações é como está é que vai sempre ganhar uma cache com um grande número de visitas. Comparem o número de visitas da Fenda da Calcedónia neste ano com o número de visitas das caches deste ano. E é isso que o k!nder fala, da disparidade dos números.