Founds Duplicados

Geocaching em Portugal: Caches, Estatísticas, Eventos, etc.

Moderadores: hulkman, prodrive

TB
TB

Registado: domingo 20 nov 2011, 21:46

Mensagem Post: #111 a sábado 23 ago 2014, 01:22 

Re: Founds Duplicados

Não tenho nenhuma cache adotada, estou de acordo que um geocacher não apague o seu log feito numa cache adotada antes de a adotar (enabled) . Agora adotar a cache e logar a cache não faz sentido nenhum bem como arquivar uma cache e depois efetuar o log (disabled) , os dois anteriores exemplos de founds são um pouco batoteiros no meu entender (need_archived)
ImagemImagemImagem

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #112 a sábado 23 ago 2014, 14:22 

dpainem Escreveu:Não tenho nenhuma cache adotada, estou de acordo que um geocacher não apague o seu log feito numa cache adotada antes de a adotar (enabled) . Agora adotar a cache e logar a cache não faz sentido nenhum bem como arquivar uma cache e depois efetuar o log (disabled) , os dois anteriores exemplos de founds são um pouco batoteiros no meu entender (need_archived)

Cerca de metade das minhas caches são adoptadas... fico muito satisfeito de ter tido a confiança dos seus Owners para tomar conta delas enquanto andam afastados e gostaria muito de as devolver todas se regressarem em força ao Geocaching.
Tenho uma que nunca visitei, nem antes nem depois de a adoptar e não faço ideia de onde esteja... [:D] , tenho outra que corri todos os (imensos) pontos da dita e adoptei-a antes de lhe fazer o found (estava desaparecida e recoloquei-a)... [:I)]
Imagem Imagem Imagem Imagem

Geocoin
Geocoin

Registado: segunda 16 mai 2011, 22:09

Mensagem Post: #113 a sábado 23 ago 2014, 14:36 

E pronto... Mais um tópico interessante a descambar para o sexo dos anjos...

A sério, Gustavo? "Um tópico com 250 tipos a dar a cara" para implementar esta ideia?? Houve algum mês de 2014 em que tenham havido posts de 250 utilizadores distintos neste fórum? Escreveste isso para sacudir a água do capote ou acreditas mesmo que isso podia acontecer? É que o geopt continua a ser o melhor portal sobre geocaching nacional mas a conversa faz-se lá fora.

O geopt é a referência do geocaching em Portugal para a grande maioria de quem está e para os que chegam e procuram saber mais mas a forma de consumir informação mudou.
Podes bradar aos céus quanto quiseres sobre a maravilha que é fazer geocaching de qualidade com as ferramentas do geopt mas quem chega vê primeiro os maus exemplos como os "resíduos plantados em carreirinha" e os malabarismos dos aldrabões profissionais e vai desistir antes de saber da existência dessas ferramentas ou, pior ainda, praticar geocaching segundo os maus exemplos que se destacam. A não ser que o geopt assuma definitivamente o papel de referência que tem e deixe de se preocupar apenas em não ferir susceptibilidades.
A ideia de que se fala neste tópico não vai resolver a fome no mundo nem vai educar quem não quer ser educado. É só um pequeno passo para resolver (apenas) um dos problemas que estão a tornar o geocaching nacional na anarquia de que falaste. Se não for pelos outros façam-no pelo geopt que corre o sério risco de vir a ser a grande referência nacional de um jogo que não interessa a ninguém.
Imagem Imagem Imagem

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 15 mar 2010, 20:20

Mensagem Post: #114 a sábado 23 ago 2014, 15:18 

zipp Escreveu:A sério, Gustavo? "Um tópico com 250 tipos a dar a cara" para implementar esta ideia?? Houve algum mês de 2014 em que tenham havido posts de 250 utilizadores distintos neste fórum? Escreveste isso para sacudir a água do capote ou acreditas mesmo que isso podia acontecer? É que o geopt continua a ser o melhor portal sobre geocaching nacional mas a conversa faz-se lá fora.

Quando digo 200 a 250 tipos a dar a cara, poderão ser 199, ou até 150, mas nunca quando são 3 ou 4 tipos (por muita consideração que me mereçam) a acharem que deverá ser assim. E não precisa de ser num prazo dum mês... há anos que essas práticas existem, esperar mais três ou quatro meses para mudar o cenário não me parece ser o fim do Mundo.
zipp Escreveu:
Podes bradar aos céus quanto quiseres sobre a maravilha que é fazer geocaching de qualidade com as ferramentas do geopt mas quem chega vê primeiro os maus exemplos como os "resíduos plantados em carreirinha" e os malabarismos dos aldrabões profissionais e vai desistir antes de saber da existência dessas ferramentas ou, pior ainda, praticar geocaching segundo os maus exemplos que se destacam. A não ser que o geopt assuma definitivamente o papel de referência que tem e deixe de se preocupar apenas em não ferir susceptibilidades.

Eu parto do princípio que as pessoas têm cabeça para pensar e para seguir os modelos que acha mais correctos. Se as pessoas preferem ir catar "resíduos plantados em carreirinha" em vez de procurar caches que lhes tragam algum enriquecimento pessoal, não há-de ser o Geopt ou o IAAN que vão mudar as mentalidades. Já te passou pela cabeça que a maior parte da comunidade, conscientemente, gosta mais de andar a correr atrás de Compais que estão na berma da estrada do que fazer uma caminhada desafiante de 500 ou 600 metros, para ser meiguinho, vá?
O Geopt disponibiliza todo o tipo de ferramentas, seja para quem ter uma lista de todos os carreirinhos de resíduos seja para quem quer fazer um Geocaching mais selectivo (e aqui propomos através das Badges selecções para todos os tipos de gostos). Creio que mais democrático do que isto não poderá haver.
zipp Escreveu:A ideia de que se fala neste tópico não vai resolver a fome no mundo nem vai educar quem não quer ser educado. É só um pequeno passo para resolver (apenas) um dos problemas que estão a tornar o geocaching nacional na anarquia de que falaste. Se não for pelos outros façam-no pelo geopt que corre o sério risco de vir a ser a grande referência nacional de um jogo que não interessa a ninguém.

Eu concordo que o Geopt poderá dar um passo importante no sentido de fazer alguma pressão social de auto-regulação. A sinalização no IAAN de quem comete algumas infrações de "más práticas" poderá ser uma adição importante à informação disponibilizada pelo IAAN, já a exclusão de alguns nicks dos rankings parece-me uma grave subtração à informação disponibilizada pelo IAAN. Mais claro não consigo ser :)

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #115 a sábado 23 ago 2014, 17:23 

Demorei algum tempo a ler tudo mas gostei do que li. Se há coisa que me dá gosto trabalhar no iaan é algo que contribua pasta a melhoria do geocaching em Portugal. Se isso implicar excluir nicks considerados "batoteiros" azar. E para mim seria mesmo excluir, não sinalizar, com eventual possibilidade de reposição se as questões que levaram à exclusão forem resolvidos.

Fiquei tão satisfeito com esta conversa que já comecei a pensar nas alterações que terei que fazer e só não as comecei pois já estou de malas feitas para regresso a casa.

Geopt Proud Member
Geopt Proud Member

Registado: segunda 29 mar 2010, 17:23

Mensagem Post: #116 a sábado 23 ago 2014, 17:25 

A maior questão a meu ver é definir as regras para a exclusão. Founds em caches próprias é complicado por causa das adopções. Duplicados parece radical de mais porque muitas das vezes são enganos ingénuos.

Geocacher Viciado
Geocacher Viciado

Registado: quinta 02 set 2010, 13:09

Mensagem Post: #117 a sábado 23 ago 2014, 18:07 

hulkman Escreveu:A maior questão a meu ver é definir as regras para a exclusão. Founds em caches próprias é complicado por causa das adopções. Duplicados parece radical de mais porque muitas das vezes são enganos ingénuos.

A minha humilde proposta:
- sinalização de founss em caches próprias à data do founs (temos DB para isso?)
- email automático se founds duplicados. Se problema persistir após duas semanas - sinalização.

Acho o'ban' demasiado radical, mas a sinalização tem q ser expliícita

Sent from my iPhone using Tapatalk

TB
TB

Registado: segunda 10 dez 2012, 15:24

Mensagem Post: #118 a sábado 23 ago 2014, 18:23 

Olha que tópico interessante!

Pessoalmente também concordo que, enquanto "instituição geocachiana", o (geopt-) é uma referência para muitos geocachers, pelo que deve promover e apoiar as boas práticas do jogo. Acho que apesar de não ser uma responsabilidade que possa ser atribuída ao geopt, creio que poderia contribuir para algo maior adoptar uma postura mais activa neste conjunto de aspetos que foram mencionados. Uma boa base seria adoptar o manual de boas práticas da groundspeak (embora para essa malta as coisas sejam quase do estilo "fica mal, é feio, mas pode-se fazer!", estilo meter o dedo no nariz em público) e colocá-lo em prática num conjunto de aspectos que diferenciam o que o geopt oferece a todos nós.
Todos têm o direito de jogar o jogo da maneira que entendem melhor, da mesmo forma como o geopt tem o direito de promover uma utilização das suas funcionalidades de acordo com os princípios que entende serem benéficos para o geocaching.

Em meu entender, o desafio, ou melhor, os desafios, são: Como o fazer e com base em que critérios!

Quanto às referências que geocachers com mais founds ou hides ou o diabo a 3 representam... Quando me iniciei, por curiosidade, via o que alguma malta fazia, mas como havia vários Armstrongs, agora vejo só os Rui Costa. :)

Geopt Lackey
Geopt Lackey

Registado: terça 27 abr 2010, 13:57

Mensagem Post: #119 a sábado 23 ago 2014, 18:36 

hulkman Escreveu:Demorei algum tempo a ler tudo mas gostei do que li. Se há coisa que me dá gosto trabalhar no iaan é algo que contribua pasta a melhoria do geocaching em Portugal. Se isso implicar excluir nicks considerados "batoteiros" azar. E para mim seria mesmo excluir, não sinalizar, com eventual possibilidade de reposição se as questões que levaram à exclusão forem resolvidos.

Fiquei tão satisfeito com esta conversa que já comecei a pensar nas alterações que terei que fazer e só não as comecei pois já estou de malas feitas para regresso a casa.

Um abraço João. [^]

TB
TB

Registado: quarta 05 out 2011, 13:30

Mensagem Post: #120 a sábado 23 ago 2014, 18:54 

:)

Sent from my coise...
ImagemImagem ImagemImagem
AnteriorPróximo

Voltar para GEOCACHING NACIONAL