Sugestões Prémios GPS
nos últimos dias e como voltei a estar um bocado mais activo no geocaching e tenho estado com velhos e bons amigos tem surgido muitas vezes a seguinte questão:
Os prémios GPS vão e continuarão sempre a obter melhores resultados em alguns distritos comparado com outros. O litoral terá sempre mais possibilidades de ter as melhores caches do país (e ainda mais os distritos com mais geocachers) que uma cache no interior distante. Então em conversa tivemos uma ideia que gostaria de perguntar o que acham?
Em relação às melhores caches dos distritos acho que está muito bem como esta a fórmula. Mas em relação aos prémios de container/aventura/loca/nacional penso que se poderia ter um melhor resultado se em vez de ser feito da forma como está feito se alterasse. Da forma que esta sabe-se sempre que uma cache com muitas visitas será sempre a vencedora, mesmo que uma cache com menos visita não o seja. O que eu sugeria era para esses prémios não se usar a mesma fórmula mas alterar-se.
Porque não:
20 finalista por distrito (uma terá de ser a vencedora nacional) então em vez de 40 caches nomeadas feitas = 20 pontos fazer-se antes 20 caches finalistas encontradas = 20 pontos (não sei se e 20 ou 30 ou 40 pontos). Assim os geocachers que encontraram mais caches finalistas terão uma maior força nas votações. Se eles fizeram mais finalistas então serão melhores avaliadores da melhor cache do que alguém que se limitou a fazer todas as de Lisboa e assim teve direito aos votos máximos.
Acho que terá mais valor a votação de alguém que fez as 20 finalistas do que alguém que fez 40 caches num distrito e não conhece as outras realidades. Sendo assim a fórmula seria alterada e apesar de continuar a achar que os resultados continuarão nos distritos mais populosos de geocachers ficaria tudo mais equilibrado e dar-se-ia uma maior hipótese às caches de distritos mais isolados.
Em relação aos prémios de aventura/container/local far-se-ia à parte (isto apenas para os organizadores) a cache mais votada de cada distrito em cada prémio. E depois novamente a mesma fórmula. Quem tiver encontrado as 20 terá mais força nos votos do que alguém que fez muitas mas não expandiu os seus horizontes.
O que acham da sugestão?