Pediram-me para arquivar a minha cache!!!

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

Micro
Micro

Registado: terça 28 dez 2010, 13:33

Mensagem Post: #1 a terça 09 set 2014, 10:44 

Pediram-me para arquivar a minha cache!!!

Bom Dia! Preciso de uma ajuda / Opinião
Sou owner de uma cache - Bairro de São Gabriel http://coord.info/GC53B1Z , na qual me foi pedido ontem para a arquivar.
Coloquei esta cache num local único para nós e que nos diz muito, como poderão ver na página da cache.
Quando redescobri este bairro ele já estava como está hoje, INFELIZMENTE.
Aqui deixo os e-mails com que fui abordado:
E-mail 1
"Esta cache tem que ser arquivada. A igreja foi alvo de um roubo brutal. Desapareceu tudo.
A cache dá a localização exacta deste bairro, completamente parado no tempo, e que agora, vai começar a desaparecer.
Peço ao owner que tenha o bom senso de a arquivar.
Obrigado"
NOTA 1: "e que agora, vai começar a desaparecer" compreendo e concordo que nem todos os geocachers vêem a vida da mesma forma...
A igreja tal como pode ser vista na foto inicial já foi encontrada assim. Apenas restam os bancos em madeira e o armário da Sacristia.
E-mail 2
"Boa noite,
Conforme pedi na página da cache do bairro de são gabriel, venho pedir-lhe por PM, para arquivar a cache.
Sou um amante de Lugares Abandonados, sou o criador do maior grupo português sobre este tema no FB, e fotografei o bairro todo (inclusive até fiz a cache), e parte-me o coração.
Como tal, peço que arquive a cache. Por uma questão de segurança para os próprios geocachers, preservação do espaço e afins.
Obrigado"
NOTA 2: A diferença existente entre geocachers e amantes de lugares abandonados é??? "parte-me o coração"? e a nós? vivemos lá! Fomos felizes lá... podemos partilhar o espaço e as memórias com um hobby do qual somos amantes?

Gostava muito de uma opinião vossa...
Não gostaria de arquivar esta cache como é obvio... a cache existe tal como as fotos num qualquer site de lugares abandonados vão existir tiradas pela pessoa que me contactou....

Obrigado!
Cyclopes
Nuno Castanheira

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: domingo 25 abr 2010, 01:07

Mensagem Post: #2 a terça 09 set 2014, 11:06 

Re: Pediram-me para arquivar a minha cache!!!

O geocacher em causa tem um mapa do Geopt no perfil. Pode ser que veja isto. Seria interessante um debate.
O argumento é um pouco o dos espeleólogos. Em publicações públicas na internet não divulgam coordenadas ou localizações exactas para não geo-referenciar publicamente o sítio.
Mas neste caso parece-me completamente abusivo sugerir que lugares abandonados são mais sujeitos a vandalizações devido á sua divulgação junto á comunidade geocacher...
Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #3 a terça 09 set 2014, 11:14 

O grupo do Facebook deve ser o https://www.facebook.com/groups/LugaresAbandonados/ que recomendo vivamente.
Juntamente com o https://http://ruinarte.blogspot.pt/ parecem-se ser as duas maiores referências em Portugal sobre o tema.
Imagem Imagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #4 a terça 09 set 2014, 11:24 

Não é bem a mesma coisa... os espeleólogos exploram locais desconhecidos da grande maioria das pessoas e que são sensíveis à pressão humana...
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #5 a terça 09 set 2014, 11:32 

jasafara Escreveu:Mas neste caso parece-me completamente abusivo sugerir que lugares abandonados são mais sujeitos a vandalizações devido á sua divulgação junto á comunidade geocacher...

A mim não me parece nada abusivo, dada a qualidade e o número de elementos da chamada "comunidade". Eu não tenho pejo em publicar localizações de lugares abandonados, porque considero que quem passa pelas minhas páginas está nisto de Urbex. Já quem passa por uma listing, pode estar em Geocaching e em muito mais, ou pode com facilidade estar no muito mais apenas. Mais uma das maravilhas do desejado crescimento.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Registado: sexta 02 jul 2010, 12:35

Mensagem Post: #6 a terça 09 set 2014, 11:36 

jasafara Escreveu:O grupo do Facebook deve ser o https://www.facebook.com/groups/LugaresAbandonados/ que recomendo vivamente.
Juntamente com o https://http://ruinarte.blogspot.pt/ parecem-se ser as duas maiores referências em Portugal sobre o tema.

Acho fabuloso que um gajo aparentemente faça Urbex para a cada passo se queixar da miséria do país que tem tudo abandonado. O gajo tem espírito de traidor (ao Urbex). Para ele estava tudo a brilhar como numa cidade de Lego. É o exemplo acabado daqueles que vão às caches de Urbex só para escrever no log que é uma pena estar tudo ao abandono. Estou a falar do tipo do Ruinarte, claro.
O meu blog geocachiano: http://papacaches.wordpress.com

Large
Large

Registado: quinta 01 mar 2012, 13:13

Mensagem Post: #7 a terça 09 set 2014, 11:58 

cyclopes Escreveu:Bom Dia! Preciso de uma ajuda / Opinião
Sou owner de uma cache - Bairro de São Gabriel http://coord.info/GC53B1Z , na qual me foi pedido ontem para a arquivar.
Coloquei esta cache num local único para nós e que nos diz muito, como poderão ver na página da cache.
Quando redescobri este bairro ele já estava como está hoje, INFELIZMENTE.
Aqui deixo os e-mails com que fui abordado:
E-mail 1
"Esta cache tem que ser arquivada. A igreja foi alvo de um roubo brutal. Desapareceu tudo.
A cache dá a localização exacta deste bairro, completamente parado no tempo, e que agora, vai começar a desaparecer.
Peço ao owner que tenha o bom senso de a arquivar.
Obrigado"
NOTA 1: "e que agora, vai começar a desaparecer" compreendo e concordo que nem todos os geocachers vêem a vida da mesma forma...
A igreja tal como pode ser vista na foto inicial já foi encontrada assim. Apenas restam os bancos em madeira e o armário da Sacristia.
E-mail 2
"Boa noite,
Conforme pedi na página da cache do bairro de são gabriel, venho pedir-lhe por PM, para arquivar a cache.
Sou um amante de Lugares Abandonados, sou o criador do maior grupo português sobre este tema no FB, e fotografei o bairro todo (inclusive até fiz a cache), e parte-me o coração.
Como tal, peço que arquive a cache. Por uma questão de segurança para os próprios geocachers, preservação do espaço e afins.
Obrigado"
NOTA 2: A diferença existente entre geocachers e amantes de lugares abandonados é??? "parte-me o coração"? e a nós? vivemos lá! Fomos felizes lá... podemos partilhar o espaço e as memórias com um hobby do qual somos amantes?

Gostava muito de uma opinião vossa...
Não gostaria de arquivar esta cache como é obvio... a cache existe tal como as fotos num qualquer site de lugares abandonados vão existir tiradas pela pessoa que me contactou....

Obrigado!
Cyclopes
Nuno Castanheira

Na minha opinião não vejo motivos para arquivar a cache.

E dou um exemplo.

Esta minha cache está colocada num marco, à beira da EN3-2, que assinalava o centenário da 1ª prova de velocidade automóvel realizada em Portugal.

Ora, passado algum tempo, a placa que estava no marco foi roubada :evil: (deve ter valido uns 0,50€), estando apenas lá a estrutura de tijolo. :?

Na lógica deste pedido, foi a minha cache que fez com que a placa tenha sido gatunada :?: :?: :?:

É óbvio que não.

Acho o mesmo neste caso :!: :!: :!:

Não foi de certeza a cache que lá está que fez com que o local fosse revirado... :evil:

E atendendo ao que aconteceu recentemente no meu concelho natal, o Cartaxo, no qual uma boa parte dos locais onde não vive ninguém foram literalmente pilhados, em busca de qualquer coisa que possa ser vendida, penso que neste caso aconteceu o mesmo.

Além disso, a julgar pelos tijolos em muitas das entradas dos diversos locais, podemos concluir que o local foi "visitado bem antes" da colocação da cache.

Só dizer que já visitei a cache e que a recomendo a todos os geocachers. ;) Se bem que na verdade o container podia ser um pouco melhor, de modo a que desse para fazer trocas de itens...

Cumprimentos
Pedro Amorim A.K.A. PedroCLagartos

Dos Casais Lagartos para o Mundo!!!

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #8 a terça 09 set 2014, 12:00 

Torgut Escreveu:
jasafara Escreveu:Mas neste caso parece-me completamente abusivo sugerir que lugares abandonados são mais sujeitos a vandalizações devido á sua divulgação junto á comunidade geocacher...

A mim não me parece nada abusivo, dada a qualidade e o número de elementos da chamada "comunidade". Eu não tenho pejo em publicar localizações de lugares abandonados, porque considero que quem passa pelas minhas páginas está nisto de Urbex. Já quem passa por uma listing, pode estar em Geocaching e em muito mais, ou pode com facilidade estar no muito mais apenas. Mais uma das maravilhas do desejado crescimento.

Que existem pessoas que deveriam ser sovadas a cada passo que dão ninguém dúvida. :)
Agora, pessoalmente, acho muito díficil e até forçado sugerir que o que é descrito esteja de alguma forma relacionado.
Já "encontrei" meia dúzia de espaços, propensos a actos do género e não me parece que em qualquer um deles se possa atribuir causas ao Geocaching.
Sim, se a cache estiver num buraco da parede, os Geocachers vão mandar a casa abaixo, mas Não, não vão encher os bolsos com o Sino e com o Relicário e com as secretárias e afins... parece-me.

Geocacher Muito Viciado
Geocacher Muito Viciado

Mensagem Post: #9 a terça 09 set 2014, 12:00 

Então os larápios usam o geocaching para descobrir a localização de igrejas e outros locais abandonados para poderem assaltar? Ou então os geocachers quando vão a uma cache, no caso de ser uma igreja abandonada aproveitam para a assaltar? Parece-me mais rebuscado associar a divulgação de um local nessas condições ao geocaching que a um espaço de divulgação de locais abandonados.

Se me puser na pele de um larápio o que vou preferir para localizar um local abandonado para assaltar?
- o geocaching.com, onde é "só" pesquisar cache a cache para ver quais são em locais abandonados e quais são rails de berma de estrada e caches no meio do mato, ou;
- um site que divulga a existência de determinados locais abandonados e que depois basta uma pesquisa mais cuidada na internet para descobrir a localização?

A não ser que a cache esteja colocada de forma a que a sua colocação ou procura provoquem danos "em algo natural ou edificado pelo homem", penso que não fará sentido arquivar.
O geocaching baseia-se em "localização", sempre assim foi e há-de ser.
Por outro lado, talvez se devesse pensar duas vezes antes de divulgar em publico fotos de espólios interessantes e valiosos em locais abandonados, isso parece-me mais prejudicial, mas isto sou eu a escrever de cima de um tractor...

Enviado de cima de um tractor com o iPhone numa mão e uma chave de fendas na outra

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Mensagem Post: #10 a terça 09 set 2014, 12:01 

Torgut Escreveu:
jasafara Escreveu:O grupo do Facebook deve ser o https://www.facebook.com/groups/LugaresAbandonados/ que recomendo vivamente.

Acho fabuloso que um gajo aparentemente faça Urbex para a cada passo se queixar da miséria do país que tem tudo abandonado. O gajo tem espírito de traidor (ao Urbex). Para ele estava tudo a brilhar como numa cidade de Lego. É o exemplo acabado daqueles que vão às caches de Urbex só para escrever no log que é uma pena estar tudo ao abandono. Estou a falar do tipo do Ruinarte, claro.

Não me parece que haja contradição.
Apreciadores de Urbex não lamentam o estado em que as coisas estão porque se fossem recuperadas acabava-se o Urbex. No entanto a maioria acredito que gostaria que a degradação se devesse apenas ao decorrer do tempo e não ao vandalismo.
Catalogadores e visitadores de Lugares Abandonados podem ter como principal objectivo a denúncia das situações e queixarem-se da miséria do país que tem tudo abandonado.
Imagem Imagem
Próximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes